Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Olá pessoal!

Me chamo Izandra, e estou eu aqui fazendo uma ponta no Windows Team. Acompanho e admiro o portal há tempos e, vendo uma oportunidade em ajudar, não resisti xD

Tablet CCE TF74W windows 81

Trago hoje um tutorial de como expandir a memória do seu Tablet CCE TF74W, mais conhecido como um modelo de baixo custo com Windows 8.1 full. Um dos maiores problemas dele é a memória padrão, de apenas 16 GB, ocupados em quase totalidade pelo sistema Windows + Office (que vem com licença de um ano de uso na compra desse tablet).

Apesar da possibilidade de expansão com cartão Micro SD de até 32 GB, os usuários descobrem que não é possível instalar nenhum aplicativo – seja programa do Windows ou apps da Windows Store – no seu Micro SD, sendo obrigados a limitar (e muito) a instalação de aplicativos, por conta do pouco espaço no sistema. Eu mesma não pude nem atualizar meu Office, pois exigia 1,2 GB para tanto, e eu tinha apenas 500 mb, mantidos de forma sofrível (com quase nenhum programa instalado) e com muito uso do Revo Unistaller e CCleaner.

Vamos lá: esse tutorial é uma junção de pesquisas que fiz em sites estrangeiros (não havia nada em português), sendo que desses em inglês, não havia nenhum atualizado para o Windows 8.1; somente para o Windows 8.0, e teve pequenas variações neles. Alguns eram incompletos, e os usuários, ao tentarem fazer a modificação, deparavam-se com erros. Descobri que era necessário uma junção de ideias entre os vários tutoriais que encontrei e, ao testar, descobri que funcionou maravilhosamente bem! Mas deixo aqui as duas fontes que mais utilizei: O HowToGeek (linkar: Aqui) e o TheWindowsClub (linkar: aqui).

Considerações iniciais: 1) esse tutorial serve, em tese, para qualquer tablet com Windows 8.1, e não apenas o modelo CCE Tf74W. Encomendei um novo da mesma marca, o “notebook” (híbrido, na verdade) F10-30, que tem o mesmo problema de espaço (HD de 16 GB), e farei o mesmo nele assim que chegar; 2) Ao fazer a modificação abaixo, somente os novos aplicativos instalados irão para o Micro SD; os já instalados permanecem no sistema do tablet. Para resolver isso, basta desinstalar os aplicativos e instalá-los novamente, que eles irão automaticamente para a memória do SD; 3) Esse tutorial é para os programas de desktop; ainda não testei se serve como padrão para os apps da Windows Store. De toda forma, os programas de computador ocupam muito mais espaço que o app, e livrando o sistema ao menos do Office, você já ganhará bem mais espaço.

Sem mais delongas, vamos lá! Só peço perdão pelas minhas imagens, pois foram de um tablete de 7 polegadas com zoom de 200% no sistema. Mas acredito que vocês verão tudo que é necessário rs

Passo 1 – prepare seu Micro SD

O primeiro passo envolve preparar seu novo drive, ou seja, seu Micro SD. Faça backup de tudo que tem nele (de preferência em outra máquina, que tenha espaço), selecione o menu dele e vá em “formatar”. Atenção: na hora da formatação, escolha a opção NFTS; por padrão, o sistema de arquivos é em FAT, mas é importante que ele seja formatado e esteja como NFTS para funcionar como drive.

imagem_1

Em seguida, já com o Micro SD formatado em NFTS, crie uma pasta dentro dele para seus programas. Um simples “Program Files” é melhor, para manter o padrão.

imagem_2

Passo 2 – mudando as configurações de registro

O passo acima é um dos que deu muito problema para usuários que seguiram tutoriais incompletos na internet. E este segundo passo é outro que também pode gerar a ineficácia de todo esse processo, se não for feito corretamente.

Vá na busca padrão do Windows (barra à direita) e busque por regedit.

imagem_3

Abra-o. Navegue por HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion

Sim, o caminho é enorme, mas uma hora você acha xD

imagem_4

Vá no menu dele e clique em Permissões. CUIDADO: a pasta “Current Version” DEVE estar selecionada, ou você vai acabar mudando as permissões da onde não deve!

imagem_5

Com TODOS OS PACOTES DE APLICATIVOS selecionado, vá em avançadas. (perdão pela tela; como disse no início, tem um zoom de 200% no meu tablete de 7 polegadas xD)

imagem_6

Ao lado de “proprietário”, tem um link de “alterar”; clique nele.

imagem_7

Digite “Administradores” (sem aspas) na caixa, e clique em “verificar nomes”. Dê o “ok” depois disso.

imagem_8

Marque a caixa “substituir o proprietário em subcontêineres e objetos”. Clique em “aplicar” e “ok”.

imagem_9

Selecione “Administradores” e confira se as permissões de “Controle total” e “leitura” estão marcadas.

imagem_10

 Passo 3 – a mudança, enfim!

Com tudo isso feito, agora é moleza. Com a última caixa de diálogo fechado, você volta à tela que abriu com o regedit. Selecione ProgramFilesDir, dando dois cliques nele. Substitua os “dados do valor” para o caminho da pasta que você criou lá no Passo 1, dentro do seu Micro SD. No meu caso, a pasta está como “D:\Program Files”. No normal, a pasta é “C:\ Program Files”.

imagem_11

Dê ok. Reinicie seu tablet (as mudanças só ocorrerão depois que você reiniciar). Pronto! Seus aplicativos serão instalados agora direto no seu Micro SD!

imagem_12

Para os aplicativos já instalados no sistema, eles continuarão executando corretamente, MAS pode dar erro com a leitura dos atalhos deles. Reparem, por exemplo, que falta o ícone do Bullguard e CCleaner na área de trabalho abaixo.

imagem_13

Isso é bem fácil de resolver! Clique no ícone para o menu e vá em “propriedades”.

imagem_14

Reparem abaixo que o “Iniciar em” ainda está em “C:\”, pois este programa estava instalado no sistema antes de eu realizar a modificação para o Micro SD. E reparem que o “Destino” está querendo ler em “D:\”, que é o meu Micro SD. Basta mudar esse “D:\” para “C:\” e, voi là, ele está funcionando de novo!

imagem_15

imagem_16

Daí, é só fazer isso com todos os atalhos que tiver algum problema 😉

imagem_autora

Bom, é isso galera, fico por aqui. Pode ter pequenas variações no sistema de vocês na hora que seguirem o passo-a-passo, uma vez que só criei as imagens depois que fiz esse processo, mas dá para entender perfeitamente. Espero que esse tutorial tenha sido útil a vocês!

*Izandra Mascarenhas é formanda em Direito na UFF, estagiária na área trabalhista e admiradora de todos os produtos da Microsoft.