Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Finalmente, depois de anos de espera, a Google finalmente adotou o HTML5 como padrão para reprodução de vídeos no Youtube. A mudança será muito bem vinda para todos os usuários do serviço que não mais precisarão baixar aquele plugin chato do Adobe Flash Player.

Youtube Logo

Faz tempo que o Flash teve sua morte cerebral confirmada, uma pena muitos sites ainda não terem sumido com ele. Como seu sucessor temos o HTML5, formato de código muito mais seguro e eficiente, que oferece muito mais flexibilidade para desenvolvedores e usuários, além de ser mais seguro que o plugin da Adobe.

Os navegadores que já suportam o novo padrão de reprodução são o Internet Explorer 11, o Google Chrome e o Safari 8. Por enquanto apenas a versão Beta do FireFox conta com tal suporte. Quem usa o FireFox normal ainda dependerá do plugin para assistir aos vídeos do serviço.

Agora o Youtube pode utilizar o codec do Google VP9, que, segundo a empresa, pode permitir que os vídeos comecem entre 15% e 80% mais rápido e reduzir o consumo de banda em 35%. Quem agradece são os vídeos em 4K, que consumirão menos carga da bateria do gadget agora e podem ganham uma forcinha em sua popularização.

Quem também agradece são os dispositivos móveis, pois, acessando o Youtube por um navegador móvel com suporte ao HTML5, o consumo da bateria será menor. A substituição do Flash pelo HTML5 já é uma tendência mundial, e isso é bom.

html5

Fontes: Olha Digital