Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Minecraft é um jogo eletrônico tipo sandbox de mundo aberto que permite a construção usando blocos dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus “Notch” Persson, que também fundou a Mojang, empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009 e há alguns anos a empresa foi comprada pela Microsoft.

Ele possui uma versão muito interessante e revolucionaria é o Minecraft: Education Edition. Ele foi projetado para inspirar os alunos a aprender o básico e o poder da codificação, combinando os mundos abertos do Minecraft com plataformas populares para a aprendizagem de código como Tynker, ScratchX e uma nova plataforma de código aberto da Microsoft chamada MakeCode.

Professores em mais de 100 países já estão usando Minecraft: Education Edition para promover a criatividade e a colaboração na sala de aula, inclusive no Brasil. Minecraft tornou-se um recurso favorito dos alunos e dos educadores que estão usando-o para ensinar cidadania digital, inspirar a resolução criativa de problemas e permitir explorações centradas no estudante em todo a grade curricular.

Atualmente, ele é jogado por mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo. Com a possibilidade de integrar todos os alunos de uma turma dentro de um mesmo mundo no jogo, o professor consegue trabalhar as matérias de forma dinâmica e divertida, fazendo com que o aluno aprenda jogando, trabalhando habilidades como a colaboração, criatividade e o pensamento crítico. Neste evento online, o Consultor Educacional da Microsoft, Leandro Holanda, irá falar tudo sobre como o game pode ser usado dentro de sala de aula com seus alunos.

O vídeo a seguir foi produzido pela própria Microsoft e é de fato bastante esclarecedor sobre tudo o que envolve essa versão do Minecraft.

Lembrando que para usar o Minecraft: Education Edition é preciso ter uma assinatura válida do Office 365, inclusive a versão Education. Por esse caminho tudo será gratuito.