Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em 2015, ano do lançamento do Windows 10, a Microsoft anunciou que permitiria o upgrade gratuito do Windows 7 Service Pack 1 e do Windows 8.1 para o Windows 10, mas, milhares de usuários não aproveitaram a promoção que durou exatos 365 dias. Isso mesmo… durante 1 ano foi possível atualizar para o Windows 10 a partir do Windows 7 e 8, porém, muita gente deixou a oportunidade passar. Mas, ainda existe uma única opção de fazer esse upgrade gratuito e que ainda está ativa, porém, ela, além de não servir para todo e qualquer usuário, também está com os dias contados.

A opção da qual estamos falando é para aqueles que usam as chamadas tecnologias adaptativas (ferramentas de acessibilidade).

Segundo a Wikipédia, Tecnologia adaptativa é o nome dado ao conjunto de tecnologias cujo formalismo utiliza a teoria dos dispositivos adaptativos baseados em regras proposta por João José Neto. A ideia central desse formalismo é que dispositivos complexos (quanto à sua capacidade de expressão) podem ser obtidos mediante a progressão gradual de dispositivos mais simples, os quais, através de ações adaptativas de inserção, remoção e consulta de suas regras, podem atender a um problema proposto.

Quando falamos de Windows 10, as principais ferramentas de acessibilidade do S.O. são coisas como:

  • Narrador: Usado para que uma voz leia o conteúdo da tela. É possível usar uma voz masculina ou feminina, personalizar a velocidade e até que tipo de conteúdo ela vai narrar.
  • Lupa: Permite usar uma função de aumentar o zoom em cima de algum conteúdo na tela. O usuário pode definir o tamanho dela e ir clicando onde quer aplicá-la.
  • Alto contraste: Facilita a visualização de conteúdo para quem tem problemas de visão. Ele tem vários temas diferentes de alto contraste, como o da imagem abaixo.
  • Legendas Ocultas: Exibe legendas em conteúdos na tela. O usuário define em quais cores elas irão aparecer.

Anteriormente a Microsoft não havia determinado um prazo para o fim do upgrade gratuito para esse público. Eles explicam que resolveram manter o upgrade gratuito por tempo indeterminado para esse público, porque desenvolvedores ainda levariam algum tempo para aperfeiçoar suas criações para esses fins, mas, pelo visto isso mudou e agora o upgrade gratuito para usuários que necessitam de ferramentas de acessibilidade só poderá ser feito até 31 de dezembro deste ano.

Compre uma licença do Windows 10 Home ou Pro clicando aqui

Como antes o prazo era indeterminado, caberia a Microsoft uma definição e ela chegou. Sabemos que muitos usuários que não necessitam das tais tecnologias adaptativas burlaram o cadastro para obter o upgrade gratuito e isso pode ter influenciado a decisão da empresa. Vale lembrar que em 31 de dezembro estaremos a mais de 36 meses de distância do ponta pé inicial do Windows 10 para consumidores.

Quem tem direito a fazer este upgrade pode obter mais informações neste link aqui.

Fonte:  engadget e Microsoft