Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em um teaser revelado na rede social Weibo pelo co-fundador da empresa, Lin Bin, a Xiaomi revelou seu smartphone com tela dobrável. A divulgação foi feita por meio de um vídeo de quase 1 minuto, que mesmo sendo curto deu para observar várias características do device. Confira a seguir:

Bin falou o seguinte sobre a novidade:

“O celular de tela dupla da Xiaomi está chegando. Depois de resolver uma série de problemas técnicos, como a tecnologia da tela dobrável e flexível, a tecnologia de eixo dobrável, da tecnologia de cobertura flexível e da adaptação da MIUI, criamos o primeiro celular com tela dobrável, que deve ser o primeiro celular dobrável do mundo. Esta forma dobrada simétrica combina perfeitamente a experiência de um tablet e de um smartphone, o que é prático e bonito. Embora ainda seja um protótipo da engenharia, ela será enviada para todo mundo ver.”

Da declaração de Bin podemos retirar algumas informações: a primeira delas é que Bin está equivocado sobre o fato deste aparelho ser o primeiro celular com tela dobrável do mundo, que não é o caso, pois, a Royole anunciou o seu modelo com tal tecnologia ainda no ano passado. Relembre assistindo o vídeo a seguir:

Voltando a declaração do executivo da Xiaomi, ele lembra que estamos olhando para um protótipo, ou seja, ainda não é a versão comercial do modelo, porém, mesmo assim ele prometeu enviar unidades para “o mundo ver…” ou seja, para imprensa, entusiastas e até mesmo OEMs e quem sabe operadoras.

Ele também informou que a MIUI, a chamada “versão do Android da Xiaomi”, foi adaptada para atender as necessidades do novo formato. Isso é muito importante, pois, a versão “pura” do Android ainda não oferece suporte oficial a esse tipo de aparelho. Não deve demorar até o Google promover tais adaptações, mas parece que a Xiaomi não quer esperar e resolveu tudo por sua própria conta.

Já não podemos negar que essa é a próxima grande tendência do mercado de portáteis, tanto que existem informações diversas que apontam para o lançamento de modelos assim pela Microsoft, Samsung, Xiaomi, Lenovo, entre outros.

Do lado do Android sabemos que muito provavelmente cada OEM fará as alterações necessárias na UI do sistema, mas e do lado da Microsoft? Bem… o Windows Core OS seria a solução para essa questão, porém, ele ainda não foi anunciado de forma oficial. O máximo que sabemos é que seu desenvolvimento está num estágio avançado.

Fonte > The Verge e Weibo