Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma das maiores inovações trazidas pelo Windows 10 Mobile e os novos Lumias 950 e 950 XL é o Modo Continuum para smartphones. Esse modo, sem dúvida vai mudar a forma como as pessoas conectam seus smartphones a monitores, projetores multimídia, etc. Além disso, também podemos esperar que muitos simplesmente deixem de comprar novos Notebook, Tablets ou até mesmo desktops, e os substituam por smartphones com Windows 10 e um pequeno kit de periféricos.

continuum dock station Microsoft windows 10 img1

A grandiosidade do Modo Continuum está na possibilidade de transferir todo o conteúdo do seu smartphone com Windows 10 para uma segunda tela, mas não da maneira como vemos hoje na maioria dos smartphones, que é apenas o espelhamento da tela. No Modo Continuum o que é enviado para a segunda tela é uma interface extremamente semelhante a interface padrão do Windows 10 para desktops. A diferença é que o Menu Iniciar padrão é substituído pela Home Screen do seu smartphone.

Nesse compartilhamento de tela o smartphone não só parece ser uma mini CPU que alimenta o monitor, como os apps universais também se comportam como se estivessem em modo desktop, o que é incrível, já que o usuário tem a possibilidade de aumentar consideravelmente sua produtividade. Basta imaginar alguém que precisa fazer alguns ajustes em uma apresentação de última hora, e quando conectá-lo ao projeto multimídia, via Continuum, poderá abrir o Power Point completo e em tela cheia.

continuum dock station Microsoft windows 10

Outro profissional ou usuário que precise escrever longos textos, que seriam muito mais facilmente digitados em um teclado completo e convencional, também poderão usufruir do Modo Continuum por meio de um Dock especialmente desenvolvido para esse fim. Nele é possível conectar periféricos, como um teclado e um mouse, que inclusive funcionam para manusear a UI gráfica compartilhar do smartphone com o monitor.

Esse Microsoft Display Dock é uma pequena caixa que será vendida separadamente e contará com uma entrada USB Tipo-C, para conexão com o celular, e outras 3 entradas USB 3.0, mais 2 USB 2.0 e uma conexão HDMI. Isto é, a pessoa pode usar seu smartphone com Windows 10 Mobile “em forma de PC” em um monitor, e ao mesmo tempo usar mouse e teclado e ainda conectar pendrives. Hds externos e coisas do tipo. É realmente como ter um mini PC no bolso.

Mais um bom exemplo de uso desse recurso, são empresas que podem deixar de comprar Notebooks e smartphones para seus funcionários que trabalham externamente, trocando tudo por apenas um smartphone com Windows 10 e Continuum. No máximo com um pequeno kit de periféricos, poupando custos e até espaço.

httpss://www.youtube.com/watch?v=pty67ks7obM

Ainda sobre o Display Dock, quando o celular está conectado a um monitor por meio dele, é possível rodar os apps do Windows 10 em tela cheia com resolução Full HD a 60 fps e áudio de alta qualidade. Ele mede apenas 64.1mm de comprimento, 64.1mm de largura por 25.6mm de altura. Então, ele é bem compacto e pesa apenas 230g. ]

continuum dock station Microsoft windows 10 img2

Acha que acabou? Tem mais. Mesmo quando compartilhando sua tela com um monitor, ainda é possível usar o smartphone de forma plena, o que lhe permite atender a uma chamada mesmo quando ele está sendo usado no Modo Continuum e conectado ao Display Dock. Quem preferir também pode espelhar a tela do seu smartphone do modo tradicional que já conhecemos. Quem sabe para demonstrar algo específico do celular.

Vale notar que o Modo Continuum para smartphones não é algo exclusivo dos Lumias 950 e 950 XL, tanto que o Acer Jader Primo, que foi anunciado e demonstrado no mês passado, também suporta o recurso. Qualquer smartphone com Windows 10 Mobile e que tenha o hardware necessário poderá ser usado no Modo Continuum.

Ainda não foi divulgado quanto custará esse Microsoft Display Dock, nem vimos se será possível usar o Modo Continuum sem ele, via Bluetooth por exemplo, mas, em breve saberemos.

httpss://www.youtube.com/watch?v=LgfISBqkrZM