Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Chegou a hora de conhecer uma incrível ferramenta que permite instalar facilmente o Windows 10 ARM64 em um Raspberry Pi. Ela se chama WoA-Installer. A novidade é gratuita e está disponível no GitHub para qualquer interessado.

Ela foi desenvolvida por José Manuel, que refere na página do projeto que os utilizadores não têm de se preocupar com drivers ou com a interface UEFI, ou outras opções avançadas. No máximo devem atentar para os requisitos mínimos abaixo:

  • Raspberry Pi 3 model B (ou B+)
  • Cartão MicroSD
  • Imagem do Windows 10 ARM64 (podem obter imagem aqui)

Antes de sair colocando os cabos pra lá e pra cá para fazer a instalação, leia a nota do desenvolvedor abaixo e acesse aqui a página do projeto no GitHub para evitar quaisquer inconvenientes.

“Por favor, observe o WoA Installer é apenas uma ferramenta com ajuda na implantação. O WoA Installer precisa de um conjunto de binários, o AKA the Core Package, para fazer o seu trabalho. Esses binários não são meus e são empacotados e oferecidos apenas por conveniência para tornar sua vida mais fácil, já que essa ferramenta é focada na simplicidade.” Disse ele.

Windows 10 ARM64

Windows 10 ARM rodando em um Qualcomm Snapdragon 835 em um protótipo de smartphone da Qualcomm

Atualmente essa versão do Windows 10 não está disponível em nenhum 2 em 1 ou smartphone à venda oficialmente no Brasil. Por hora, só a conhecemos pelos vídeos do Andrehbuss, como no do review do HP Envy X2 e por outros no Youtube.

Muitos a consideram como sendo a evolução do Windows 10 Mobile, que seria a versão ARM32 do Windows 10, porém, ela vai muito além disso, pois, sua versatilidade é tamanha que estamos vendo opções diversas de uso, inclusive nessa postagem de hoje, onde tal versão será usada para alimentar dispositivos IoT (internet das coisas). Outro dia conhecemos formas de instalar o Windows 10 ARM64 em um Lumia 950, o que também é incrível. 

Essa versão ainda será bastante explorada pela Microsoft e suas OEMs e esperamos que cedo ou tarde os primeiros equipamentos equipados com ela desembarquem em terras brasileiros o quanto antes.

Vale lembrar que o grande foco do W10ARM64 é a otimização da bateria, o modo instant on, além do baixo custo do hardware, pois, processadores baseados em ARM são bem mais em conta do que os tradicionais x86 da Intel e da AMD por exemplo.

E ai, vai encarrar?

Fonte > pplware