Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você optou por assistir streams da Twitch durante a pandemia, você está longe de estar sozinho. O Streamlabs e Stream Hatchet determinaram que as visualizações da Twitch mais que dobrou no espaço de um ano. Dessa forma, os números subiram de “apenas” 3,1 bilhões de horas no primeiro trimestre de 2020 para 6,3 bilhões no mesmo trimestre de 2021. A maior parte desse aumento veio na primavera de 2020, com o “lockdown”. No entanto, desde então houve um crescimento bastante estável – um salto de 16,5% em relação ao trimestre anterior.

Veja também os melhores streamers gamers da Twitch!

Outras plataformas não têm tanta oportunidade de se gabar. O YouTube Gaming teve seu próprio aumento relacionado à pandemia, mas suas horas de exibição caíram drasticamente no primeiro trimestre para 1,37 bilhão de horas.  Eles estão agora “mais baixos” do que antes de todos serem incentivados a ficar em casa, de acordo com os dados. Isso também deu ao Facebook Gaming a oportunidade de diminuir a diferença. Embora sua audiência de 1,06 bilhão de horas o tenha tornado o menor dos três primeiros, isso representou um crescimento constante que não diminuiu desde o pico do início de 2020.

Visualizações da Twitch mais do que dobram em um ano - Foto: SL
Visualizações da Twitch mais do que dobram em um ano – Foto: SL

Mas para a Twitch, pelo menos parte desse crescimento veio de fluxos não relacionados a jogos. “Apenas conversando” foi a categoria assistida com mais frequência no serviço de propriedade da Amazon pelo segundo trimestre consecutivo e agora representa 12% de tudo que as pessoas assistem na plataforma. Além disso, Grand Theft Auto V e League of Legends foram vice-campeões. No Battle Royale, Garena Free Fire liderou a audiência do YouTube Gaming, enquanto PUBG Mobile continuou a ser a atração estrela do Facebook Gaming.

O domínio da Twitch

Visualizações da Twitch mais do que dobram em um ano - Foto: Twitch
Visualizações da Twitch mais do que dobram em um ano – Foto: Twitch

O contínuo aumento e mudança no conteúdo não é totalmente surpreendente.  A Twitch já dominava a transmissão ao vivo e tornou-se ainda mais procurado à medida que músicos e outros criadores que não eram de jogos se aglomeravam na plataforma como um substituto para shows e discussões pessoais. Mesmo os streamers focados em jogos também têm mais motivos para usar o “Just Chatting” – se eles não podem se socializar pessoalmente, podem também ganhar dinheiro com conversas virtuais. A questão, claro, é se qualquer serviço de transmissão ao vivo pode ou não manter esse ímpeto, uma vez que as vacinações em massa devem tornam mais seguro sair de casa.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!