Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

futuro microsoft

A Microsoft de tempos em tempos publica um vídeo onde a empresa mostra qual a sua visão para o futuro. Todos eles tentam responder a pergunta: “como as tecnologias emergentes podem transformar a forma como fazemos nossas tarefas em 5 a 10 anos no futuro?”

No mais novo vídeo da serie, eles tentaram explorar e muito a conectividade entre os mais diversos tipos de gadgets, como tablets, TVs, monitores, smartphones e até mesmo outros dispositivos vestíveis, como pulseiras.

O vídeo ainda mostra dispositivos com telas dobráveis que podem ser controlados tanto pelo toque, como também por gestos, por voz ou ainda por canetas como a Stylus do Surface Pro 3. Não está claro no vídeo que os comandos de voz são feitos via Cortana, porém, digamos que está implícito.

futuro microsoft3

Os dispositivos apresentados no vídeo seriam meio que multiuso. A pulseira, por exemplo, além de servir como acessório, ainda se transforma num relógio inteligente e numa chave. Depois ela é conectada a um grande computador e o usuário dá continuidade a seus trabalhos por lá mesmo. Vemos também tablets que são feitos basicamente de uma tela de vidro que se transformam em porta retratos ou uma tela para vídeo-chamada. O mesmo acontece com os monitores gigantes, que lembrar um pouco o novo Microsoft Surface Hub.

No mundo perfeito da Microsoft tudo estaria conectado, mas vale comentar que para isso precisaríamos de duas coisas essenciais: a primeira seria que todos teriam que usar dispositivos compatíveis. Possivelmente da mesma fabricante e com o mesmo S.O.; segundo, contrariando a primeira, é demasiadamente complicado imaginar tantos gadgets interagindo entre si rodando diferentes plataformas, ou ainda, hardwares construídos por diferentes fabricantes, o que nos leva de volta aos diferentes sistemas operacionais e a questão de que seria necessária uma grande “abertura” dos softwares de uma forma em geral.

futuro microsoft2

Sendo assim, o mais plausível que podemos tirar desse vídeo são as coisas que dependem exclusivamente das novidades propostas por uma única fabricante. Então, se tudo rodar o Windows, por exemplo, realmente podemos acreditar no compartilhamento simples de dados, telas enormes com informações interativas, dispositivos controlados a distância, comandos de voz, os hologramas e tudo mais. Esse último inclusive já é uma realidade devido a chegada do HoloLens, dispositivo lançado pela própria Microsoft que é considerado o primeiro computador holográfico do mundo.

E você, o que achou de tudo isso? Será que realmente veremos algo do tipo no mercado em 5 ou 10 ano como prevê a Microsoft?

Fontes: Microsoft via: Gizmodo