Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Certa vez, havia um CEO que disse que o futuro seria “Mobilidade em primeiro lugar, Nuvem em primeiro lugar” (Mobile First, Cloud First), e ele foi duramente criticado por usar a expressão “mobile” em um contexto onde o celular não era mais o centro de tudo, porém, esses críticos esqueceram que o tal CEO sabe do que está falando, e a expressão mobile (mobilidade no contexto dele) vai muito mais além do que um simples smartphone… e a prova está no vídeo a seguir:

No vídeo podemos ver o Ubuntu 11 para o Meizu Pro 5 em ação, e ele está sendo usado para fazer a mesma coisa que um Lumia 950 faz via Modo Continuum, que é transformar seu telefone inteligente em um PC completo por meio do espelhamento da tela do aparelho em uma segunda tela.

Mas, se no Windows 10 Mobile e no Ubuntu 11 o telefone é a fonte de hardware necessária para tal, como o telefone não está no centro disso tudo? O Telefone será o portador do hardware e do software necessários para tal, enquanto os periféricos, que serão diversos, serão os braços, pernas e mãos desse “portador”, então, a mobilidade falada pelo tal CEO envolve um conjunto de ferramentas. Ferramentas essas que serão muito mais portáteis e produtivas do que os mais populares da atualidade. O PC de bolso está a caminho…

Este é o Meizu Pro 5 com o Ubuntu, sistema operacional baseado no Linux, mas que não é o Android

Este é o Meizu Pro 5 com o Ubuntu, sistema operacional baseado no Linux, mas que não é o Android

Veja os atuais computadores pessoais, eles estão sendo substituídos pelos Notebooks, que por vezes são tão potentes quanto, mas muito mais voltados para a mobilidade e praticidade. Mas, e depois do Notebook, o que vem a seguir? A resposta foi dada justamente pelo nosso CEO misterioso… que todo mundo sabe que estamos falando do Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, e ele disse que a próxima geração de computadores pessoais serão divididos em duas categorias: os híbridos, que são tablet que também funcionam como Notebook (vide os Surfaces da vida), e os smartphones, ambos com foco na mobilidade, integração com a Nuvem, versatilidade e potência.

Esse é o NuAns Neo funcionando via Modo Contuinuum

Esse é o NuAns Neo com Windows 10 funcionando via Modo Contuinuum

Não estranhe se daqui há alguns meses ou anos a Apple e a Google apresentarem seus “novos” modos para espelhar a tela do iPhone e dos Androids em uma segunda tela, tal como fazem os Lumias 950, 950 XL, NuAns Neo, Acer Jade Primo, HP Elite X3 com Windows 10 Mobile, e o Meizu Pro 5 com Ubuntu 11, porque mais cedo ou tarde, essa será uma nova tendência para esse segmento.

Fontes: Youtube