Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Apenas dois meses depois das quatro maiores operadoras de telefonia móvel do país serem multadas em cerca de 22,6 milhões de reais em São Paulo por questões envolvendo a famosa “internet ilimitada”, o PROCON de Fortaleza multou três, das quatro, em mais 20 milhões de reais pelo mesmo motivo de antes (valor do total das multas somadas).

interne ilimitada smartphone

O processo envolvendo as empresas foi apresentado hoje (dia 22) e têm por base as reclamações de consumidores que sofreram bloqueio de internet, mesmo quando seus planos diziam que o serviço era ilimitado.

Além disso, o processo tem o endosso do resultado da fiscalização feita pelo PROCON nas lojas das operadoras em abril, que constatou que o material publicitário que é distribuído aos consumidores é confuso e configura sim propaganda enganosa por não deixar claro as limitações do serviço, levando o consumidor ao engano. Além do mais, com isso elas ferem o Artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que as empresas devem oferecer “informação adequada e clara sobre os seus diferentes produtos e serviços”.

A decisão cabe recurso e a Tim já o fez, enquanto a Oi disse que não comenta ações em andamento e a Vivo disse que tomaria as devidas providências.

Operadoras brasil

Atualmente as operadoras podem cortar a internet de seus usuários, porém, clientes que compraram planos que traziam a informação “ilimitado” estão fora desse corte. Caso a operadora descumpra isso, cabe multa diária de R$ 25 mil. Os demais planos que forem vendidos com essa informação clara, realmente não há o que se fazer.

Fontes: Diário de PE e G1