Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Que o HoloLens é algo futurista e incrivelmente interessante, isso todo mundo deve concordar, mas, já pensou em melhorar ainda mais a interação desse computador holográfico da Microsoft? Já imaginou tocar nos hologramas gerados por ele? A Ultrahaptics sonha com isso desde 2013 e agora eles finalmente conseguiram demonstrar que será possível “tocar” em hologramas. Como isso é possível?

A tecnologia por trás do UltraHaptics é composta por uma série de alto-falantes de ultra-som para dar aos usuários uma sensação de toque em pleno ar. Veja no vídeo abaixo.

A Ultrahaptics foi fundada em 2013 com base em tecnologia desenvolvida originalmente na Universidade de Bristol, Reino Unido. O dispositivo utilizado um conjunto de 64 alto-falantes em miniatura. O sistema inteiro consome 9 Watts de potência e cria ondas sonoras de alta frequência e alta intensidade poderosas o suficiente para levitar um cordão esférico (de até 4 mm de diâmetro ) feito de poliestireno expandido.

Aqui vemos melhor os pequenos speakers do ultrahaptics

De fato, não será possível tocar no holograma, já que isso seria impossível, tendo em vista que um holograma é algo que não está lá de verdade, fisicamente falando, então, a tecnologia da Ultrahaptics cria uma forma de nos dar a sensação de toque, o que aumentará consideravelmente o fator “imersão” quando o assunto são hologramas.

Ainda vai demorar um pouco até que o Ultrahaptics + HoloLens se tornem algo comum em nosso dia a dia, mas pelo visto tecnologias antes vistas apenas em filmes de ficção científica em breve deixarão de ser apenas uma ficção.

Fonte: RealityNews