Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Microsoft Windows viu nove versões principais desde o seu primeiro lançamento em 1985. Mais de 35 anos depois, o Windows parece muito diferente, mas de alguma forma familiarizado com elementos que sobreviveram ao teste do tempo, aumentos no poder de computação e – mais recentemente – uma mudança do teclado e o mouse na tela sensível ao toque.

Veja também como corrigir a tela azul no Windows 10!

Portanto, aqui está um breve olhar sobre a história do Windows. Desde seu nascimento nas mãos de Bill Gates com o Windows 1 até a chegada do novo presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella.

Windows 1

Versões do Windows: veja a história do SO! - Foto: TG
Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

É aqui que tudo começou para o Windows. O Windows 1 original chegou em novembro de 1985. Dessa forma, ele foi a primeira tentativa real da Microsoft em uma interface gráfica de usuário em 16 bits.

O desenvolvimento foi liderado pelo fundador da Microsoft Bill Gates e rodou em cima do MS-DOS, que dependia de entrada de linha de comando.

Era notável porque dependia muito do uso de um mouse antes mesmo de o mouse ser um dispositivo de entrada de PC comum. Para ajudar os usuários a se familiarizarem com esse estranho sistema de entrada, a Microsoft incluiu um jogo, Reversi (visível na captura de tela), que dependia do controle do mouse, não do teclado, para acostumar as pessoas a mover o mouse e clicar nos elementos da tela.

Windows 2

Versões do Windows: veja a história do SO! - Foto: TG
Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

Dois anos após o lançamento do Windows 1, o Windows 2 da Microsoft o substituiu em dezembro de 1987. Dessa forma, a grande inovação do Windows 2 foi que as janelas podiam se sobrepor. Além disso, ele também introduziu a capacidade de minimizar ou maximizar janelas em vez de “iconizar” ou “zoom”.

O painel de controle, onde várias configurações do sistema e opções de configuração estão, chegou no Windows 2 e sobrevive até hoje.

Por fim, o Microsoft Word e Excel também fizeram suas primeiras aparições rodando no Windows 2.

Windows 3

Versões do Windows: veja a história do SO! - Foto: TG
Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

O primeiro Windows que exigia um HD chegou em 1990. Dessa forma, o Windows 3 se tornou a primeira versão a ter um sucesso mais amplo. Além disso, ele passou a ser considerado um “desafiante” para as interfaces gráficas de usuário do Macintosh da Apple e do Commodore Amiga, vindo pré-instalado em PCs de fabricantes compatíveis com PC incluindo “Zenith Data Systems”.

O Windows 3 introduziu a capacidade de executar programas MS-DOS no Windows, o que trouxe multitarefa para programas legados e suportou 256 cores trazendo uma aparência mais moderna e colorida para a interface.

Por fim, ele introduziu o jogo de cartas com movimento de tempo, (e treinador de uso do mouse) Paciência.

Windows 3.1

Versões do Windows: veja a história do SO! - Foto: TG
Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

O Windows 1 e 2 tinham atualizações de lançamento pontuais. No entanto, o Windows 3.1 chegou em 1992 e é notável porque introduziu fontes TrueType, tornando o Windows uma plataforma de publicação viável pela primeira vez.

Além disso, o Campo Minado também fez sua primeira aparição. O Windows 3.1 exigia 1 MB de RAM para ser executado e permitia que os programas MS-DOS suportados fossem controlados com um mouse pela primeira vez. O Windows 3.1 também foi o primeiro Windows a ser distribuído em um CD-ROM, embora uma vez instalado em um HD, ocupasse apenas de 10 a 15 MB (um CD normalmente pode armazenar até 700 MB).

Windows 95

Versões do Windows: veja a história do SO! - Foto: TG
Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

Como o nome indica, o Windows 95 chegou em agosto de 1995. Dessa forma, ele trouxe o primeiro botão Iniciar e o menu Iniciar (lançado com uma gigantesca campanha publicitária que usava a “Start Me Up” dos Rolling Stones e alguns meses depois “Friends” estrelado por Jennifer Aniston e Matthew Perry).

Além disso, ele também introduziu o conceito de “plug and play”. Dessa forma, você poderia conectar um periférico e o SO encontrará os drivers apropriados para ele e o fará funcionar. Essa era a ideia; mas nem sempre funcionou na prática.

O Windows 95 também introduziu um ambiente de 32 bits, a barra de tarefas e se concentrou na multitarefa. O MS-DOS ainda desempenhava um papel importante para o Windows 95, que exigia a execução de alguns programas e elementos.

Por fim, o Internet Explorer também estreou no Windows 95, mas não foi instalado por padrão, exigindo o pacote Windows 95 Plus! As revisões posteriores do Windows 95 incluíram o IE por padrão, já que o “Netscape Navigator” e o “NCSA Mosaic” eram populares na época.

Windows 98

Versões do Windows: veja a história do SO! - Foto: TG
Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

O Windows 19 chegou em junho de 1998 e foi desenvolvido com base no Windows 95. Além disso, ele trouxe consigo o IE 4, Outlook Express, Windows Address Book, Microsoft Chat e NetShow Player, que foi substituído pelo Windows Media Player 6.2 no Windows 98 Second Edition em 1999.

O Windows 98 introduziu os botões de navegação para trás e para a frente e a barra de endereço no Windows Explorer, entre outras coisas. Mas uma das maiores mudanças foi a introdução do “Windows Driver Model” para componentes e acessórios de PC – um driver para oferecer suporte a todas as versões futuras do Windows.

Por fim, o suporte a USB recebeu muitas melhoras no Windows 98 e levou à sua ampla adoção, incluindo hubs USB e mouses USB.

Windows ME

Versões do Windows: veja a história do SO! - Foto: TG
Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

Considerado um ponto baixo na série Windows por muitos – pelo menos, até verem o Windows Vista – o Windows Millennium Edition foi o último Windows baseado no MS-DOS, e o último na linha Windows 9x.

Lançado em setembro de 2000, era o SO voltado para o consumidor mesclado com o Windows 2000 voltado para o mercado corporativo. Dessa forma, ele introduziu alguns conceitos importantes para os consumidores, incluindo ferramentas de recuperação de sistema mais automatizadas.

O IE 5.5, Windows Media Player 7 e Windows Movie Maker apareceram pela primeira vez. O preenchimento automático também apareceu no Windows Explorer, mas o SO apresentava muitos bugs, falhas na instalação e, em geral, era bem pobre.

Windows 2000

Versões do Windows: veja a história do SO! - Foto: TG
Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

O gêmeo corporativo do ME, o Windows 2000 chegou em fevereiro de 2000 e se baseou no sistema empresarial da Microsoft, o Windows NT. Além disso, mais tarde se tornou a base do Windows XP.

A atualização automática da Microsoft desempenhou um papel importante no Windows 2000. Por fim, vale lembrar que ele se tornou o primeiro Windows a oferecer suporte à hibernação.

Windows XP

Versões do Windows: veja a história do SO! - Foto: TG
Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

Provavelmente uma das melhores versões do Windows. Dessa forma, o Windows XP chegou em outubro de 2001 e trouxe a linha corporativa e a linha de consumo de SOs da Microsoft sob o mesmo teto.

Ele se baseou no Windows NT como o Windows 2000, mas trouxe os elementos amigáveis ??ao consumidor do Windows ME. Dessa forma, o menu Iniciar e a barra de tarefas tiveram uma reformulação visual, trazendo o familiar botão verde Iniciar, a barra de tarefas azul e o papel de parede do Vista, junto com várias sombras e outros efeitos visuais.

O ClearType, que foi projetado para tornar o texto mais fácil de ler em telas LCD, foi introduzido, assim como a gravação de CD embutida, reprodução automática de CDs e outras mídias, além de várias ferramentas automatizadas de atualização e recuperação que, ao contrário do Windows ME, realmente funcionavam.

O Windows XP foi o SO da Microsoft mais antigo, com três atualizações principais e suporte até abril de 2014 – 13 anos a partir da data de lançamento original.  Além disso, vale lembrar que o Windows XP ainda estava presente em cerca de 430 milhões de PCs quando foi descontinuado.

Seu maior problema era a segurança: embora tivesse um firewall embutido, estava desativado por padrão. A enorme popularidade do Windows XP acabou sendo uma dádiva para hackers e criminosos, que exploraram suas falhas, especialmente no Internet Explorer, sem piedade – levando Bill Gates a iniciar uma iniciativa de “Computação confiável” e a subsequente emissão de atualizações de Service Packs que fortaleceram o XP contra o ataque substancialmente.

Windows Vista

Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

O Windows XP manteve o curso por quase seis anos antes de ser substituído pelo Windows Vista em janeiro de 2007. Dessa forma, o Vista atualizou a aparência do Windows com mais foco em elementos transparentes, pesquisa e segurança. Seu desenvolvimento, sob o codinome “Longhorn”, foi conturbado, com elementos ambiciosos abandonados para colocá-lo em produção.

Era problemático, sobrecarregava o usuário com centenas de solicitações de permissões de apps em “Controle de Conta de Usuário” – o resultado da iniciativa de Computação Confiável, que agora significava que os usuários tinham que aprovar ou desaprovar as tentativas dos programas de fazer várias alterações. O problema com o UAC era que ele levava à complacência, com as pessoas clicando em “sim” para quase tudo – levando a segurança de volta ao estado pré-UAC. Além disso, ele também funcionou lentamente em PCs mais antigos, apesar de serem considerados “Vista Ready” – uma etiqueta que o levou a ser processado porque nem todas as versões do Vista podiam ser executadas em PCs com esse rótulo.

Os jogadores de PC viram um impulso com a inclusão do Vista da tecnologia DirectX 10 da Microsoft.

O Windows Media Player 11 e o IE 7 também chegaram, junto com o Windows Defender, um programa anti-spyware. Por fim, o Vista também incluiu reconhecimento de voz, Windows DVD Maker e Galeria de fotos, além de ser o primeiro Windows a ser distribuído em DVD. Posteriormente, uma versão do Windows Vista sem o Windows Media Player foi feita em resposta às investigações “antitruste”.

Windows 7

Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

Considerado por muitos como o que o Windows Vista deveria ter sido, o  Windows 7 chegou pela primeira vez em outubro de 2009. Dessa forma, o objetivo era corrigir todos os problemas e críticas enfrentados pelo Vista, com pequenos ajustes em sua aparência e uma concentração em recursos amigáveis ??e menos “Sobrecarga da caixa de diálogo”.

Era mais rápido, mais estável e fácil de usar. Assim, tornou-se o SO para o qual a maioria dos usuários e empresas faria a atualização do Windows XP, dispensando totalmente o Vista.

O reconhecimento de escrita chegou no 7, assim como a capacidade de “encaixar” as janelas na parte superior ou nas laterais da tela. Isso acabou permitindo um redimensionamento automático mais rápido das janelas.

O Windows 7 viu a Microsoft ser atingida na Europa com investigações “antitruste” sobre a pré-instalação do IE, o que levou a uma tela de votação do navegador sendo exibida para novos usuários, permitindo que eles escolhessem qual navegador instalar na primeira inicialização.

Windows 8

Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

Lançado em outubro de 2012, o Windows 8 foi a revisão mais radical da interface do Windows pela Microsoft, abandonando o botão Iniciar e o menu Iniciar em favor de uma tela Iniciar mais amigável ao toque.

A nova interface ladrilhada viu os ícones do programa e os ladrilhos dinâmicos, que exibiam informações instantâneas normalmente associadas aos “widgets”, substituindo as listas de programas e ícones. Além disso, um desktop ainda estava incluído, que lembrava o Windows 7.

O Windows 8 era mais rápido do que as versões anteriores do Windows e incluía suporte para os novos e muito mais rápidos dispositivos USB 3.0. A Windows Store, que oferece apps universais do Windows que são executados apenas no modo de tela inteira, foi introduzida. Os programas ainda podem ser instalados de terceiros como outras iterações do Windows, mas eles só podem acessar a interface de desktop tradicional do Windows.

Mas as mudanças não foram bem recebidas por muitos. A Microsoft tentou trilhar uma linha tênue entre o suporte a touchscreen e os usuários de desktop, mas, em última análise, os usuários de desktop que desejam controlar o Windows com um mouse e teclado tradicionais e não com uma touchscreen sentem que o Windows 8 é um retrocesso. Além disso, também havia muito poucas telas sensíveis ao toque em uso.

O Windows RT, que roda em processadores baseados em ARM tradicionalmente encontrados em smartphones e tablets, chegou ao mesmo tempo que o Windows 8 com o tablet Microsoft Surface. Ele parecia com o Windows 8, mas não podia executar apps tradicionais do Windows, em vez disso, dependia apenas da Windows Store para apps de terceiros.

Windows 8.1

Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

Um lançamento pontual gratuito para o Windows 8 introduzido em outubro de 2013, o Windows 8.1 marcou uma mudança em direção às atualizações anuais de software da Microsoft e incluiu a primeira etapa na mudança de direção da Microsoft em torno de sua nova interface visual.

O Windows 8.1 reintroduziu o botão Iniciar, que trouxe a tela Iniciar da visualização da área de trabalho do Windows 8.1. Além disso, os usuários também podiam optar por inicializar diretamente na área de trabalho do Windows 8.1, que era mais adequado para aqueles que usavam um PC com mouse e teclado do que a tela Iniciar focada no toque.

Windows 10

Versões do Windows: veja a história do SO! – Foto: TG

Anunciado em 30 de setembro de 2014, o Windows 10 chegou apenas como uma versão de teste para usuários interessados ??em experimentar. A “prévia técnica” ainda é um trabalho em andamento.

O Windows 10 representa mais um passo na virada da Microsoft, trazendo de volta o menu Iniciar e mais equilíbrio para os usuários de PC desktop tradicionais.

Alguns recursos interessantes incluem a capacidade de alternar entre um modo de teclado e mouse e um modo de tablet, para PCs como o Surface Pro 3 com um teclado removível.

O Windows 10 – apesar de ser a nona versão do Windows – chegou para unificar todas as plataformas Windows em vários dispositivos, incluindo Windows Phone e tablets, com apps universais que estavam na Windows Store.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!