Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Introdução

Fala pessoal, tudo bem?

Estava sumido devido a quantidade de atividades da Ideacorp, mas hoje resolvi escrever sobre uma solução bastante interessante para quem está querendo instalar novamente o Windows 10. É possível criar uma ISO ou Pen Drive de instalação com os arquivos que foram baixados da atualização. Tudo com uma ferramenta que a Microsoft disponibilizou para download através do OneDrive.  Então vamos lá?

Baixando as ferramentas

Você vai precisar baixar os seguintes arquivos e aplicativos:

Criando a ISO

Depois de baixar os arquivos, você vai precisar extrair ESD-Decrypter você terá um conjunto de arquivos. Execute o arquivo decrypt.cmd como Administrador, conforme é mostrado na imagem a seguir.

Executar como administrador

A seguir uma tela azul irá aparecer e você deverá fornecer o caminho de instalação para o arquivo Install.esd ou Install64.esd. Acompanhe a localização de meus arquivos:

Arquivos de Instalação

Se você não estiver encontrando essa pasta no disco C, a pasta possivelmente pode estar oculta. Para mostrar os arquivos ocultos abra o Windows Explorer e na guia Visualizar (Visualização) marque o item Itens Ocultos. A seguir coloque o caminho no aplicativo anterior, conforme é mostrado na imagem a seguir:

Gerenciamento do aplicativo

A seguir irá aparecer várias opções que permitem escolher qual o tipo de formato de exportação. Temos a primeira opção que corresponde a criação de uma imagem ISO, mas ela irá sem compactação, em meus testes o tamanho que ficou foi em média de 6GB. Se você escolher a segunda opção, terá uma imagem mais compactada, com um tamanho de 3GB. Claro que a imagem sem compactação terá um processo de instalação muito mais rápido. Vou escolher a segunda opção e o processo irá começar. Recomendo não ficar usando muito o computador, pois o processo usa muito processamento.

Criação Iniciada

Gravando a ISO em um DVD ou Pen Drive.

Após você já ter a ISO em seu computador, você poderá jogar o instalador para um Pen Drive através do software Windows 7 to USB (Mesmo sendo para Windows 7 ele funcione perfeitamente com o Windows 10, 8 e obviamente o Windows 7) ou realizar a gravação do DVD usando a própria ferramenta da Microsoft (Saiba Mais clicando Aqui). Vamos seguir com o processo de criação de através de uma mídia externa, pois o processo possui mais etapas.  Depois da instalação do aplicativo, dê permissões de administrador para o aplicativo, e você terá a seguinte tela:

Windows 7 to USB

Procure por uma imagem ISO na pasta onde está o script anterior foi executado, ele terá um nome parecido com pt_windows_10_pro_10240_x64_dvd.iso. Selecione, e clique em Avançar. A seguir você deve escolher uma mídia de armazenamento, no nosso caso um pen drive (Lembro que o pen drive deve ter um tamanho superior a 4GB). Acompanhe na imagem a seguir:

Escolhendo o pen drive.

Clique em Begin Copying e a seguir você terá um alerta informando que o seu pen drive será formatado e tudo que tem nele será perdido com o processo. Clique em Erase e espere pela conclusão. Pronto, você já tem um pen drive bootable com Windows 10. Grande abraço e até a próxima.

Fonte: Meu Blog