Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Ontem, dia 27/10, a Apple apresentou ao mundo sua nova linha de MacBooks Pro. Geralmente os eventos da Apple são marcados pelo lançamento de pelo menos uma grande inovação desde os tempos de Steve Jobs, mas ontem não foi o caso. O evento da Apple pode ser resumido em uma única palavra: Touch Bar.

A Touch Bar é uma pequena e fina linha de uma tela sensível ao toque que fica entre o teclado físico e a tela do MacBook Pro. Ela fica posicionada justamente onde eram as teclas de funções, como o ESC, F1 a F12, etc. Ela funcionará como uma barra de funções que se adaptam as aplicações que estão sendo executadas no computador. São várias as funcionalidade que ela pode assumir.

https://www.youtube.com/watch?v=HmcxPHHlN8w

Grandes sites de tecnologia, ao menos uma vez na vida, admitiram que desta vez a Apple apresentou algo que nem é surpreendente, muito menos é 100% original. Ainda em 2010 o pessoal de hardware da Microsoft teve essa mesma ideia e chegou a apresentar o conceito abaixo:

O conceito acima era chamado de “Adaptive Keyboard” ou “teclado adaptativo“. Isso lembra alguma coisa? Claro que no conceito não apenas a barra de funções é full touch screen, como também todo o teclado.

Pensa que parou por ai? Mais recentemente, em 2015 para ser mais exato, a Microsoft introduziu o conceito do DisplayCover, que nada mais é do que uma capa para tablets que trazia um teclado físico acoplacado, porém, que deixava uma pequena barra entre o teclado e a tela do acessório para que o display do gadget ainda service para oferecer um pouco mais de interatividade com o sistema. Isso também lembrar alguma coisa? Veja no vídeo abaixo como funciona o DisplayCover:

Entenda que não estamos querendo provar por A + B que o conceito do Touch Bar não saiu dos laboratórios da Apple. Na verdade o intuito é mostrar que a empresa de Cupertino parece estar “descalibrada”. Cadê as grandes inovações do passado? (volta Steve Jobs).

Outro bom exemplo foi o iPhone 7, que sequer despertou o interesse da massa de usuários de iPhones mais antigos a migrarem para o novo modelo. Grande parte deles vai esperar pelo tão comentado iPhone 8, que pode ser um novo divisor de águas para a empresa, assim dizem os rumores, contudo, do jeito que as coisas andam por lá, está complicado saber se isso será mesmo verdade.

iphone-7-540x355

Não há dúvida que a novidade do MacBook Pro da Apple não chegou nem perto de ofuscar as inovações trazidas pelo já idolatrado Surface Studio. Tudo bem que são categorias diferentes, contudo, não esqueçamos que o Surface Book foi e continua sendo uma grande inovação deste 2015, e não será a Touch Bar do MacBook Pro que o colocará para trás.

surface-studio-windows-10-all-in-one-pc-img2

Surface Studio com Windows 10

De uma forma geral, a Microsoft tem se mostrado ser mais inventiva e mais inovadora do que sua amiga nos últimos tempos. Isso mesmo, amiga! Nunca esqueça que a Apple e a Microsoft são grandes parceiras comerciais. Vale notar que o próprio Microsoft Office já está sendo adaptado para explorar a Touch Bar nos MacBooks.

Enfim, a briga entre empresas para ver quem inova mais é sempre benéfica para os consumidores finais, então, torcemos para que da próxima vez a Apple traga algo mais inovador e mais revolucionário de verdade.

Fontes: MSPoweruser Obg ao AndrehBuss pela dica 😉