Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Para os mais jovens, o Windows sempre foi algo parecido com o Windows 7, mas para os mais velhos, o Windows 95 marcou gerações. Os ainda mais velhos podem até lembrar do Windows 1, contudo, independente da idade, todos vão curtir o vídeo a seguir.

O vídeo foi produzido pela própria Microsoft e mostra a evolução do sistema operacional para PCs mais usado no mundo, desde sua primeira versão até o Windows 10, que é sua versão mais atual. Na montagem vemos apenas as principais versões do S.O., mas, que tal relembrar quais foram as que marcaram época?

Windows 1 – A primeira versão do S.O. foi lançada em novembro de 1985 e foi a tentativa inicial da companhia de entregar uma interface gráfica em 16 bits. Ele foi construído sobre o MS-DOS e seu funcionamento se apoiava bastante nas entradas inseridas nas linhas de comando do sistema.

Resultado de imagem para Windows 1

Windows 2 – Lançado em dezembro de 1987, isto é, dois anos após a chegada do Windows 1, ele trouxe como grande inovação a possibilidade de as janelas sobreporem umas às outras. Também foi incluída nele a possibilidade de minimizar e maximizar as janelas, juntamente com o conhecido Painel de Controle, que reunia as principais ferramentas do sistema.

Resultado de imagem para Windows 2

Windows 3 – Lançado em 1990, este foi o primeiro S.O. da Microsoft a exigir um disco rígido para ser instalado. Este também foi aquele que despertou a atenção do mercado para o nome “Windows”, colocando-o de vez na disputa pela popularidade.

Windows 3.1 – Apesar das outras versão também contarem com o 1.01, 2.1, essas coisas, o 3.1 foi o que mais chamou a atenção de todos devido a introdução da fonte TrueType, transformando o S.O., pela primeira vez, em uma plataforma de publicação. Nessa época, o requisito mínimo para rodar o Windows 3.1 era 1MB de memória RAM, dá pra acreditar? Hoje 1GB, ou seja 1000MB, já é considerado pouco…

Resultado de imagem para Windows 3

Windows NT – Lançado em 1993, o NT vem de New Technology (“Nova Tecnologia”). Esta foi a primeira versão que trazia a funcionalidade de trabalhar como um servidor de arquivos. Em 2000, a Microsoft mudou o nome de Windows NT 5.0 para Windows 2000. A partir de 2001 a versão Workstation passou a ser o Windows XP Professional, enquanto sua versão para servidores foi lançada em 2003 como Windows Server 2003.

Resultado de imagem para Windows NT

Windows 95 – Claro, seu nome deriva da sua data de lançamento, que foi 1995. Ele foi revolucionário em muitos sentidos. Nele estrearam o Menu Iniciar, a Barra de Ferramentas, o Internet Explorer e a função “plug and play”. Só isso já fez com que o Windows 95 fosse lembrado até nos dias atuais.

Resultado de imagem para Windows 95

Windows 98 – Da mesma forma que o 95, ele foi chamado pelo mesmo ano do seu lançamento, 1998. As principais novidades trazidas pelo Windows 98 foram o Internet Explorer 4, o Outlook Express, o Windows Address Book, o Microsoft Chat e o NetShow Play, que posteriormente seria substituído pelo Windows Media Player que posteriormente deu lugar ao Groove Music.

Resultado de imagem para Windows 98

Windows Millennium Edition ou apenas Windows ME – Ele chegou no ano 2000, na virada do milênio, quando o mundo deveria ter acabado, mas ainda estamos aqui. As novidades dessa versão foram mais modestas, resumidas ao Internet Explorer 5.5, o Windows Media Player 7 e o Windows Movie Maker. Tudo muito voltado para o consumo de mídias.

Resultado de imagem para Windows ME

Windows XP – Usado até hoje por muitas empresas e usuários doméstico, essa versão foi lançada em outubro de 2001 e foi a que mais durou no mercado, tanto que recebeu suporte até 2014, isto é, 13 anos após a sua estreia no mercado. As principais novidades foram a repaginada no visual e a estabilidade do sistema, que agradou e conquistou milhões de usuários ao redor do mundo. Claro que além do que os olhos podem ver as versões do Windows foram ganhando funcionalidades ocultas e importantes apenas para desenvolvedores e engenheiros.

Resultado de imagem para Windows XP

Windows Vista – Considerada a versão mais odiada do Windows devido a funcionalidades mal implementadas e que provocam bugs terríveis, o Vista também foi uma das mais belas versões do Windows. Além do mais, o Vista chegou ao mercado com a difícil missão de suceder o Windows XP. Sua principal contribuição foi o Windows Aero e suas transparências, que vem ressurgindo no Fluent Design do Windows 10. Ele foi lançado em 2007.

Resultado de imagem para Windows vista

Windows 7 – Esta é uma das versões mais interessantes do Windows e que, assim como o XP, conquistou o coração de muitas gente. Tanto amor também pode ter sido alimentado pelo ódio do Windows Vista, dessa maneira, o Windows 7 veio logo após o vista, mais precisamente em 2009, apenas 2 anos após o Visto fazer sua estreia. Ele não trouxe grandes inovações para o S.O., porém, trouxe algo muito mais importante, que era a desejada estabilidade. O Windows 7 trouxe de volta a sensação de satisfação atingida com o Windows XP.

Resultado de imagem para Windows 7

Windows 8 – Lançado em outubro de 2012, o Windows 8 foi o responsável pela primeira grande ruptura do tradicional Windows e seu Menu Iniciar para um sistema operacional mais moderno com foco em tela sensíveis ao toque, navegação web, consumo de mídias e aplicações diversas. Foi por meio dele que a Windows Store, agora chamada apenas de Microsoft Store, ganhou notoriedade e algum foco por parte da sua criadora. Foi nele também que o reconhecimento de voz ganhou mais ênfase, porém, a mudança foi tão drástica que terminou pela Microsoft trazendo de volta o botão Iniciar e dando um passo para traz na questão de interface do usuário. Um detalhe que vale lembrar também que foi no Windows 8 onde foi introduzida a Interface Metro, que havia sido testada inicialmente no Windows Phone.

Resultado de imagem para Windows 8

Windows 10 – A atual versão do Windows começou a ser liberada em julho de 2015 e tem sido um sucesso desde então. O segredo do seu sucesso possivelmente está ligado ao fato desta versão entregar basicamente tudo o que as melhores versões do Windows entregaram: inovação, como o Windows 95, estabilidade como o XP e o 7, beleza, como o Windows Vista e ousadia, como o Windows 8. No final do dia a Microsoft conseguiu unir o que ela tinha de melhor nessa versão definitiva do Windows que hoje usamos em nossos PCs, smartphones, tablets, HoloLens, Xbox, dispositivos IoT, laptops etc. Por falar nisso, a grande inovação do Windows 10 é justamente ser assim…. universal. E muito mais está por vir. Sem falar no fato do Windows 10 ser a versão mais rápida e segura do Windows.

Resultado de imagem para Windows 10

Então, qual dessas versões mais marcou a sua vida?