Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você ainda não sabe, vai saber agora que a Microsoft vai mudar o motor de renderização do Edge, que é o browser padrão do Windows 10, para o motor usado no Projeto Chromium, que é o mesmo do Google Chrome. A mudança é bastante significativa, pois, deixar de lado o EdgeHTML, que é algo proprietário da Microsoft, para aderir ao Blink é uma decisão arriscada, porém, na nossa opinião, acertada.

O objetivo é abraçar o modelo de código aberto já tão bem estabelecido que vem funcionando efetivamente há anos: contribuições significativas e positivas que se alinham à arquitetura de longa data, cuidadosamente projetadas, e à engenharia colaborativa. A ideia é procurar juntos pelo melhor resultado para todas as pessoas que usam a Web em vários dispositivos. Uma das principais vantagens da novidade é a compatibilidade aprimorada com todos os sites da Web, além, é claro, de obter a melhor duração de bateria e a integração de hardware em todos os tipos de dispositivos Windows.

O anúncio foi feito em dezembro e uma promessa de testes públicos foi feita, porém, até o presente momento nada da Microsoft liberar o download do Edge baseado no Chromium, mas hoje descobrimos que ao menos os testes internos já começaram…

Quem vazou a informação de forma “acidental” foi o Chris Heilmann, gerente de programas da Open Web e navegadores da Microsoft, que twittou uma captura de tela do seu PC, revelando o ícone do navegador Edge baseado no Chromium, o que confirma que ele está sendo testado dentro da Microsoft.

Como você pode ver na imagem acima, a Microsoft usou o mesmo ícone do Edge, mas na cor amarela. Você também pode observar o emblema ‘can’ indicando que é uma construção canária. Uma pena que o Heilmann excluiu a postagem.

Além do ícone, ele deixou vazar ainda duas telas que mostram mais ou menos como será o processo de instalação da novidade. Veja a seguir:

Bem, agora de posse da informação sobre os testes internos, temos certeza que não deve demorar até que seja liberada uma versão Preview em modo público para alegria geral da nação. Se você quer fazer parte dos teste púiblicos não deixe de se inscrever neste link aqui.