Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como já dissemos antes, muita gente ficou decepcionada com o keynote de abertura da Build 2017 de hoje. O principal motivo foi não ter visto novidades relacionadas ao Windows 10 Mobile, ou Windows 10 S ou ainda com relação ao Windows 10 ARM. Bem, o evento começou hoje e ainda temos mais dois dias até seu final. Sem dúvida veremos muito mais informações sobre o Windows e suas diversas telas. Hoje foi o dia de revelar as grandes novidades focadas num futuro um pouco mais distantes e outras novidades muito mais voltadas para a computação em Nuvem.

Para aqueles que ainda não entenderam o recado, o Windows 10 é UM e daqui pra frente assim o denominaremos, então, chega de rótulos, tudo é Windows 10 e ponto final. O que varia são suas aplicações e tamanhos de telas, porém, no fundo no fundo tudo é Windows 10.

Quer um bom exemplo disso? O vídeo a seguir feito pelo pessoal do Windows Central revela um tipo de dispositivos IoT que tem o formato de um smartphone e que roda o Windows 10 IoT Mobile, ou, apenas Windows 10 mesmo.

O dispositivo chama-se ChecOut M e tem uma tela de cerca de 6 polegadas, Wi-Fi, NFC, Bluetooth, conta com uma tela secundária na parte de trás e portas para executar a leitura de cartões de banco. Ele roda em cima de um Atom da Intel e é possível verificar que ele roda o Windows 10 no Aniversary Update. Ele custará U$ 1199.

Sua principal finalidade é atender ao mercado de compra e venda por meio de cartões magnéticos ou com chip, porém, podemos dar uma espiadinha no futuro dos “smartphones” com Windows 10, se é que poderemos chama-los de smartphones. Vamos ao vídeo (assista até o final).

Mesmo sem otimizações, já é possível perceber que a ideia da Microsoft ao unificar o Shell do Windows está muito bem encaminhada. Vemos que o sistema se adaptará de forma automática ao tamanho da tela de qualquer dispositivo. Neste caso em específico, vemos que no ChecOut M tudo ficou muito pequeno, mas, sem dúvida isso é mais fácil de resolver. O foco aqui é mostrar que o Windows IoT = Windows 10 Mobile = Windows 10 Deskto = Windows 10 S e assim por diante, e isso também incluirá os aplicativos e jogos.