Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

As alterações na política de privacidade do WhatsApp fizeram dois rivais receberem destaque. Ou seja, o Telegram e o Signal chegaram à primeira posição em downloads no Google Play e na Apple App Store em diversos países. Além disso, no território brasileiro, ambos os aplicativos de mensagens ficaram no top 10. Utilizadores se irritaram por terem que compartilhar informações com o Facebook.

Bitcoin cai 10% e usuário chega a vender a R$ 160 mil no Mercado Bitcoin

Além disso, artigos em todo o planeta afirmam que os utilizadores do WhatsApp terão que excluir a conta se não desejarem compartilhar informações com o Facebook. Na realidade, essa exigência já existia desde 2016 e é aplicada para a maior parte dos 2 bilhões de usuários do aplicativo – só que poucos tinham essa consciência.

A consequência: os principais rivais voltaram a ter atenção. O que inclui o Signal, do qual o protocolo de criptografia ponta-a-ponta é utilizado pelo WhatsApp; além do Telegram, concorrente de longa data.

Conforme a consultora App Annie, o Signal esteve em primeiro lugar na App Store em 44 países no último domingo (10). Há uma semana, antes de toda a polêmica começar, ele não estava entre os líderes de download em nenhuma nação – o aplicativo para iPhone nem mesmo alcançava os mais baixados.

Telegram e Signal disparam na App Store e Google Play em vários países
Telegram e Signal disparam na App Store e Google Play em vários países – Foto: Reprodução/Tecnoblog

Na Google Play, o momento é parecido: o Signal para Android está dominando o ranking geral de aplicativos em 14 nações. Uma semana atrás, ele nem era exibido nas listas de top 100.

Telegram expande no iPhone e Android

Com o Telegram, o crescimento no interesse também é impressionante, mesmo que o aplicativo já tenha quase 500 milhões de utilizadores. O modelo para Android estava na liderança da Play Store em 20 nações no domingo. Já na App Store, são 29 países distintos, de acordo com a App Annie.

No território brasileiro, o Telegram já estava entre os 50 aplicativos com mais download há algum tempo. No entanto, ele aumentou para a liderança do ranking nos últimos dias. O mesmo aconteceu em muitas outras nações, como nos Estados Unidos. o gráfico abaixo indica a alteração súbita na App Store:

Telegram e Signal disparam na App Store e Google Play em vários países
Telegram e Signal disparam na App Store e Google Play em vários países – Foto: Reprodução/Tecnoblog

O que você achou dos downloads do Telegram e Signal aumentarem? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!