Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O pessoal do nokiapoweruser fez um vídeo bem interessante mostrando a performance do Windows 10 Mobile versão Redstone lado a lado com o Android N. Como ambas as versões do sistema ainda estão em testes,  a ideia era mostrar como está o desempenho de ambos e porque não fazer alguns breves comparações?

No vídeo veremos um Nexus 5 a sua esquerda com Android N (a penúltima versão liberada, porque já saiu uma nova versão depois da publicação deste vídeo), e o um Lumia 640 XL com o Windows 10 Mobile build redstone, que também não é a mais recente, pois, da mesma forma que o Android N, a Microsoft já liberou uma nova compilação desde a publicação do vídeo.

O vídeo analisa vários aspectos de ambos os sistemas e podemos ver que mesmo sendo versões de testes, ambos parecem funcionar muito bem, inclusive de forma fluida e coesa.

Também vale notar que cada um deles leva uma pequena vantagem sobre o outro, como por exemplo, o Windows 10 Mobile lida melhor com a retomada de APPs que estão rodando em segundo plano, mas quando o assunto são jogo pesados, o Android N retoma mais rápido.

Android N VS Windows 10 Mobile Redstone

O Microsoft Edge parece ser mais rápido que o Chrome, porém, o browser da Google renderiza melhor os sites. Quanto a retomada de dentro de APPs para a Home, no Android isso acontece de forma mais rápida. A Central de Ações de Ambos parece funcionar muito bem e assim por diante. Não vamos nem levar em conta que o vídeo faz uma comparação entre um sistema rodando num top de linha com Android, que é o Nexus 5, com um mid-end com Windows 10 Mobile, que é o Lumia 640 XL…

De uma forma em geral, o Windows 10 Mobile já não está tão atrás assim dos seus concorrentes como acontecia há alguns anos, ainda mais considerando que o sistema é pelo menos 3 anos mais jovem que seus concorrentes, então, é natural que o Android seja mais “maduro” que o Windows 10 Mobile na maioria dos casos. Mesmo assim, nota-se pelo vídeo que o problema da baixa popularidade do W10M é mesmo a questão “aplicativos” e não por conta do sistema em si, já que a Play Store do Android e a Apple Store da Apple oferecem uma gama de aplicações bem maior que a Windows Store.

Sabemos que a Microsoft vem trabalhando para “encher” ainda mais a Windows Store, e esse empenho tem dado algum retorno, tanto que estamos vendo de camarote a chegada de muitos APPs importantes, como o Instagram e Facebook, e outros mais devem vir, e assim, quem sabe, essa baixa popularidade diminua consideravelmente.