Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Recentemente ficamos sabendo que a Microsoft deve atrasar (ou nunca lançar) o Projeto Astoria, que consiste numa serie de ferramentas (na verdade um subsistema Android dentro do Windows 10 Mobile) para emular apps do Android no Windows 10 Mobile. Muitos ficaram tristes com a notícia, pois, Astoria era o sinônimo de esperança quando o assunto era: “mais apps para o Windows Phone”. O que muitos podem não saber é que o Astoria era apenas uma das formas de trazer mais apps para a nova versão do S.O. da Microsoft.

O Microsoft Bridge é um projeto ainda maior, que tem como principal finalidade fornecer ferramentas para DEVs criarem e portarem apps construídos em diversas linguagens de programação.

Dentro do Microsoft Bridge nós temos: Project Westminster – Para portar Web apps; Project Centennial – Para portas Classic Win32 apps; Project Islandwood – Para portar apps do iOS e o Astoria.

O mais interessantes deles, porém, é o Project Islandwood, que serve para portar apps do iOS para o Windows 10 Mobile e Desktop reaproveitando uma boa parte do código original dos apps para iPhones e iPads, que são construídos em Objetive-C.

Windows Bridge for iOS features

Como o Astoria não previa a portabilidade de apps, mas sim, sua emulação, acredita-se que o Islandwood, ou Windows Bridge for iOS, seja mais interessante porque gerará apps Universais do Windows “de verdade”.

Usando o Visual Studio 2015 o DEV que hoje foca no iOS terá a oportunidade de usar ferramentas avançadas que servem até mesmo para criar apps apenas para o iOS. Na verdade ele pode ser ainda mais esperto e criar um app para o iOS e também para o Windows 10 ao mesmo tempo, com direito a emulador dentro do programa e tudo mais. O vídeo abaixo detalha um pouco de projeto incrível que pode sim, ser a solução para atual escassez de apps na Windows Store, como tantos reclamam.

httpss://www.youtube.com/watch?v=_cYYXutLYcY

Quem já aproveitou essas ferramentas foi a King, que fez a portabilidade dos seus 2 principais jogos do iOS para o Windows Phone 8.1 e Windows 10. Estamos falando do Candy Crush Saga e do Candy Cursh Soda.

Mais uma vantagem desse projeto é que ele passa por uma comunidade Open Source, de código aberto, e poderá evoluir muito mais rapidamente.

Fontes: WMPU