Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Sim! os usuários do Windows Phone ajudaram a atrapalhar a chegada do jogo Pokémon Go na América Latina, consequentemente ao Brasil.

Pokemon Go windows phone

A informação veio da própria produtora do jogo, a Niantic, que disse que os jogadores que estavam usando aplicativos de terceiros para ter acesso ao jogo, como o PoGo-UWP, que nada mais é do que um cliente não oficial do game para o Windows Phone/Windows 10 Mobile, tanto estavam superlotando os servidores da Niantic, porque eles ainda não estavam prevendo essa demanda, como ainda “abriram portas” que permitiram trapaças no jogo, o que é péssimo. Veja a seguir o comunicado oficial da empresa postado em seu blog:

Além de prejudicar nossa capacidade de trazer Pokémon Go para novos mercados, ainda tivemos que lidar com problemas de custo e oportunidades. Os desenvolvedores precisaram passar um bom tempo contornando esses problemas ao invés de estarem usando esse tempo para construir novos recursos. Vale notar que algumas das ferramentas usadas para acessar servidores para coletar dados também serviram como plataformas para bots e trapaças que negativam a experiência de todos os treinadores. Há uma variedade de motivos de flagrantes empreendimentos comerciais de fãs entusiasmados, mas o impacto negativo sobre os recursos de jogos é o mesmo.

Ainda em seu blog oficial eles reconhecem que também existem as tentativas hackers de invasão e coletas de dados, porém, o maior problemas foi mesmo advindo de APPS terceiros não oficiais. O gráfico abaixo prova o que eles disseram. Nele vemos o uso dos servidores antes e depois do bloqueio de APPs como o PoGo-UWP.

Pokemon Go APP terceiros windows phone

Sabemos que a ansiedade é grande e que todos os usuários do Windows querem aproveitar o jogo do momento, e que isso não teria acontecido se eles tivessem lançado o game para o WP também, mas o fato é que APPs assim, que burlam API’s de segurança e que são instalados fora da Windows Store, não ajudam em nada o sistema e ainda provocam esses problemas descritos pela desenvolvedora.

Neste momento Pokémon Go não está disponível para smartphones com Windows e não há nada que possamos fazer senão pedir/ou esperar que sua produtora invista na plataforma. Usar APPs não autorizados só atrasará ainda mais sua chegada, se é que não fará com que eles simplesmente desistam de tudo por conta disso… também é possível cobrar a Microsoft, que pode influenciar em alguma coisa.

Fontes: Blog da Niantic via: Windows Central e techz