Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Imagine tentar competir com o Half-Life 2 e chegar no mesmo dia de lançamento. Isso é o que aconteceu com o “Vampire: The Masquerade – Bloodlines original”. Um contrato com a Valve evitou que Bloodlines chegasse antes de Half-Life 2, mas a Activison não queria adiar a data de lançamento de Bloodlines. Portanto, não apenas Bloodlines teve que competir com um dos maiores jogos para PC de todos os tempos, mas Bloodlines foi marcado por bugs. Comercialmente o game não foi bem, embora eventualmente tenha acabado na lista dos melhores RPGs de todos os tempos.

Veja os melhores jogos de RPG para Android!

Ainda assim, os fãs de Vampire: The Masquerade foram atraídos pelo elenco de personagens, a história, e se apaixonaram por muitas das missões. Portanto, dadas as circunstâncias em torno de seu lançamento, Bloodlines ainda era bem amado e aceito. Dessa forma, o jogo obteve status de “cult”. Se isso não era evidente naquela época, é evidente agora.

A Paradox Interactive anunciou Bloodlines 2 na GDC em 2019, mas a tão esperada sequência teve uma jornada difícil desde então. Dessa forma, Bloodlines 2 recebeu vários atrasos e também mudará os estúdios de desenvolvimento. Mas pensando no game, hoje separamos tudo o que já sabemos sobre Vampire: The Masquerade Bloodlines 2. Confira:

Qual é a data de lançamento de Bloodlines 2?

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! - Foto: TT
Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: TT

Honestamente, não sabemos. Bloodlines 2 foi originalmente agendado para março de 2020 e, em seguida, foi adiado para um tempo não especificado no final daquele ano. 

Além disso, ele acabou atrasando para 2021 e devia chegar no segundo semestre desse ano. No entanto, o seu lançamento será novamente adiado, enquanto a Paradox substituiu o Hardsuit Labs por um estúdio diferente para liderar o desenvolvimento.

Bloodlines 2 pode acabar almejando uma janela de lançamento de 2022, mas até mesmo supor um ano parece bem otimista agora.

O que está acontecendo com o desenvolvimento de Bloodlines 2?

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! - Foto: TM
Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: TM

Bloodlines 2 recebeu notícias preocupantes várias vezes, além dos repetidos atrasos. Dessa forma, o escritor principal Brian Mitsoda, que foi uma das principais faces do jogo desde seu lançamento, foi demitido do projeto junto com o diretor criativo Ka’ai Cluney em 2020. De acordo com uma postagem no blog do desenvolvedor Hardsuit Labs, as decisões vieram como parte de “mudanças organizacionais” para a equipe de desenvolvimento.

Em conversa com a Rock Paper Shotgun por e-mail, Mitsoda disse que foi “demitido repentinamente” em 16 de julho e que “isso veio para [ele] como um choque”.

Em outubro de 2020, a designer narrativa sênior Cara Ellison também deixou o Hardsuit Labs para ingressar na League of Geeks.

Por fim, em fevereiro de 2021, a Hardsuit Labs foi demitida. Dessa forma, a editora Paradox Interactive de Bloodlines 2 anunciou que o jogo não teria uma data certa de lançamento, enquanto eles mudam de desenvolvedor. “Começamos uma colaboração com um novo estúdio parceiro para terminar o trabalho no jogo”, disse Paradox. “Esta foi uma decisão difícil, mas estamos convencidos de que é o caminho certo para fazer justiça ao jogo.”

Aqui estão todos os trailers e vídeos de Bloodlines 2

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! - Foto: Xbox
Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: Xbox

Este vídeo teaser da Xbox em maio de 2020 é um trailer cinematográfico com apenas um pouquinho de jogabilidade e não há muitas novidades para ver.  Perto do final, você pode ver alguns pulos de telhados, um pouco de combate telecinético e aquela habilidade de enxame de morcegos que você encontra nas habilidades de “Quirópteros”.

Além disso, aqui está uma demonstração de jogo de 30 minutos da Gamescom 2019. Dessa forma, ela dá uma boa ideia de como é vagar por Seattle aberta e abordar as missões da maneira que você quiser. O comentário dos dois desenvolvedores também é útil para entender o que está acontecendo neste ponto da história. Mas se preferir, aqui está a versão sem comentários.

trailer estendido de jogo de 2019 dá uma olhada em uma missão para rastrear um thinblood chamado Slug escondido no subterrâneo de Seattle junto com uma escolha no final sobre como lidar com ele. Por fim, você pode localizar alguns poderes de vampiros e armas antigas comuns no meio da jogatina. 

trailer do anúncio sugere um Bloodlines muito mais sombrio do que o original

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre!

Seguimos em frente na cidade dos anjos perdidos para o noroeste do Pacífico – Seattle. Aqui, a comunidade de vampiros foi fragmentada e várias facções estão competindo pelo poder ao mesmo tempo. No início de Bloodlines 2, seu personagem é pego no meio de um “abraço em massa” – um grupo de vampiros sequestrando e transformando humanos à força em vampiros. É uma grande proibição até mesmo para transformar um humano em vampiro sem a permissão do Primogênito (líder do clã) ou Príncipe (governante de uma cidade) de uma cidade. Dessa forma, se você for pego, geralmente significa a morte final para o senhor e sua cria.

A Camarilla já foi a facção para manter coisas assim sob controle, para punir vampiros por quebrar a Máscara. Mas se as coisas estão caóticas em Bloodlines 2, parece que a Camarilla não tem o poder que tinha antes. No novo livro de RPG “Vampire: The Masquerade 5ª Edição”, os líderes mais velhos da Camarilla desapareceram, muitos tendo sido chamados por algo chamado Beckoning.  Com muitas cidades ao redor do mundo agora sem Primogênios e Príncipes, seus domínios são deixados abertos para rivais de facções opostas. Cidades como Seattle estão prontas para serem conquistadas, deixando a possibilidade até mesmo para um vampiro recém-transformado de estabelecer algum poder sobre uma cidade.

Dada a controvérsia em torno da 5ª edição, é difícil especular o quão perto o jogo chegará disso. O site do Bloodlines 2 menciona que os jogadores serão capazes de “encontrar os antigos fundadores de sangue presentes desde o nascimento da cidade”. Portanto, talvez alguns vampiros antigos ainda estejam por aí. Mas aposto que o “abraço em massa” é a coisa menos louca que nos espera em Seattle.

Quanto tempo dura a campanha?

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! - Foto: PDV
Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: PDV

A Hardsuit Labs estimava que uma única jogada levará cerca de 25-30 horas, dependendo do seu estilo de jogo. Além disso, a Paradox também disse durante o fluxo de revelação do clã Brujah que se você jogar apenas a “questline” principal sem velocidade de corrida, você obterá seus primeiros poderes não-Thinblood em aproximadamente cinco horas de jogo.

Como no primeiro jogo, também haverá uma narrativa ramificada e muitas missões secundárias, então os desenvolvedores incentivam várias jogadas.  Além disso, como Bloodlines, o jogo inteiro acontecerá à noite.

Posso criar meu próprio personagem?

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! - Foto: GB
Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: GB

Ao contrário dos Bloodlines originais que limitavam a aparência física do seu personagem ao clã que você escolher, parece que a criação do personagem em Bloodlines 2 será mais robusta. O patch não oficial adicionou a habilidade de escolher o background do seu personagem no jogo original, mas não teve muito efeito na história geral. Mas isso vai mudar desta vez.

Nenhuma palavra sobre quanto controle os jogadores terão sobre o processo de criação do personagem, mas um elemento integrante da história é ser capaz de escolher quem você foi em sua vida humana. Dessa forma, se você disser que era policial ou legista e entrar em uma delegacia de polícia, as pessoas vão reagir a você de maneira diferente em comparação a dar ao seu personagem um passado diferente. Pequenas coisas parecem que farão de Bloodlines 2 uma experiência diferente e personalizada para todos, o que é ótimo quando se trata de RPGs.

Quais clãs serão jogáveis?

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! - Foto: Xbox
Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: Xbox

A Paradox confirmou os primeiros cinco clãs a vir para Bloodlines 2. Dessa forma, a primeira revelação foi o Brujah, que é um dos sete clãs jogáveis ??do primeiro jogo de Bloodlines. Em Bloodlines 2, existem poucos deles em Seattle e os que permanecem são do movimento Anarquista fracassado.

Brujah

Os Brujah são os rebeldes, a ralé e os rejeitados dos tempos modernos.  Historicamente, eles foram um clã de estudiosos guerreiros, mas sempre foram contra as instituições e a autoridade, especialmente a Camarilla. Eles ainda seguem The Masquerade, mas como Smiling Jack colocou em Bloodlines, você não precisa fazer parte de uma instituição para ter bom senso. Além disso, os seus poderes incluem Potência e Rapidez.

Tremere

Em segundo lugar está o clã Tremere, um poderoso grupo de bruxos que aprenderam a controlar e manejar sangue de vampiro, ou Vitae. Dessa forma, a habilidade dos Tremeres de usar Vitae como arma os torna temidos até mesmo entre os vampiros. Sua magia vem em duas formas – Auspícios e  Taumatergia.  As habilidades de Auspícios são permitidas pela “lei da Máscara”, mas o poder destrutivo da Taumatergia é proibido.

Toreador

O terceiro revelado é o clã Toreador, um coletivo de vampiros que usa técnicas de beleza e sedução para atrair suas presas. Portanto, obcecados pelas artes, os Toreador preferem colocar os músicos e pintores ao seu lado. No jogo, essas qualidades se traduzem em Rapidez e Presença, habilidades que ostentam a incrível velocidade do clã e truques encantadores.

Ventrue

O próximo é o clã Ventrue. A Paradox descreve os Ventrue como “o clã que já venceu”. Portanto, como os fundadores da maior seita de vampiros, a Camarilla, eles garantem que a “Máscara” permaneça intacta, dando ordens ao povo de uma grande torre. Além disso, eles exercem os poderes de Dominação e  Fortitude, tornando-os ótimos na manipulação ao mesmo tempo que levam um soco facilmente.

Malkavianos

Mais recentemente, a Paradox revelou o clã final (por enquanto), os  Malkavianos. Um favorito dos fãs de Bloodlines, os Malkavians se destacam graças às suas habilidades únicas de ver vislumbres do futuro e receber informações úteis de uma voz em suas cabeças. Dessa forma, eles exercem os poderes de Demência e Auspícios. Além disso, eles são ótimos em manipulação e coleta de informações.

Thinbloods

Os jogadores começam como vampiros recém-criados chamados Thinbloods, também conhecidos como vampiros de 14ª ou 15ª geração, o que os faz ingressar em outro clã de vampiros aparentemente heterodoxo. No entanto, a história aparentemente explicará isso fazendo com que os jogadores se juntem a outro clã como um estranho mais tarde no jogo, ao invés de escolher um antes de começar como no Bloodlines original. 

Os Thinbloods geralmente pertencem ao seu próprio clã, mas alguns têm as características de sua linhagem ou são capazes de desenvolver seus próprios poderes. Em Bloodlines 2, eles serão mais poderosos do que normalmente são retratados na tradição de mesa.

Isso é tudo sobre os clãs que a Paradox está falando agora, mas a empresa também mencionou que mais clãs chegarão para Bloodlines 2 depois que o jogo for lançado.

Quais são as disciplinas (poderes vampíricos)? 

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! - Foto: IGN
Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: IGN

Como o Bloodlines original, os jogadores terão alguns poderes vampíricos à sua disposição para ajudar em combate ou outras situações angustiantes. Portanto, em Bloodlines 2, você pode obter um total de seis disciplinas ativas. Haverá muitos poderes baseados em clã para escolher, mas como você começou como um Thinblood, você pode escolher apenas um dos seguintes poderes:

Quirópteros

Derivado do nome científico para morcego, Chiroptera, esses são seus – você adivinhou – poderes de morcego. Dessa forma, você pode planar brevemente  como um morcego e atacar os inimigos ou convocar um Enxame de Morcegos  para atacar os inimigos.

Mentalismo

Estes são seus poderes telecinéticos, ou a habilidade de mover coisas com sua mente. Dessa forma, você pode puxar objetos com sua mente e eventualmente aprender a levitar inimigos e NPCs no ar.

Nebulação

Você se torna sua própria máquina de névoa, só que muito mais fria. Assim, você pode invocar uma Mortalha de Névoa para esconder você e o som de seus passos ou envolver seus inimigos em um vórtice sufocante. 

Como mencionado anteriormente, os Thinbloods geralmente não têm poderes e são considerados os mais fracos de todos os vampiros, mas em raras ocasiões eles são capazes de aprender disciplinas raras e estranhas sem treinamento, enquanto outros desenvolvem seus próprios poderes. Assim, juntar-se a outro clã posteriormente no jogo irá desbloquear outros poderes (você conseguirá manter seus poderes de “sangue fino”).

Portanto, abaixo estão os demais poderes que a Paradox revelou para seus clãs. Para ver quais clãs possuem quais poderes, consulte a seção acima sobre clãs.

Auspícios

Você pode usar a Aura Sense para ver NPCs através das paredes e marcar suas fraquezas ou Projeção Psíquica para se separar de seu corpo e explorar como uma projeção astral. 

Potência

Você é forte. Tipo, assustadoramente forte. Dessa forma, você pode usar o  Punho de Caine para derrubar paredes e lançar inimigos ou Earthshock para socar o solo e enviar uma onda de choque violenta para derrubar os inimigos. 

Rapidez

Esta é uma disciplina de “movimento mais rápido do que um piscar de olhos”. Dessa forma, você pode desorientar seus inimigos com Tempestade Invisível ou usar Acelerar para desacelerar o mundo ao seu redor e desviar de balas e socos.

Taumatergia

Use Skewer para transformar seu próprio sangue em pontas perigosas ou Purge para fazer seu inimigo vomitar sangue que cura você. Além disso, em níveis mais altos, você pode usar o Boil Blood para fazer um NPC explodir por dentro e causar danos aos que estão ao seu redor. 

Presença

Você tem um “je ne sais quoi mortal”. Dessa forma, você pode admirar uma sala cheia de pessoas e transformá-los em adoradores irracionais ou atrair seus admiradores para segui-lo, protegendo-o do mal.

Dominar

Você pode hipnotizar um NPC tornando-o alheio ao ambiente e à dor ou comandar um NPC para atacar inimigos ou mover objetos para você.

Fortitude

Você pode usar Absorb para desviar ataques e curar feridas ou Personal Armor para transformar sua pele em pedra como The Thing.

Demência

Você pode assombrar um inimigo, fazendo-o fugir em pânico ou usar  Berserk para enchê-lo de fúria incontrolável para atacar tudo ao seu redor.

Posso escolher a minha facção?

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: Xbox

Absolutamente. Outra diferença principal entre o Bloodlines e o Bloodlines 2 originais é que a história não será tão linear desta vez. Dada a volatilidade entre as facções de vampiros em Seattle, você não apenas será capaz de jurar fidelidade a um deles, mas poderá mudar de ideia a qualquer momento. Seja um agente duplo. Seja completamente leal a uma facção. O que você quiser.

Além disso, a Paradox revelou muitas das facções nas quais você pode se juntar em Bloodlines 2. Dessa forma, você pode ler ainda mais sobre cada facção em suas páginas específicas no site Bloodlines 2. Mas vamos apenas examinar a essência de cada um aqui.

The Pioneers

O primeiro foi o The Pioneers, que foi um dos primeiros a se estabelecer em Seattle. Eles são um antigo poder, mas recentemente tiveram que abrir mão da influência em partes da cidade. Dessa forma, eles são um grupo de idealistas, romancistas e se distinguem de seus colegas vampiros mais “cabeças-quentes”. Além disso, eles são a definição de “dinheiro antigo” e se apegam às glórias passadas dos maus velhos tempos.

Camarilla

O próximo a ser revelado foi a Camarilla, que representa o poder institucional em Seattle. Dessa forma, eles são do tipo de diretoria: sofisticados, caros e gostam de manter as coisas calmas. Em Bloodlines 2, o chefe da Camarilla é o Príncipe Alec Cross, um negociador e estrategista habilidoso. A Camarilla está jogando o jogo longo, permanecendo no topo da cadeia alimentar por 20 anos.

The Baron

Paradoxo então revelou The Baron, a organização criminosa obscura abaixo de Seattle. Dessa forma, aqueles que são leais ao Barão de Aurora fazem o trabalho sujo. Enquanto O Barão fica feliz em recrutar Thinbloods como o personagem do jogador, Hardsuit avisa que os trabalhos que você fará para ele não serão glamorosos. Embora outras facções possam se ver acima do Barão decadente, eles sabem que os serviços prestados são um mal necessário. Além disso, o próprio Barão se mantém discreto, protegendo sua posição como chefão trabalhando por meio de seus tenentes.

The Newcomers

Em seguida veio The Newcomers, um grupo de magos de sangue e acadêmicos que residem no Distrito Universitário. Os recém-chegados parecem um ajuste natural para o clã Tremere, vampiros que se especializam em magia do sangue. Em Bloodlines 2, os Newcomers se unem sob a liderança carismática do “Professor” Viktor Goga.

The Unseen

Por fim, a Paradox revelou The Unseen, uma facção de vampiros Nosferatu que não pode ser vista acima do solo devido à sua aparência desfigurada. Mas o que falta ao Invisível em habilidades sociais, eles compensam em operações de furtividade, hacking e corretagem de informações. Na demonstração de jogo de Bloodlines 2, um membro Invisível ajuda o jogador com algumas informações muito necessárias.

Como funcionam as “ressonâncias” em Bloodlines 2?

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: MG

Bloodlines 2 irá adaptar as “ressonâncias” de sangue emocional do vampiro de mesa, a Máscara, que dão diferentes qualidades ao sangue. Enquanto o RPG de mesa tinha quatro ressonâncias, Bloodlines 2 terá cinco: Delirium, Desire, Fear, Pain e Rage. Dessa forma, devorar sangue com ressonâncias diferentes levará a habilidades adicionais. As ressonâncias atuam como um XP secundário para desbloquear e ativar buffs específicos de ressonância chamados qualidades.

Com os sentidos aguçados, você será capaz de ver o sistema cardiovascular de um personagem, que é colorido de forma diferente dependendo da emoção que ele está sentindo.

“A ideia é que nem todo sangue é igual. Esses personagens podem estar cheios de delírio, outros podem estar cheios de raiva e, ao bebermos diferentes tipos de ressonância [sangue], estamos tratando isso como uma espécie de tipo secundário de experiência que ainda permite que você personalize seu personagem com base em seus gostos preferidos “, disse o diretor criativo Ka’ai Cluney no comentário de jogo acima.

E quanto aos romances?

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: Meu PS

Certamente haverá relacionamentos em Bloodlines 2, mas se serão românticos ou não, exatamente, é outra história. Portanto, durante o segmento do PC Gamer Show, a escritora de Bloodlines 2, Cara Ellison, disse que eles serão muito “frágeis, voláteis e maduros”. 

Em um painel na PAX West 2019, o USGamer entrevistado também entrevistou Ellison sobre uma série de tópicos, incluindo romance. Ellison explicou que Bloodlines 2 pretende ser menos transacional do que outros RPGs quando se trata de flerte e sexo em Seattle. Não será tão simples quanto inserir o número certo de moedas (ou presentes) em um personagem para fazer mais do seu relacionamento. “Você pode dar às pessoas tudo que elas querem e elas podem nunca dar a mínima para você”, diz Ellison. “E é assim que as coisas são.” É uma perspectiva propriamente sombria para um jogo escuro.

Bloodlines 2 está evitando representações estereotipadas de doenças mentais

Vampire The Masquerade Bloodlines 2: veja tudo o que já sabemos sobre! – Foto: JN

Em uma entrevista recente para GameIndustry.biz, o escritor de Bloodlines 2, Brian Mitsoda, falou sobre seu desejo de evitar os tropos de doença mental que os Bloodlines originais (para os quais ele também escreveu) traficaram.

“Estou muito cansado de ver qualquer personagem estranho, exagerado ou violento sendo desprezado como ‘Bem, eles são malucos.’ Isso é preguiça. Ainda vejo isso em filmes, jogos e TV o tempo todo “, disse ele. Esta mudança será refletida mais forte com o clã Malkavians, um grupo de vampiros com habilidades únicas que sofrem de doenças mentais na forma de alucinações.

Porém, Mitsoda deixou claro que Bloodlines 2 não foi feito para ser um retrato “um-para-um” da doença mental de que pessoas reais sofrem. “Mas, ao mesmo tempo, sendo um substituto para pessoas com problemas semelhantes, não quero que sejam puramente um alívio cômico. Como eu disse antes, estou muito cansado de ver a doença mental ser usada como muleta para escrever – a reviravolta ou piada de o personagem ser louco. É bastante óbvio quando um escritor acaba de se encurralar se usar a desculpa ‘Eles são loucos’ para justificar mudanças repentinas nos motivos ou traços de caráter. “

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!