Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Se você tem um dispositivo Bluetooth emparelhado com seu PC com Windows 10, aguarde mais um pouco antes de fazer o upgrade para a build 18362.175, liberada ontem (11), pois, a própria Microsoft informou que esta atualização trouxe consigo questões de compatibilidade com alguns desses dispositivos.

OBS: O update pode ser identificado no Windows Update da seguinte maneira: 2019-06 Atualização Cumulativa do Windows 10 Version 1903 para sistemas operacionais baseados em x64 (KB4503293)

Eis o comunicado oficial emitido pela empresa:

“Você pode ter problemas ao parear, conectar ou usar determinados dispositivos Bluetooth após instalar as atualizações de segurança lançadas em 11 de junho de 2019. Essas atualizações de segurança corrigem uma vulnerabilidade de segurança impedindo intencionalmente que as conexões do Windows não sejam seguras em dispositivos Bluetooth. Qualquer dispositivo que use chaves conhecidas para criptografar conexões pode ser afetado, incluindo determinados controles de segurança.”

A recomendação para caso encontre algum problema de conexão com algum dispositivo Bluetooth é a seguinte: primeiramente, deixe o Windows tentar identificar o dispositivo sozinho, caso não consiga, pesquise e veja se o fabricante do dispositivo Bluetooth liberou algum novo update para ele; a terceira é tentar um novo emparelhamento. 

windows 10

Os usuários avançados podem verificar se seu dispositivo foi afetado, verificando o log de eventos para o seguinte evento:

Log de eventosSistema
Fonte do eventoBTHUSB ou BTHMINI
ID do evento22
Nome BTHPORT_DEBUG_LINK_KEY_NOT_ALLOWED
NívelErro
Texto da Mensagem do Evento Your Bluetooth device attempted to establish a debug connection.  The Windows Bluetooth stack does not allow debug connection while it is not in the debug mode.

Mesmo sabendo que tudo isso para nossa segurança, o fato de saber da possibilidade do Windows simplesmente parar de “reconhecer” meu dispositivo Bluetooth é, no mínimo, frustante, pois, sem dúvida surgiram casos que o fabricante do acessório não terá um upgrade disponível, o que tornará tal aparelho inútil para muitos, porém, vamos com calma tentar resolver.

Não sabemos se a Microsoft lançará correções que visem minimizar esses impactos ou se a situação será assim mantida.

Compartilhe nos comentários se você teve algum problema relacionado a isso…

Fonte > Microsoft