Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Twitter se pronuncia sobre ataques: O Twitter diz que foi vítima de um “ataque coordenado de engenharia social” por indivíduos não especificados. Dos quais atacaram os funcionários do Twitter com acesso a sistemas administrativos internos sensíveis.

A violação implicou as contas de algumas das pessoas mais ricas e famosas da plataforma de mídia social. O que inclui Jeff Bezos, Elon Musk, Bill Gates, ex-presidente Barack Obama, Joe Biden, Kanye West e outros.

Enquanto o Twitter investiga o que parece ser o maior e mais coordenado hack da história do Twitter, a empresa prometeu examinar qual “outra atividade maliciosa” os hackers podem ter cometido.

“Internamente, tomamos medidas significativas para limitar o acesso a sistemas e ferramentas internas enquanto nossa investigação está em andamento”, afirmou o Twitter em uma série de tweets.

Anteriormente, centenas de contas de figuras populares disseram a milhões de seguidores que, no espírito de generosidade, dobrariam o Bitcoin de qualquer pessoa “pelos próximos 30 minutos”.

Alguns foram enganados, enviando pagamentos em Bitcoin e esperando um retorno duplo que nunca chegou.

Especialistas em segurança cibernética descreveram a manobra como um golpe de mídia social de variedade de jardim, um ardil mesquinho e transparente.

Mas o que distingue é o número de nomes conhecidos e as principais empresas que enviaram versões da mesma mensagem simultaneamente depois que os invasores obtiveram acesso às contas que, presumivelmente, aumentaram as proteções de segurança.

“É assustador por causa de sua difusão. O que os hackers poderiam ter feito? Poderia ter sido usado para algo muito mais perigoso”, disse Tim Toohey, advogado de privacidade e segurança de Los Angeles.

Twitter se pronuncia sobre ataques

Enquanto o Twitter corria para remover as postagens, foi necessário um passo sem precedentes, restringindo temporariamente as contas verificadas de twittar ou redefinir senhas por algumas horas, antes de retomar as operações normais na plataforma.

Ainda não está claro qual pessoa ou grupo orquestrou o ataque, mas especialistas dizem que provavelmente não é um ator estrangeiro.

“Não havia um motivo político ou estratégico imenso aqui, o que me faz pensar que provavelmente não é um país estrangeiro, ou alguma força como essa que estava conduzindo esse ataque. Parece que alguém está disposto a ganhar alguns dólares”, Mike Chapple, professor de tecnologia da informação da Universidade de Notre Dame e ex-cientista da computação da Agência de Segurança Nacional, disse em entrevista.

As primeiras contas visadas foram emprestadores de Bitcoin e outros grandes players no mundo das criptomoedas.

Em seguida, várias contas de alto perfil compartilharam o golpe. Entre as primeiras, a página de Bill Gates no Twitter.

“Todo mundo está me pedindo para retribuir e agora é a hora”, escreveram os hackers da conta de Gates. “Estou dobrando todos os pagamentos enviados para o meu endereço BTC pelos próximos 30 minutos. Você envia US $ 1.000, eu envio de volta US $ 2.000”.

Alvos do ataque hacker no Twitter

Empresas, incluindo Apple e Uber, também foram alvos.

“Como muitos outros, nossa conta do @Uber foi atingida por um fraudador hoje. O tweet foi excluído e estamos trabalhando diretamente com o @Twitter para descobrir o que aconteceu”, twittou a empresa.

Especialistas do setor de tecnologia dizem que parece que as contas estão sendo invadidas em intervalos definidos ao longo de várias horas, indicando que o ataque pode ser automatizado.

Quando o Twitter retirava as postagens, muitos reapareciam momentos depois. Tweets idênticos e uma resposta parecida do Twitter, foram vistos na conta de Gates, Elon Musk e outras celebridades, artistas e políticos.

Twitter se pronuncia sobre um dos maiores ataques hackers à redes sociais
Twitter se pronuncia sobre um dos maiores ataques hackers à redes sociais – Foto: Reprodução/NPR

De acordo com um registro público de transações vinculadas ao golpe do bitcoin, transações no valor de US $ 118.000 foram recebidas através do link fornecido nos tweets agora excluídos.

“Isso é insignificante em termos de valor em dólares, mas havia alguma outra mensagem sendo enviada aqui?” disse o advogado de segurança de dados Toohey. “Ele encerrou as principais contas do Twitter em um período crucial em nossa história, em um período crucial de nossas comunicações de alguns dos principais comunicadores”.

Consequências do ataque

Mesmo se o esquema for controlado, o dano já pode ter sido causado.

“A maneira como a criptomoeda funciona, uma vez que a transferência ocorre, é irreversível e praticamente impossível de rastrear”, disse Chapple, ex-cientista da computação da NSA. “A verdadeira questão aqui é como os invasores obtiveram acesso a essas importantes contas do Twitter em primeiro lugar”.

Chapple disse que uma linha de investigação que o Twitter e a polícia podem seguir é se o hack ocorreu em um serviço de terceiros que teve acesso a todas as contas.

Outros, incluindo Rachel Tobac, do SocialProof Security, se perguntaram se alguém dentro do Twitter, ou alguém que obteve acesso a controles administrativos, poderia estar por trás dos tweets hackeados.

O investidor do Bitcoin, Cameron Winklevoss, alertou seus seguidores sobre o hack, depois que a conta da empresa que ele co-fundou, Gemini, foi comprometida no ataque, juntamente com várias outras contas de criptomoeda.

“Este é um SCAM, NÃO participe!” Winklevoss escreveu. “…Seja vigilante! A situação está em andamento.”

Winklevoss disse que a violação de segurança ocorreu apesar de Gemini usar uma “senha forte” e autenticação de dois fatores, um processo de duas etapas destinado a se proteger contra possíveis invasões.

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, reagiu ao hack dizendo que foi um dia difícil para os funcionários do Twitter.

“Todos sentimos que isso aconteceu, disse Dorsey na plataforma.” Estamos diagnosticando e compartilhando tudo o que pudermos quando tivermos uma compreensão mais completa do que exatamente aconteceu. “

Fonte: NPR

O que você achou da posição do Twitter frente ao ataque? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.