Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

“Uncharted 3: Drake’s Deception” mais uma vez segue as aventuras de Nathan Drake, enquanto ele salta ao redor do mundo em uma busca por tesouros magníficos. Desta vez, porém, as coisas parecem muito mais pessoais… até, de alguma forma, enquanto você está lutando a milhares de metros no ar na parte de trás de um avião de carga em chamas.

Veja também o review de Resident Evil Village!

Nos outros jogos Uncharted, Nathan foi conduzido por um foco claro e superficial para obter um tesouro místico.  Em Uncharted 3, no entanto, esse objetivo final é menos preto e branco. Pela primeira vez na série, Nathan e as pessoas ao seu redor começam a questionar por que ele está fazendo o que está fazendo.

Todos os riscos e sacrifícios valem a pena?

Uncharted 3: veja o review do game! - Foto: YT MAS
Uncharted 3: veja o review do game! – Foto: YT MAS

É essa moralidade e tom surpreendentemente sombrio que impulsiona a história de Uncharted 3. E é também esse tom que o diferencia dos outros jogos.

Embora os dois jogos anteriores tivessem ótimos personagens, eles pareciam mais arquétipos de ação / aventura extremamente bem representados. O parceiro difícil. O atrevido interesse amoroso. O vilão inteligente, mas assustador. Todos eles trabalharam no contexto dos jogos, mas no final pareciam um pouco vazios.

Em Uncharted 3, todos os personagens – incluindo a maioria de seus antigos favoritos e algumas novas adições excelentes – parecem muito mais complexos. Não só é dado a cada personagem algumas emoções reais, às vezes trágicas para lidar, mas as relações entre esses amigos e inimigos são retratadas com profundidade surpreendente.

Inimigos realmente bons

 Uncharted 3: veja o review do game! - Foto: TT MAS
Uncharted 3: veja o review do game! – Foto: TT MAS

Falando em inimigos, Uncharted 3 tem alguns realmente bons. A principal vilã, Katherine Marlowe, é, sem dúvida, a melhor da série. (Seu companheiro aterrorizante e misterioso, Talbot, também é muito bom.) Há uma conversa sobre o meio do jogo entre Nathan e Katherine que é facilmente o melhor diálogo escrito (e representado!) em todos os três primeiros jogos de Uncharted.

Felizmente, o jogo está cheio de momentos como este: sequências bem escritas e soberbamente atuadas que realmente expõem cada personagem e levam a série a um novo nível emocional.

Mas por melhor que a história e os personagens sejam no jogo, vamos ser honestos, o foco principal dos jogos de Uncharted é a ação. Com Uncharted 2, a franquia ficou ridiculamente alta para o que pode ser feito em um jogo.  Quando eu estava entrando em Uncharted 3, minha principal preocupação era se o jogo poderia elevar a barra ainda mais.

Mas Uncharted 3 faz o impossível. É um passeio de emoção ainda maior do que os dois jogos anteriores combinados.

Por mais que eu adorasse estragar alguns dos melhores momentos do jogo apenas para manter pressionada uma tecla e enlouquecer com o quão incrível eles são, eu nunca faria isso, pois vivenciei certas coisas pela primeira vez sem nenhum conhecimento de que esperar faz parte da diversão.

A Campanha é perfeitamente contruída

  Uncharted 3: veja o review do game! - Foto: NL MAS
Uncharted 3: veja o review do game! – Foto: NL MAS

Esteja preparado. Conforme você joga a generosa e perfeitamente construída campanha para um jogador, você ficará maravilhado. Você ficará seriamente deslumbrado. Uma sequência em particular é tão impressionante que é classificado como um dos momentos de jogos favoritos de todos os tempos.

E quando você pensa que o jogo não pode superar a si mesmo, ele faz algo ainda mais fora de controle que vai explodir sua mente e deixar seu queixo cair novamente. Além disso, essa deve ser uma prova da incrível equipe de design da Naughty Dog. Esses homens e mulheres são algumas das pessoas mais talentosas que já agraciaram a indústria.

As coisas que são feitas em Uncharted 3 são além do incrível. Conforme você pula de um local deslumbrante para o próximo, Nathan e seus aliados são apresentados a uma ampla variedade de tarefas e desafios diferentes que nunca parecem obsoletos. É esta variedade e atenção aos detalhes que mais impressiona.

Em um ponto você estará pulando sobre os telhados de uma cidade movimentada. No próximo, você explorará os bosques escuros da França. Depois de explorar as masmorras cheias de quebra-cabeças de um castelo sírio, você estará navegando em um lindo cemitério de navios na costa do Iêmen. E espere até iniciar o Capítulo 2! Fale sobre uma surpresa inesperada e surpreendente!

Coisas completamente únicas

   Uncharted 3: veja o review do game! - Foto: TT MAS
Uncharted 3: veja o review do game! – Foto: TT MAS

E não são apenas os locais e ambientes que estão em constante mudança. As coisas que acontecem nesses locais também são completamente únicas.

O que você diria se eu dissesse que há uma sequência de alucinação de drogas no jogo? Ou uma sequência que testa o limite da sensação de claustrofobia? Ou um conjunto de quebra-cabeças brilhantes inspirados nos “Goonies”? Que há algumas cenas emocionais que vão deixar você realmente emocionado? Sim, existe tudo isso em Uncharted 3.

O jogo está ficando cada vez melhor e melhor, até você perceber o quão triste você está por estar quase no fim. Eu realmente não queria que o jogo acabasse.

Detalhes técnicos

    Uncharted 3: veja o review do game! - Foto: SA MAS
Uncharted 3: veja o review do game! – Foto: SA MAS

Quanto aos detalhes técnicos, seria fácil dizer que Uncharted 3 é um dos, senão o mais impressionante tecnicamente, game criado até então. Tudo, desde a iluminação, aos efeitos de água e areia, até a animação dos personagens, é perfeito para a época.

Um pequeno detalhe encontra Nathan tocando paredes e reagindo às coisas no ambiente ao passar por elas. Esta é uma adição agradável e sutil, mas tem um efeito magnífico completo quando Nathan participa de uma perseguição pelas ruas de uma vila populosa. A maneira como ele interage com tudo enquanto passa por ele é incrível e, novamente, irá surpreendê-lo (assim como os ambientes altamente detalhados).

Jogabilidade muito mais firme

Uncharted 3: veja o review do game! – Foto: PPL MAS

No que diz respeito à jogabilidade real, você pode esperar mais do mesmo tiro e plataforma inteligente de Uncharted 2, com uma sensação muito mais firme e um foco muito bem-vindo no combate corpo a corpo.

Durante a memorável briga de barra de abertura do jogo, o jogo ensina o jogador a lutar usando o sistema de combate corpo a corpo renovado de Uncharted 3. Embora a mecânica de luta não seja tão profunda quanto, digamos, Batman: Arkham City, eles estão quilômetros à frente dos jogos anteriores de Uncharted.

Enquanto luta, Nathan pode realizar contra-ataques fáceis de usar, arremessos e movimentos especiais baseados no ambiente (como pegar uma garrafa de uma mesa próxima) com facilidade e fluência. Lutar em um grupo gigante de inimigos não é opressor, pois os controles são rígidos, resultando em muito mais do que apenas um aperto em pânico do botão de ataque.

O tiro é o mais parecido. Embora existam algumas novas armas e armas para brincar, este aspecto particular do jogo parece virtualmente inalterado. Mas isso não é uma coisa ruim, já que não me importo com os controles de armas às vezes difíceis de conectar. Parece mais realista e faz cada bala e tiro valerem.

Honestamente, embora haja muitas sequências de tiroteio, cada uma é projetada para incorporar muito mais do que apenas uma sala aleatória cheia de caixas para se esconder atrás enquanto você atira nos inimigos. Quer um tiroteio aconteça dentro de um avião em movimento enquanto a tampa desliza para frente e para trás, ou em uma tempestade de areia girando, as sequências padrão de ficar na cobertura atrás de uma caixa em um cômodo genérico do passado são virtualmente inexistente.

Efeitos sonoros merecem destaque

Uncharted 3: veja o review do game! – Foto: AA MAS

A música e os efeitos sonoros também merecem destaque. Ambos são estelares, com um leve aceno indo para o som inacreditavelmente grande no jogo. Se puder, jogue com fones de ouvido. Os detalhes nos efeitos sonoros realmente não devem ser perdidos e acrescentam muito aos ambientes já impressionantes do jogo.

Enquanto eu jogo os jogos Uncharted para um único jogador, o multijogador em Uncharted 3 foi melhorado o suficiente para fazer com que valha a pena.

E embora eu ainda ache que adicionar o multiplayer em Uncharted parece um pouco forçado, pelo menos o multiplayer em Uncharted 3 é muito divertido. Como em Uncharted 2, Uncharted 3 apresenta os modos tradicionais “deathmatch”, “capture-the-flag” e “cooperativo”, com a adição de alguns bônus muito bons. Coisas chamadas Boosters e Kickbacks, bem como mods de armas personalizáveis, adicionam alguma variedade e vício muito necessários aos procedimentos.

Alguns poucos defeitos

Uncharted 3: veja o review do game! – Foto: TT MAS

Apesar do meu nível de elogio quase enjoativo, havia algumas coisas no jogo que eu achava que não eram tão perfeitas quanto o resto da experiência. Por um lado, o jogo termina um tanto abruptamente. Os últimos capítulos parecem um pouco apressados, mas acho que é mais uma preferência pessoal de onde eu queria que a história fosse, ao invés de um desprezo na qualidade da narrativa sempre tortuosa.

Além disso, nada parece chocantemente novo no jogo. Realmente parece “Uncharted 2: The Next Chapters”, com alguns novos recursos divertidos e controles mais rígidos incluídos. Para um fã como eu, isso é tudo que eu poderia pedir, mas para qualquer um em cima do muro sobre o jogo, ou para alguém que não gostou muito dos outros  jogos de Uncharted , provavelmente não há novidades suficientes para te trazer ou mudar de ideia sobre a série.

Conclusão

Uncharted 3: veja o review do game! – Foto: DT MAS

Para mim, porém, os jogos de ação não podem ser melhores do que Uncharted 3. Não consigo nem contar com as duas mãos a quantidade de momentos marcantes e de cair o queixo. Cada detalhe meticuloso se combina para criar um mundo cheio de personagens maravilhosos e ação inigualável. Depois de jogá-lo, é impossível não se deixar levar pela aventura de tudo isso.

Uncharted 3 salta de uma cena extraordinária para a próxima, empurrando a forma como uma narrativa de jogos pode ser apresentada. Além disso, o ritmo do jogo é próximo do perfeito e emocionante. No final das contas, “perfeito” realmente é a melhor palavra para descrevê-lo.

Uncharted 3 é um dos melhores jogos de PSlayStation 3 até hoje… e um ótimo passeio.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!