Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Para brigar com o Apple Pay, Samsung Pay e até com o Android Pay, a Microsoft vai lançar em breve o Microsoft Wallet, um sistema de pagamento eletrônico usando seu smartphone via NFC, e ele já está em fase de testes.

microsoft wallet NFC windows 10 mobile img2

A tecnologia já é bastante difundida no EUA, onde a Apple domina com folga a preferência dos usuários que gostam de pagar por esse meio. Seu funcionamento é muito simples: basta aproximar seu smartphone do dispositivo receptor do pagamento, que ambos irão se comunicar e processar o pagamento eletrônico.

Obviamente será preciso que o dono do smartphone, doravante, cliente, autorize o débito por meio de sua senha pessoal. No caso de usuários da Microsoft e do Windows, especificamente dos novos Lumias 950, 950 XL, Acer Jade Primo ou ainda do HP Elite X3 e outros futuros, a autorização pode ser feita de três maneiras, pela senha comum (PIN) ou pelo Windows Hello, seja pelo leitor de íris, seja pelo leitor de impressões digitais.

microsoft wallet NFC windows 10 mobile img4

O interessante é que o Microsoft Wallet para o Windows 10 é muito mais avançado que a solução usada no APP Carteira do Windows Phone 8.1 e também por alguns de seus concorrentes. Agora eles estão apostando no HCE (Host Card Emultaion), que emula seu cartão no seu smartphone. Essa é uma das mais recente e seguras tecnologias desenvolvidas para esse fim.

O pessoal do Windows Central teve acesso ao APP e já utilizou o sistema na vida real, tanto que as screen shots desse post são deles usando um cartão no Microsoft Wallet em um popular restaurante americano. O primeiro passo é fotografar o cartão, assim, o Microsoft Wallet vai transferir automaticamente todas as informações do cartão para dentro do APP para que você passe a usar apenas seu smartphone para processar transações.

Agora vem a melhorar parte disso tudo… essa nova tecnologia que será usada pela Microsoft dispensa a exigência de uma conexão com a internet ou mesmo de um SIM Card especial. Tudo pode ser feito off-line e com o mesmo nível de segurança de um cartão com chip normal sem precisar mudar o chip da operadora. Tudo isso só corrobora para que o Microsoft Wallet se expanda rapidamente para além das fronteiras norte americanas, podendo inclusive chegar ao Brasil.

Fontes: Windows Central via: FaixaMobi