Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como o vidro, quando se trata de telas de celulares, existem algumas categorias diferentes: LCD e OLED. Mas dentro dessas duas categorias, existem diferentes subtipos, cada um com seus próprios pontos fortes, pontos fracos e perfil de custo. A lista de tipos de tela abaixo não é “exaustiva”, mas deve servir para esclarecer as diferenças entre os principais tipos. Confira:

Veja também o que é Display!

Tipos de tela LCD

Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! - Foto: AG
Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! – Foto: AG

LCD, ou tela de cristal líquido, é talvez o tipo de tela mais comum no mercado.  Enquanto as telas OLEDs dominam o mercado principal (a Apple até colocou uma no iPhone X ), os LCDs podem ser encontrados em praticamente qualquer telefone intermediário. Dessa forma, existem dois tipos principais de LCDs: TFT e IPS.

LCD TFT

Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! - Foto: MB
Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! – Foto: MB

Thin Film Transistor, ou TFT, são os LCDs mais baratos do mercado. Portanto, esse tipo de LCD é construído de forma que cada pixel da tela seja conectado a um capacitor e a um transistor. Os pontos fortes dos visores TFT incluem uma alta taxa de contraste e um baixo custo de produção, resultando em um celular de menor custo. No entanto, os monitores TFT também sofrem com um ângulo de visão estreito, pouca visibilidade em luz direta e alto consumo de energia.  Normalmente, você verá esses monitores em celulares básicos, devido ao seu baixo custo.

IPS LCD

Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! - Foto: TT
Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! – Foto: TT

Os monitores de comutação no local, ou IPS, são atualmente os melhores LCDs do mercado. Dessa forma, eles apresentam cores consistentes e amplo ângulo de visão, mesmo sob luz direta, quando comparados aos monitores TFT. No entanto, eles são mais caros de produzir e, como tal, você normalmente os verá em telefones de nível médio e superior. A Apple usa uma versão de alta resolução de LCDs IPS que batizou de Retina, o que significa que o olho humano não consegue discernir os pixels individuais na tela. Seja o que for que a Apple o chame, no entanto, ainda é um LCD IPS.

SLCD

Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! - Foto: Zoom
Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! – Foto: Zoom

Super LCD é uma tecnologia proprietária de LCD desenvolvida pela S-LCD Corporation. De modo geral, o SLCD aparece em celulares HTC, embora alguns outros OEMs o tenham incluído em seus celulares também. O SLCD difere do IPS LCD porque não há espaço entre o vidro externo e o sensor de toque. Portanto, isso resulta em uma sensação “mais próxima” e menos reflexo da lente em comparação com a tecnologia IPS.

Resistivo vs. Capacitivo

Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! - Foto: Zoom
Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! – Foto: Zoom

Nos primórdios dos visores de toque, havia dois tipos de LCDs – resistivos e capacitivos. Dessa forma, o Resistivo foi o primeiro tipo de LCD de tela sensível ao toque, contando com a pressão de duas camadas de vidro para detectar pontos de toque. Os LCDs capacitivos, no entanto, dependem da interrupção do campo eletrostático da tela pelo dedo humano para detectar o toque. Os LCDs resistivos caíram em “desgraça” entre as OEMs, que agora usam LCDs capacitivos mais finos e responsivos.

Tipos de tela OLED

Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! – Foto: AG

Os diodos emissores de luz já existem há algum tempo. Dessa forma, fazemos telas com eles há cerca de uma década e, nesse tempo, a tecnologia gerou uma série de avanços e subtipos, que agora estão sendo usados ??para criar telas de celulares. Os diodos emissores de luz orgânicos usam uma camada de material orgânico à base de carbono colocada entre um ânodo e um cátodo (essas são folhas condutoras) colocada novamente entre duas camadas de vidro. Dessa forma, a eletricidade corre para as duas folhas condutoras, iluminando a folha de carbono e iluminando a tela.

Enquanto a maioria dos OLEDs modernos em smartphones são AMOLED, a Apple incluiu um display OLED em seu iPhone X que está chamando de display Super-Retina HD.

MicroLED

Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! – Foto: OD

Também chamado de MLED ou µLED, MicroLED é uma nova tecnologia que poderemos ver no futuro para smartphones. Chamado assim porque cada pixel é conectado ao seu próprio LED – e, como tal, é autoiluminado, sem necessidade de luz de fundo, os MicroLEDs são potencialmente a próxima evolução na tecnologia de display LED. A Ars Technica informou recentemente que a Apple pode estar considerando MicroLEDs para futuras iterações do iPhone, o que demonstra seu potencial como tela. Embora essa tecnologia esteja a alguns anos de amadurecimento, no mínimo, é uma evolução potencialmente excitante.

AMOLED

Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! – Foto: Zoom

O Diodo Emissor de Luz Orgânica de Matriz Ativa é a iteração atual da tecnologia OLED mais usada em celulares. A característica marcante, talvez, desta tela é sua capacidade de “desligar” pixels para exibir o preto verdadeiro. Isso significa que modos de exibição como Active Display da Moto e Display sempre ligado da LG – em que a maior parte da tela está desligada, mas as notificações são exibidas em branco – literalmente desligam a tela e ligam apenas os pixels necessários para exibir essas notificações. Portanto, isso nos permite economizar energia e, ao mesmo tempo, fornecer informações de relance.

Essas telas têm excelente vibração de cores, peso mais leve, bateria de longa duração e maior brilho quando comparadas às telas LCD. Embora as telas AMOLED sejam frequentemente criticadas por terem cores supersaturadas, ou seja, talvez a única verdadeira fraqueza da tecnologia.

Super AMOLED

Tipos de tela: veja quais são os tipos de telas utilizadas nos celulares! – Foto: Zoom

Os monitores Super AMOLED são tecnologia proprietária da Samsung. A empresa coreana o licencia para outros OEMs para uso em seus smartphones, além de seus próprios celulares (como o Galaxy S9 ). Portanto, este display AMOLED melhora a tecnologia de tela de toque capacitiva mencionada acima.  As telas Super AMOLED incorporam os sensores sensíveis ao toque na própria tela, em vez de uma camada separada, como nas telas capacitivas. Como tal, é o display mais fino do mercado – e cobiçado em um mercado onde quanto mais fino significa melhor.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!