Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não! A princípio o Telegram Messenger não vai lançar um aplicativo UWP (Aplicativo Universal do Windows) na Windows Store, mas sim, seu atual aplicativo voltado para desktops (win32) portado para o Windows 10 por meio do Projeto Centennial.

Sim! você verá dois aplicativos do Telegram Messenger na loja, um para smartphones, já disponível atualmente, e outro para desktop, que deve chegar em breve. Isso é meio chato, afinal, faz com que o propósito por trás do projeto dos UWP perca todo sentido.

Pelo visto portar um programa usando o Projeto Centennial é bem mais fácil do que criar um UWP do zero, afinal, as famosas “pontes” da Microsoft são para portar aplicativos e jogos de outras plataformas e não aplicações win32. Para esses existe o Centennial.

Nova UI do Telegram Messenger para Desktops

Claro que se for a vontade do DEV é possível fazer a conversão de um programa win32 para um UWP usando as várias ferramentas contidas no Visual Studio, porém, muitos deles optam pela máxima simplicidade e o mínimo de trabalho, o que resulta na chegada de aplicações voltadas apenas para desktops com pouquíssimas mudanças na UI e no código da aplicação.

A esperança de ter uma loja recheada de aplicativos UWP parece estar sendo minada dessa jeito, porém, ela pode ser alimentada pelo projeto em torno da unificação do Shell do Windows 10, assim como do Windows 10 voltado para processadores ARM, o que faria com que qualquer smartphone com Windows 10 rodasse não mais uma versão “mobile”, mas sim, uma versão completa do Windows, capaz, inclusive, de rodar aplicações win32 convertidas por meio do Projeto Centennial, e que passaram a estar disponível na loja, e que tiveram sua UI automaticamente adaptada a telas menores por meio do Composable Shell, ou CShell. 

Tudo está muito indefinido e difícil de entender. O jeito é esperar por uma explicação da Microsoft para tudo isso.

  • Enquanto o Telegram Messenger não chega na Windows Store você pode baixa-lo de forma oficial por meio deste link aqui.

Fonte: drwindows Obg ao Mark Wellington pela dica 😉