Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Três novos vazamentos trazem informações sobre o ainda suposto, desejado, sonhado e esperado Surface Phone. Mas pera lá, serão dois e não apenas um Surface Phone?

Surface Phone conceito

Surface Phone – Conceito

Segundo informações do pessoal do Nokia Power User, Sim! Serão dois Surfaces Phones com nomenclaturas semelhantes aos Lumias 950 e 950 XL, onde as letras fazem referência ao tamanho maior da tela. No mais, tudo será praticamente igual. Eles foram mais longe apostando que as configurações deles seria:

Surface Phone

  • Tela de 5.2 polegadas com resolução 2K (2560 x 1440 pixles)
  • Processador Qualcomm Snapdragon 820
  • 3 ou 4 GB de RAM
  • Câmeras de 16MP e 8MP
  • Armazenamento de 32/64GB

Surface Phone XL

  • Tela entre 5.5 e 6 polegadas com resolução 2K (2560 x 1440 pixles)
  • Processador Qualcomm Snapdragon 820
  • 3 ou 4GB de memória RAM
  • Câmeras de 16MP e 8MP
  • Armazenamento de 32/64 GB
  • Escâner de íris para o Windows Hello
  • Possível caneta ótica inclusa
Conceito de Surface Phone

Conceito de Surface Phone e sua caneta óptica

Até aí tudo bem, já que algumas dessas informações batem com o teste de benchmark do GFXBench abaixo que faz menção a um novo dispositivo rodando o Windows Phone/Windows 10 Mobile e que vem equipado com o Snapdragon 820.

Suposto Lumia com snapdragon 820

Aqui temos a primeira divergência dos rumores, pois, no teste a câmera principal seria de 20MP e não 16MP, e a frontal seria de 12MP e não de 8MP. O teste confirmaria uma tela de 5,8 polegadas, logo, com base nas informações do NPU, o modelo posto à prova seria o Surface Phone XL.

Por fim, no Connect2015, que é um evento da Microsoft, Kevin Gallo, VP for Windows Developer Platform, deu a entender que em 2016 o Windows 10 Mobile ganhará suporte a aplicativos Win32 no Modo Continuum for Phones, porém, como esses aplicativos precisariam de um processador x86 para funcionaram, coisa que nem o Lumia 950 e 950 XL tem, já que eles usam processadores ARM, a carta na manga precisa ser um processador x86 para equipar os Surface Phones ou outros futuros Lumias. Essa informação alimenta o rumor de um suposto lançamento de um smartphone construído via parceria Microsoft + Intel.


Sendo assim, essa última informação fura o olho das duas primeiras, já que desmentiria o NPU sobre a questão do processador seu um Snapdragon 820.

Enfim, isso está uma bagunça generalizada e ninguém sabe é de nada. Só temos certeza de uma coisa: em 2016 sem dúvida teremos ou um Surface Phone de verdade, ou um novo Lumia ainda mais potente que os Lumias 950 e 950 XL, e este deve sim vir com um processador Intel. Se ele rodar apps Win32 ao menos no Modo Continuum for Phones, sem dúvida irá revolucionar de uma vez por todas o segmento de telefonia em todo o mundo. Só para se ter uma ideia, hoje existem mais de 7 milhões de apps baseado em x86 para o Windows, contra quase 1,5 milhões de apps na App Store da Apple, algo perto disso na Google Play Store e 650.000 na Windows Store unificada. É pouco ou quer mais?

Conceito do Surface Phone junto a o tablet Surface que serviu de inspiração.

Conceito do Surface Phone junto ao tablet Surface que serviu de inspiração

Fontes: Twitter, NPU e Slashgear