Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Muitos podem não saber ou entender o porquê, mas o desenvolvimento da versão do Windows 10 Mobile com instruções em 64 bits é muito importante para o sistema. Continue até o final deste post e entenda por que.

A informação de que a Microsoft está desenvolvendo uma versão de 64 bits do Windows 10 Mobile foi descoberta depois da empresa abrir uma vaga de engenheiro de software na qual fica bem claro o que a eles esperam do profissional que será contratado.

Na descrição do cargo consta que as responsabilidades do novo engenheiro incluem o desenvolvimento em ARM64 alinhado com a onda Redstone. Para quem não sabe, Redstone é a próxima grande atualização que chegará em junho ou julho para o Windows 10 Mobile. Além disso, está nas atribuições do cargo identificar onde estão as “grandes pedras” que precisam ser movidas para que o software chegue no patamar almejado pela cia.

windows 10 mobile 64 bits

Quais seriam as vantagens de ter um sistema que pode receber instruções em 64 bits? Pra começar é uma evolução natural dos sistemas operacionais móveis e só o Windows Phone/Windows 10 Mobile ainda não está apto para isso. O iOS da Apple foi “atualizado” em 2013 e o Android da Google em 2014 e ambos já recebem instruções em 64 bits.

Mas, o que é um sistema de 64 bist? E o que é o bit? Binary Digit é uma unidade de medida de informação digital, com sequência de 1 e 0 bits, ou seja, é como uma fileira com numeração de ordem 1 e 0. Esta sequência é realizada, pois computadores só rodam com sistema numérico binário. Portanto, quanto mais bits o aparelho tem, mais informações é possível rodar simultaneamente.

Dito isso, é simples entender que um sistema que pode receber instruções em 64 bits é um sistema que pode receber uma quantidade de instruções muito maior ao mesmo tempo, logo, temos aqui um sistema ainda melhor e mais poderoso.

Isso não quer dizer que estamos dizendo que o de 64 é simplismente melhor que o de 32 bits, mas sim que tudo é relativo. Para tarefas mais simples e para equipar um smartphone de baixo custo um S.O. de 32 bits é mais do que o suficiente, porém, quem quer um sistema para jogar games de altíssima resolução ou ainda para assistir filmes com resolução 4K e ou ainda executar dezenas de tarefas ao mesmo tempo, quanto mais instruções o sistema entender ao mesmo tempo melhor, então, é aqui que entra o sistema de 64 bits. Tudo é uma questão de aplicabilidade.

processador Lumia insider

Outra vantagem é fazer com que o sistema suporte mais do que 3GB de memória RAM, já que isso é o máximo de memória que um sistema de 32 bits pode lidar, enquanto num de 64 bits esse número é muito maior, chegando até a 128GB de memória RAM gerenciáveis.

Porém, a maior vantagem mesmo é o fato do sistema permitir o: “x86 compat subsystem for Windows on ARM based on x86-to-ARM just-in-time (JIT) emulator”, isto é, os usuários seriam capazes de executar aplicativos x86 em chips ARM. Esse é o sonho de muitos usuários da plataforma, mas que ainda deve demorar um bocadinho para se tornar uma realidade. Só deixando claro que nenhum sistema operacional móvel faz isso atualmente.

Depois de entender porque tudo isso é importante é bom ressaltar que tudo ainda está bem no comecinho, tendo em vista que a vaga para tal profissional foi aberta recentemente e ainda nem sequer sabemos se ela foi preenchida. É claro que não será esse rapaz (ou moça) novato que vai tocar o projeto pra frente dentro da MS. Uma equipe da área de desenvolvimento já devem estar se dedicando a isso já tem algum tempo, porém, isso serve como um tipo de marcador em nosso calendário.

Fontes: careers.microsoft.com via: WMPU

OBS: Não confundir o conteúdo do post com processadores de 64 bits. Existem muitos modelos de processador desse tipo que já equipam alguns Lumia da atualidade, a exemplo dos Lumias 950 e 950 XL mesmo sem o sistema ser de 64 bits.