Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quando a Ubisoft anunciou na semana passada que o seu próximo jogo que se passa no mundo de The Division, chamado “Heartland”, seria gratuito para jogar, muitos se perguntaram se era um sinal de que a editora estava buscando o sucesso que a Activision teve com o battle royale free-to-play Call of Duty : Warzone. A resposta curta é sim. No entanto, a sua ambição não se limita aos atiradores de Tom Clancy.

Veja também: Ubisoft anuncia o game The Division: Heartland

Assim, o diretor financeiro da Ubisoft, Frederick Duguet, disse durante uma teleconferência que o compromisso anterior da empresa de lançar 3 a 4 jogos premium, “AAA” por ano “não é mais uma indicação adequada da dinâmica de criação de valor [da Ubisoft].” Em vez disso, embora continue a manter “uma alta cadência de entrega de conteúdo, incluindo novos lançamentos premium e gratuitos”, a meta é aumentar o público “ampliando a nossa marca no topo do funil”. Em outras palavras, convencendo mais pessoas a experimentar os jogos da Ubisoft, tornando-os gratuitos no nível de entrada.

Ubisoft deve se concentrar mais em "jogos gratuitos de ponta" no futuro! - Foto: CX MAS
Ubisoft deve se concentrar mais em “jogos gratuitos de ponta” no futuro! – Foto: CX. MAS

É uma decisão financeira – o CEO da Ubisoft Yves Guillemot disse que as receitas da empresa “são cada vez mais recorrentes”. Assim, ele está se referindo às compras de jogadores em jogos que geralmente são gratuitos e sua importância crescente em comparação com jogos premium de compra única. No entanto, Duguet disse que a empresa não quer lucrar com o trabalho de baixo orçamento: “Estamos construindo jogos gratuitos de alta qualidade que tendam para as ambições AAA em longo prazo.”

Ubisoft deve se concentrar mais em "jogos gratuitos de ponta" no futuro! - Foto: UB MAS
Ubisoft deve se concentrar mais em “jogos gratuitos de ponta” no futuro! – Foto: UB MAS

“Achamos que temos uma grande oportunidade de expandir significativamente o público de nossas maiores franquias”, disse Duguet. “Aproveitamos para aprender com o que fizemos no ano passado com o Hyper Scape. Também estamos aprendendo com o lançamento que faremos no Roller Champions, temos aprendido muito com o Brawlhalla que está crescendo rapidamente, e achamos que agora é a hora de vir com jogos gratuitos de alta qualidade em todas as nossas maiores franquias, em todas as plataformas.”

O reconhecimento de “Hyper Scape” é interessante. Caso você tenha esquecido, trata-se do free-to-play sci-fi battle royale que chegou no ano passado e quase imediatamente “saiu do mapa”. Mas não há dúvida de que os jogos gratuitos podem ser altamente refinados e incrivelmente lucrativos, como demonstraram jogos como Call of Duty: Warzone e Apex Legends. O Hyper Scape errou o alvo. Entretanto, a familiaridade de The Division deve dar a Heartland uma grande vantagem. Além disso, se a Ubisoft continuar essa estratégia em séries de jogos como Assassin’s Creed, Watch Dogs, Far Cry e Tom Clancy’s, mudanças ainda maiores devem acontecer.

Ubisoft deve se concentrar mais em “jogos gratuitos de ponta” no futuro! – Foto: TT MAS

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!