Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A tela piscando de um notebook pode ser uma dor de cabeça de várias maneiras. Isso pode prejudicar os resultados financeiros de sua empresa porque piscar constantemente é uma distração que produz fadiga. O resultado é uma produtividade reduzida, pois você precisará de pausas frequentes para reduzir a possibilidade de fadiga ocular e dores de cabeça. 

Esqueceu a senha do seu notebook? Veja o que fazer!

Além disso, existem diferentes tipos de cintilação, incluindo cintilações breves e aleatórias e aquelas que são persistentes. Portanto, a forma como a tela pisca é útil para determinar o culpado.

Abaixo você verá o que fazer caso a tela do seu notebook esteja piscando. Confira:

1. Altere a taxa de atualização para corresponder às capacidades do seu monitor

Tela do notebook piscando: veja o que você pode fazer! - Foto: TM
Tela do notebook piscando: veja o que você pode fazer! – Foto: TM

A taxa de atualização é uma medida de quantas vezes a tela é redesenhada a cada segundo. Embora essa configuração esteja relacionada a monitores de PC mais antigos, ela pode afetar a qualidade dos monitores de cristal líquido encontrados em notebook. 

Dessa forma, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha “Resolução da tela”. Em seguida, clique em “Configurações avançadas” e “Monitor”. Se ativado, marque “Ocultar modos que este monitor não pode exibir” e escolha uma taxa de atualização mais alta na lista.

2. Atualize os drivers da placa gráfica

Tela do notebook piscando: veja o que você pode fazer! – Foto: TM

Essa é a causa mais provável se você sempre teve problemas com tela piscando. Dessa forma, procure por “Hardware e Sons” no Painel de Controle e clique em “Gerenciador de Dispositivos”. Em “Adaptadores de vídeo”, você verá a marca e o modelo exatos de sua placa de vídeo. Em seguida, vá para a página da Web do driver do fabricante e pesquise este modelo para baixar os drivers apropriados. Como alternativa, você pode reverter para um driver mais antigo se a oscilação começou imediatamente após uma atualização. Neste caso, volte ao “Gerenciador de Dispositivos”, clique com o botão direito no adaptador e depois em “Driver”. Por fim, clique em “Reverter driver” e “Sim” para confirmar.

3. Desinstale e reinstale os drivers de vídeo

Tela do notebook piscando: veja o que você pode fazer! - Foto: Exame
Tela do notebook piscando: veja o que você pode fazer! – Foto: Exame

Para desinstalar o driver da placa de vídeo, faça o seguinte:

  1. Primeiramente, use a tecla “Windows + X” para abrir o menu do usuário avançado e selecione “Gerenciador de dispositivos”.
  2. Em seguida, clique para expandir os adaptadores de dispositivo;
  3. Agora, clique com o botão direito no adaptador e selecione “Desinstalar”;
  4. Em seguida, marque a caixa de seleção “Excluir o software do driver para este dispositivo”;
  5. Clique em “OK” para confirmar;
  6. Por fim, reinicie o seu PC.

Para reinstalar os drivers de vídeo, faça o seguinte:

  1. Primeiramente, abra as “Configurações”;
  2. Em seguida, clique em “Atualização e segurança”;
  3. Clique em “Windows Update”;
  4. Por fim, clique no botão “Verificar atualizações” para baixar e instalar o driver de vídeo mais recente.

O Windows Update sempre fornece os drivers de dispositivo mais compatíveis, mas isso não significa que eles sejam a versão mais recente disponível.  Portanto, como alternativa, em vez de usar o Windows Update, você pode baixar e instalar o driver necessário manualmente do site do fabricante da placa gráfica – é claro, você precisará saber qual placa gráfica está instalada no seu PC, que você pode encontrar procurando nas informações do sistema.

Aqui está uma lista dos sites de suporte mais populares para baixar os drivers de vídeo mais recentes:

Caso o driver mais recente não resolva o problema de cintilação em seu PC, como último recurso, você pode tentar baixar e instalar uma versão mais antiga do driver no site de suporte do fabricante (se disponível). Embora você possa perder novos aprimoramentos e recursos, às vezes uma versão mais antiga do driver pode funcionar melhor no seu notebook.

4. Desinstale apps incompatíveis

Tela do notebook piscando: veja o que você pode fazer! - Foto: Exame
Tela do notebook piscando: veja o que você pode fazer! – Foto: ML

Embora haja um grande número de apps que podem causar problemas, geralmente você pode restringi-los ao seu antivírus de terceiros e apps projetados para versões anteriores do Windows.

Dessa forma, se você instalou o Norton Antivirus, iCloud e IDT Audio, esses são apps conhecidos por causar problemas.

Para desinstalar apps incompatíveis, faça o seguinte:

  1. Primeiramente, abra as “Configurações”;
  2. Em seguida, clique em “Sistema”;
  3. Agora, clique em “Aplicativos e recursos”;
  4. Selecione o app que está causando o problema e clique em “Desinstalar”;
  5. Por fim, clique em “Desinstalar” novamente para confirmar.

Como alternativa, você pode usar o Painel de Controle para desinstalar um app de PC problemático.

  1. Primeiramente, abra o painel de controle;
  2. Em seguida, clique em “Desinstalar um programa”;
  3. Selecione o app que deseja remover;
  4. Por fim, clique em “Desinstalar” e siga o processo de desinstalação.

5. Ative a sincronização vertical se a oscilação ocorrer quando DirectX ou OpenGL estiver em uso, por exemplo, durante um jogo de PC

Tela do notebook piscando: veja o que você pode fazer! – Foto: ELG

A sincronização vertical, ou VSync, bloqueia a taxa de atualização do app para a taxa de atualização do monitor. A cintilação horizontal é reduzida, o que melhora a qualidade da imagem. Para placas Nvidia, o VSync pode ser encontrado em “Gerenciar configurações 3D”. Já para a Intel, procure “Configurações 3D” ou “Flip assíncrono”. Por fim, em placas ATI / AMD, ative “Aguardar atualização vertical”.

6. Abaixe e levante a tela do notebook repetidamente para determinar se a oscilação está relacionada ao movimento

Tela do notebook piscando: veja o que você pode fazer! – Foto: ADN

A falha de hardware é a causa provável quando a cintilação ocorre apenas quando o notebook se move. Provavelmente, o cabo da tela está solto ou danificado, mas o inversor e a luz de fundo também podem causar esse problema. O notebook precisa ser aberto para confirmar o problema, mas não tente fazer isso a menos que você esteja familiarizado com o reparo do PC e não se importe em anular a garantia. Para obter os melhores resultados, leve o notebook a um técnico licenciado ou devolva-o ao fabricante.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!