Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A estratégia de backup ideal varia de acordo com as necessidades de cada organização. Portanto, este artigo abordará os principais tipos de métodos de backup – completo, incremental e diferencial – junto com as suas vantagens e desvantagens para ajudá-lo a escolher o que é melhor para você e sua empresa.

Veja como fazer o backup do seu WhatsApp!

Por exemplo, uma pequena empresa pode optar por fazer backup de tudo todos os dias, mas uma grande empresa  pode escolher uma estratégia de backup incremental ou diferencial. Portanto, confira abaixo os três principais tipos de backup:

Backup Completo

Tipos de backup: saiba quais são e as suas vantagens! - Foto: BD MAS
Tipos de backup: saiba quais são e as suas vantagens! – Foto: BD MAS

Um backup completo é quando uma cópia completa de todos os arquivos e pastas é feita. De todos os métodos, esse é o backup mais demorado e pode sobrecarregar a rede se o backup estiver ocorrendo na rede.

Mas também é o mais rápido para restaurar porque todos os arquivos de que você precisa estão contidos no mesmo conjunto de backup. Além disso, vale lembrar que backups completos em uma programação regular requerem o máximo de armazenamento de cada método.

Vantagens
  • Tempo de restauração rápida.
Desvantagens
  • Requer mais armazenamento;
  • Usa muita largura de banda de rede;
  • Pode ser roubado se você não criptografar seus backups.
Ideal para qual tipo de empresa?

Como as pequenas empresas podem não ter muitos dados para fazer backup, backups completos são provavelmente a melhor opção. Dessa forma, é fácil mantê-los e restaurá-los.

No entanto, você deve considerar criptografar seus backups se planeja usar backups completos. Se um usuário não autorizado obtiver acesso ao seu backup, ele terá acesso a tudo se não estiver criptografado. Mas se o seu backup estiver criptografado, eles podem roubar toda a sua unidade de backup e ainda não ter nada sem a sua chave de criptografia.

Backup incremental

Tipos de backup: saiba quais são e as suas vantagens! - Foto: CN MAS
Tipos de backup: saiba quais são e as suas vantagens! – Foto: CN MAS

Este método requer que pelo menos um backup completo seja feito e, posteriormente, apenas os dados que foram alterados desde o último backup completo serão copiados novamente.

Os backups incrementais levam menos espaço e tempo para serem executados do que os backups diferenciais e completos, mas é o mais demorado de todos os métodos para restaurar um sistema completo.

Primeiro, você precisa restaurar o conjunto de backup completo mais recente e, em seguida, cada um dos conjuntos de backup incremental em ordem. Se um desses conjuntos de backup estiver ausente ou danificado, uma restauração completa será impossível.

Vantagens
  • Ocupa o mínimo de espaço;
  • Usa relativamente pouca largura de banda de rede.
Desvantagens
  • Restauração demorada;
  • A restauração completa é impossível se um dos backups incrementais estiver ausente ou danificado.
Ideal para qual tipo de empresa?

As empresas que trabalham com grandes quantidades de dados serão mais bem atendidas com backups incrementais do que apenas com backups completos, pois os backups incrementais ocupam o mínimo de espaço de cada um dos três métodos principais. No entanto, se você não pode ficar muito tempo sem acessar seus dados antes de perder negócios ou lucros, e seu objetivo de tempo de recuperação (RTO) é muito pequeno, considere usar um backup diferencial.

Backup Diferencial

Tipos de backup: saiba quais são e as suas vantagens! – Foto: CN MAS

Os backups diferenciais são um meio-termo entre a execução de backups completos regulares e backups incrementais regulares.

Os backups incrementais exigem que seja feito um backup completo. Posteriormente, apenas os arquivos que foram alterados desde o último backup completo são incluídos no backup. Isso significa que, para restaurar, você só precisa do último conjunto de backup completo e do último conjunto de backup diferencial.

Não há necessidade de restaurar mais do que esses dois conjuntos de backup, o que economiza mais tempo do que restaurar de um backup incremental, mas ainda leva um pouco mais de tempo do que restaurar de um backup completo. Além disso, também ocupa menos espaço do que os backups incrementais, mas mais espaço do que os backups completos.

Vantagens
  • Ocupa menos espaço do que backups completos;
  • Restauração mais rápida do que backups incrementais.
Desvantagens
  • Usa muito mais largura de banda da rede do que backups incrementais, mas menos do que backups completos.

Conclusão

Tipos de backup: saiba quais são e as suas vantagens! - Foto: CN MAS
Tipos de backup: saiba quais são e as suas vantagens! – Foto: CN MAS

Agora que você entende os três tipos principais de métodos de backup, também deve considerar que há muitos outros tipos de métodos de backup baseados neles.

Alguns deles incluem o backup virtual completo, proteção de dados quase contínua, backup incremental reverso e backup incremental permanente. Um deles pode ser o ideal para sua organização.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!