Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Na última quinta-feira (25), a Intel viu a sua tecnologia Thunderbolt completar 10 anos, e destacou seus principais avanços desde que foi lançado em 2011. Além disso, a tecnologia foi desenvolvida pensando na praticidade e eficiência, e teve sua largura de bando multiplicada 4 vezes desde sua primeira versão. Dessa forma, obtemos a capacidade de transferirmos filmes inteiros em HD em poucos segundos, carregar um notebook e mais.

Arkane Lyon explica como cada lugar de Deathloop contará com sua própria atmosfera e trilha sonora

Thunderbolt faz 10 anos e Intel destaca seus avanços
Thunderbolt faz 10 anos e Intel destaca seus avanços – Foto: Reprodução/Adrenaline

A adoção da tecnologia Thunderbolt a fez consolidar no mercado, chegando a mais de mil computadores e mais de mil acessórios (como monitores, SSDs, câmeras e HDs externos). Além disso, a tecnologia permite que duas telas 4K sejam conectados ao aparelho simultaneamente, carregamentos de dados e transferências a uma velocidade de 40 Gbps: que é o suficiente para transferir um arquivo mp3 de 8.766 horas (um ano) de áudio em apenas alguns minutos.

“A simplicidade, confiabilidade e performance do Thunderbolt são importantes seja trabalhando ou aprendendo em casa, ou criando conteúdo ou se você é um gamer. Você pode fazer todas essas coisas com uma única conexão.” Disse Jason Ziller, gerente geral da Client Connectivity Division na Intel.

Mais detalhes sobre a tecnologia da Intel

Essa tecnologia já está sendo considerada como o princípio de um novo padrão de conector, ela é integrada com as CPUs da Intel e ajuda na padronização do USB4. Os notebooks mais recentes da Intel, o vPRO e Intel EVO, já vem com o suporte ao Thunderbolt de fábrica, além disso a tecnologia promete chegar em breve aos Chomebooks. Por fim, a Intel preferiu adotar um conector Tipo C menos para ficar menos visível e permitir a implementação em aparelhos mais finos.  

“A Intel está ansiosa para continuar trabalhando na indústria em inovação e na adoção do Thunderbolt. Nós esperamos que o Thunderbolt acompanhe a transição para monitores 8K e 16K, a velocidade de SSDs externos que dobram a cada ano e muito mais.” – Comentou Jason Ziller sobre a evolução da tecnologia Thunderbolt no futuro.

O que você achou do aniversário da Thunderbolt? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!