Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A ThyssenKrupp é um grupo industrial diversificado de alta tecnologia alemão com mais de 155.000 empregados em quase 80 países. A empresa resultou de uma união em 1999 das empresas Thyssen e Krupp. No ano fiscal de 2011/2012 ThyssenKrupp gerou vendas de € 40 bilhões e hoje é umas das líderes no mercado de elevadores no Brasil.

Hoje, em uma parceria histórica, a ThyssenKrupp fechou uma parceria com com a Microsoft para trazer ao mercado os primeiros elevadores com inteligência artificial do país. Será a 1º solução de manutenção preditiva de elevadores com inteligência artificial.

Por trás dessa capacidade temos a nuvem inteligente da Microsoft, que será a responsável por processar os dados e envia-los para pessoas capacitadas para utilizar os dados da melhor maneira possível.

A ideia da ThyssenKrupp é usar os dados obtidos pelos sensores dos seus elevadores via Nuvem Inteligente da Microsoft, para oferecer manutenção de alto padrão e com uma maior eficiência, de forma que seus equipamentos sejam reparados antes mesmo de apresentarem algum defeito. Será possível se antecipar a problemas e impedir o mal funcionamento de uma máquina sem sequer ter que fazer uma verificação física no equipamento.

A apresentação da novidade aconteceu hoje em um evento no Microsoft Technology Center em São Paulo, que contou, inclusive, com a participação da presidente da Microsoft Brasil, a Paula Bellizia. Durante sua fala Paula falou sobre a importante missão da Microsoft de capacitar as organizações de forma que elas evoluam e para isso a Microsoft tem oferecido soluções diversas, inclusive as soluções em Nuvem. Paula ainda falou sobre o enorme investimento que a Microsoft começou a fazer em IoT (dispositivos internet das coisas), na casa dos 5 bilhões de dólares, e em outras áreas voltadas para o mercado empresarial. Ela também falou sobre inteligência artificial e seu papel na otimização de processos, como na melhoria do relacionamento com o cliente, no empoderamento dos funcionários, na otimização de operações e muito mais.

Paula também aproveitou a oportunidade para revelar o quanto a Microsoft tem trabalhado duro para oferecer esse suporte com a mais alta qualidade possível, tanto que para isso ela já soma uma equipe de mais de 8.000 cientistas e mais de 500.000 desenvolvedores.

Esses são os 3 pilares da Microsoft em sua atuação em IA

Voltando ao lançamento da ThyssenKrupp, o equipamento que eles estão trazendo para o mercado brasileiro é o MAX, que seria justamente o elevador inteligente. Esse equipamento é dotado de sensores que enviam informações para a Nuvem Inteligente da Microsoft que posteriormente envia para seus mantenedores. Existe até um aplicativo para os técnicos que podem conferir diversos parâmetros dos equipamentos e descobrir falhas muito mais rapidamente. Também teremos escadas rolantes MAX em nosso mercado, que também podem se comunicar com a Nuvem Inteligente da Microsoft.

Além disso, a empresa anunciou uma outra parcela da parceria com a Microsoft onde eles farão uso do computador holográfico da Microsoft, o HoloLens, para oferecer o que eles chamaram de HoloLink. O HoloLink é uma solução de realidade virtual com a qual os vendedores da empresa poderão oferecer uma experiência de venda muito mais eficiente, pois o cliente usará dispositivos como o HoloLens para visualizar os produtos do catálogo da empresa, podendo também configura-los e até mesmo vê-los em funcionamento, tudo por meio de uma interação virtualizada.

Além disso, com a ajuda do HoloLens, o projeto de construção de cadeiras inclusivas e outros produtos da empresa foi otimizado ao máximo. Antes era preciso no mínimo 60 dias para entregar alguns produtos, porém, com a chegada do HoloLens na jogada, esse tempo foi reduzido para apenas 15 dias e com uma precisão muito maior, sem o uso de medições manuais, já que tudo é feito pelo HoloLens.

O uso do HoloLens da ThyssenKrupp não para por ai. Técnicos da empresa também poderão usar o computador holográfico da empresa para fazer manutenção nos equipamentos.

Eles farão uso da Inteligência Artificial de Cortana e da Nuvem Inteligente da Microsoft para otimizar a manutenção dos seus equiapamentos

O HoloLens também será utilizado na criação de novos projetos da empresa e no treinamento de novos engenheiros e técnicos, minimizando custo com protótipos e modelos de aprendizagem físicos.

Você pode conferir o vídeo da apresentação das novidade clicando aqui. Eles fizeram várias demonstrações ao vivo, inclusive com o HoloLens.