Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Foram muitos rumores até o dia em que foi confirmado que seria possível gravar chamadas de voz no Windows 10 Mobile. Agora sabemos que isso é uma realidade e tem até vídeos mostrando a funcionalidade em detalhes. Uma pena que por enquanto ela só está disponível nos novos Lumias 950 e 950 XL. Não sabemos ainda se a ausência de suporte dessa funcionalidade nos demais Lumias é uma questão de firmware ou hardware, mas, em breve saberemos.

Falando agora do recurso em si, é algo que o Android já faz há algum tempo, mas que a Microsoft sempre evitou por questões jurídicas, haja vista que muitos estados americanos e em outros países, como no Brasil, a legislação inibe esse tipo de prática, até porque quem está do outro lado da linha sequer sabe que sua chamada está sendo gravada, já que o sistema não emite nenhum bipe ou qualquer outro sinal sonoro quando a gravação e iniciada ou finalizada.

call-record1

Deve ser por isso que o recurso vem desabilitado por padrão no sistema, sendo necessário acessar as Configurações > Sistema > Telefone > no final da página é que tem uma opção “Escolha o aplicativo que você deseja usar para gerenciar suas chamadas telefônicas gravadas”. Atualmente apenas o app nativo para gravação de voz do Windows 10 mobile é suportado aqui.

Depois de habilitar isso, ao fazer ou receber uma nova chamada haverá um novo botão na tela de chamadas com o qual é possível fazer a gravação. Para acessar os arquivos gravados basta ir nas opções do app de Telefone e escolher “Chamadas Gravadas”. O sistema mostrará uma lista como se fosse um histórico. O vídeo abaixo demonstra tudo o que estamos falando.

httpss://www.youtube.com/watch?v=97QSgcf0jaI

As chamadas são gravadas no formato MP4, e também podem ser acessadas pelo Explorador de Arquivos, assim como também podem ser compartilhadas por e-mail, OneDrive e tantos outros apps que são compatíveis com a Central de Compartilhamento do sistema. Além disso, nativamente é possível cortar a faixa de áudio gravada, marcar trechos importantes com uma bandeira, excluir a gravação e obter informações sobre o contato da chamada gravada.

Não há como saber se essa opção poderá ser habilitada por todos e em qualquer região do globo (algo semelhante ao Quiet Hours, que depende de Cortana para funcionar e que não funciona em todos os países). Creio que a Microsoft precisará se inteirar sobre a legislação de cada país ou região em que ela for comercializar seus novos aparelhos, caso contrário pode passar por maus bocados. Ou simplesmente não, e ela libera geral.

Fontes: WC