Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A competição pelos processadores de 5nm está acirrada para os smartphones. Isso porque o iPhone 12 pode ser um dos primeiros a ganhar o chip desenvolvido pelo novo processo. No entanto, a TSMC, uma das maiores do mundo na fabricação desses recursos, já deve começar a produção de chips de 4nm ainda este ano, conforme dados revelados por uma nota.

Impressão 3D: entenda como funciona e quais os benefícios!

As notas falam que a maior de Taiwan deve começar o desenvolvimento de processadores com tecnologia 4nm ainda este anos. Além disso, obviamente, é possível que sejam mais eficientes que os de 5nm como o Apple A14. Informam que o processo de fabricação em 4nm foi mencionado em dados de conferências que aconteceram no segundo trimestre deste ano.

O processo de 4nm viria como uma extensão na fabricação dos chips de 5nm, porque ele seria compatível com o mesmo projeto de diversas maneiras.

TSMC avança sobre Intel e deve iniciar produção de chips de 4nm em breve
TSMC avança sobre Intel e deve iniciar produção de chips de 4nm em breve – Foto: Reprodução/

TSMC deve iniciar produção de chips de 4nm em breve

Além disso, as notas mostram que o processo de 3nm continuará usando a tecnologia FinEFT, porque não seria preciso remodelar os projetos de 5nm, dos quais seriam compatíveis com a nova forma e auxiliaria a diminuir os gastos de fabricação. Dessa forma, os chips em 4nm seriam um tipo de intermediários mais baratos ao comparar com os anteriores e posteriores.

Para ter uma melhor visualização de como será, os chips de 3nm terão 15% mais transístores, ser entre 10 a 15% mais fortes e até 25% mais energeticamente eficientes que os de 5nm.

Os testes com esse novo processo de fabricação começarão no ano que vem e o desenvolvimento em massa apenas na segunda metade de 2022. Quanto a fabricação em grandes quantidades dos chips de 4nm devem começar na primeira metade de 2022.

Ainda conforme a fonte, o processo de desenvolvimento em 3nm está em processo avançado, enquanto a litografia de 2nm continua em fase de pesquisa e design inicial.

Além disso, é importante lembrar que a TSMC já tinha afirmado o cronograma de fabricação em abril. Por isso, é provável que não haja atrasos na produção desses recursos ao menos este ano ou ano que vem.

O que você achou da agenda de produção da TSMC? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.