Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

‘Tales of Arise’ é o mais recente RPG de ação da longa série “Tales of” JRPG. É o 17º jogo da série principal, mas apenas os últimos, começando com ‘Tales of Zestiria‘, foram para o PC. Tal como acontece com tantos jogos ultimamente, Arise teve um atraso desde que foi anunciado pela primeira vez: originalmente previsto para sair em 2020, mas atrasado para 2021. Em um showcase de gameplay nesta primavera, ‘Tales of Arise’ finalmente teve uma data de lançamento: está chegando em setembro.

Veja também os melhores jogos de Super Nintendo!

Dessa forma, o produtor Yusuke Tomizawa diz que espera que ‘Tales of Arise’ mostre aos fãs de longa data da série que a Bandai Namco entende quais itens básicos da série são importantes para os jogadores, ao mesmo tempo que inova e atrai um público mais global. Assim, parece que esse é o RPG Tales de maior orçamento em anos .Por fim, a Bandai Namco confirmou que está chegando aos consoles de última e atual geração, além do PC.

Portanto, aqui está tudo o que sabemos sobre ‘Tales of Arise’, incluindo sua nova data de lançamento, detalhes sobre o combate e pedaços de história e antecedentes coletados em entrevistas traduzidas. Confira:

Qual é a data de lançamento de ‘Tales of Arise’?

Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! - Foto: CI MAS
Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: CI MAS

Tales of Arise será lançado em 10 de setembro.

Dessa forma, a Bandai Namco anunciou a data de lançamento de Tales of Arise para PC e consoles em todo o mundo em 10 de setembro. Jogadores de sorte no Japão vão conseguir isso um dia antes, em 9 de setembro.

‘Tales of Arise’ tem uma demonstração gratuita, mas não no PC

 Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! - Foto: BRA MAS
Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: BRA MAS

Durante uma recente sessão de perguntas e respostas, o produtor de Arise, Tomizawa, respondeu a uma pergunta sobre a possibilidade de uma demonstração de jogo. Eele mencionou que gostaria de ter uma versão demo do jogo disponível para todos, mas não foi capaz de compartilhar detalhes sobre esses planos ainda.

A demo já saiu, a partir de 18 de agosto, mas infelizmente não para PC. Dessa forma, se você tem um PS4, PS5 ou Xbox One / X / S, pode experimentar um pouco da história e do combate de Arise.

Aqui está o mais novo trailer de ‘Tales of Arise’

Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game!

O mais recente trailer de ‘Tales of Arise’ exibido no Summer Game Fest entra em um território um pouco mais de teaser da história do que os trailers anteriores. Dessa forma, ele mostra vários personagens que parecem estar se juntando à equipe como membros do grupo. Além disso, também provoca um pouco mais da disparidade entre os dois planetas em torno dos quais a história gira. 

Por fim, há também o trailer da data de lançamento recente que você pode conferir para ver mais detalhes sobre o combate, os membros do grupo e o planeta Dahna.

Uma entrevista de primavera para a Famitsu incluiu muitos detalhes sobre Arise

 Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! - Foto: TE MAS
Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: TE MAS

O produtor Yusuke Tomizawa conversou com a publicação japonesa de jogos Famitsu e falou sobre personagens, combate e muito mais. O site norte americano Gematsu traduziu a entrevista. Portanto, aqui estão alguns destaques:

  • A versão de console do Arise terá modos de 60 fps e 4K (o que significa que a versão para PC terá suporte para ambos);
  • As cenas de anime são produzidas pelo estúdio Ufotable, criador da popular série Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba;
  • Esquivar-se de ataques inimigos será uma mecânica de combate fundamental, mas haverá uma opção de esquiva automática para jogadores que lutam com o combate em ritmo acelerado;
  • Não há cena de vitória pós-batalha. Você retornará ao campo imediatamente. Parece rápido, mas também parece uma heresia!
  • Você será capaz de pular e nadar em ambientes

Como será o combate em ‘Tales of Arise’?

  Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! - Foto: TM MAS
Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: TM MAS

Em sua última entrevista, Tomizawa descreveu o combate de Arise como mais rápido do que os jogos anteriores, com grande ênfase em evitar ataques inimigos. Espere que itens básicos da série como “Mystic Artes” e habilidades retornem, mas também existem alguns novos sistemas. Existem habilidades de suporte chamadas “Boost Attacks” que soam como ataques de equipe, e também existem finalizadores chamados “Boost Strikes”. (Esses detalhes vieram de uma entrevista traduzida, então os nomes podem mudar quando o jogo chegar).

Em 2019, Tomizawa disse que os jogadores não devem esperar grandes mudanças no Linear Motion Battle System pelo qual a série Tales é conhecida, de acordo com uma conversa com a Game Informer. Dito isso, a mesma conversa menciona “planos para fazer coisas novas e empolgantes com ele em Arise”.

Se você não está familiarizado com o sistema de batalha padrão dos Tales, o ponto principal é que as batalhas acontecem em um espaço 3D, mas os personagens correm em linha reta em direção ao alvo. ‘Tales of the Abyss’ introduziu um elemento de corrida livre ao sistema LMBS que permitia que um personagem se movesse em todas as direções enquanto um certo botão era pressionado e retornasse ao movimento linear depois. Com base no breve vislumbre de combate que tivemos no trailer de Arise, parece que haverá um elemento de execução livre em sua versão do sistema LMBS. Além disso, também vimos pelo menos um rolo de esquiva no trailer.

Outras características comuns no LMBS são medidores combinados, ataques especiais e modos de controle que variam de manual (onde o jogador tem controle total do personagem) a automático (onde um AI controla todos os movimentos e habilidades). 

Quem são os personagens e os membros do grupo em ‘Tales of Arise’?

Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: OV MAS

Nós demos uma boa olhada nos dois principais protagonistas de ‘Tales of Arise’ até agora: o sujeito com a máscara de ferro chamado Alphen e a mulher de cabelo rosa com bandoleiras (funcionais e elegantes) chamada Shionne.

Alphen é o personagem jogável do jogo, embora pareça que as histórias dos dois personagens estão bastante interligadas, então provavelmente teremos ambos em nosso grupo na maior parte do jogo (e se os contos do passado servirem de indicação, talvez possamos para controlar qualquer pessoa na festa).

Alphen é um escravo do planeta Dahna, invadido há 300 anos pelo planeta natal de Shionne, Rena. De acordo com o blog Tales Of, Alphen perdeu a memória (obrigado, tradições do RPG) enquanto Shionne é amaldiçoada por algo chamado “espinhos” que causa dor a qualquer um que a toque.

Obviamente, eles não começam como amigos e seu relacionamento é um pouco contencioso no início. Não sabemos ainda quais as circunstâncias que trazem Alphen e Shionne em sua parceria improvável.

Além disso, novos trailers também revelaram alguns novos personagens: o mago Rinwell e o lutador Rowe (à direita, lá em cima). Agora também vimos Dohalim il Qaras e o Capitão Kisara (à esquerda).

‘Tales of Arise’ terá pesca e agricultura

Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: GR MAS

Graças a outro trailer recente focado em atividades de estilo de vida, vimos um pouco da pesca e da agricultura em Arise. Como nos jogos anteriores de Tales Of, Arise fará com que você cozinhe diferentes pratos para restaurar a saúde do seu grupo ou dar buffs para o combate. No entanto, em Arise, você também estará criando seus próprios ingredientes. É isso mesmo, temos quase certeza de que todos aqueles porquinhos com orelhas de coelho estão destinados ao jantar. 

A criação de animais parece ter um certo manejo envolvido. Em outro trailer, vemos uma olhada rápida em como você escolherá que tipo de gado criar, seu status de crescimento e até mesmo colocará cães e gatos como guardas de guarda, aparentemente. Por fim, a pesca também é seu próprio mini jogo ativo.

Aquele cara puxou uma espada do peito dela? 

Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: PC MAS

Sim. Temos certeza de que há uma explicação muito racional para isso. Possivelmente.

Sério, pode ter algo a ver com aquela maldição dos espinhos que Shionne tem? Ou talvez todos os Renan possam convocar armas de seus baús.

Qual é o cenário de ‘Tales of Arise’?

Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: PS MAS

Até agora, ouvimos sobre os dois planetas Dahna e Rena em ‘Tales of Arise’. Dahna, onde o herói mascarado nasceu, é um planeta menos avançado com níveis de tecnologia quase medievais. Essa é uma faixa bem ampla da história humana, mas suspeitamos que isso realmente significa apenas que em Dahna as pessoas usam espadas, usam armaduras de placas pesadas e não têm eletricidade. Vamos passar adiante mais detalhes sobre como os tivermos.

No céu acima de Dahna está outro planeta chamado Rena, mais avançado em tecnologia e magia. Por exemplo, o protagonista Shionne é mostrado empunhando algum tipo de rifle, uma tecnologia provavelmente não vista em Dahna. Rena invadiu Dahna há 300 anos e escravizou seu povo. Estamos aparecendo em Dahna (ou pelo menos presumimos que é onde faz sentido para esta história começar) centenas de anos na história da escravidão de Dahna. Eles têm histórias de Rena transmitidas por gerações “como uma terra dos justos e divinos”, provavelmente contribuindo para a racionalização de sua própria subjugação. Baseado no trailer do personagem, quase parece que o povo Dahna acredita que Rena é uma espécie de paraíso onde os mortos e os deuses vivem juntos. 

Parece um palpite seguro que ‘Tales of Arise’ visitará ambos os planetas ao longo de sua história, o que significa que provavelmente começaremos nossa aventura fazendo tarefas medievais padrão, como matar lobos e preparar poções antes de fazer a transição para o planeta mais avançado de Rena no meio do caminho a história. 

O que é todo esse negócio de “herança e evolução”?

Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! - Foto: GS MAS
Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: GS MAS

A série Tales tem mais de 20 anos neste ponto, começando com ‘Tales of Phantasia’ em 1995. Embora mudanças e melhorias tenham sido feitas ao longo do tempo, parece que a Bandai Namco sente que é hora de realmente agitar as coisas. ‘Tales of Arise’ tem como objetivo homenagear as raízes de Tales enquanto inova em áreas importantes e dá à série um apelo mais global. 

Ouvimos falar de como os inimigos são mais intimidantes em Arise, mas ainda haverá algum tipo de mascote fofo. Além disso, Tomizawa também mencionou esquetes e chats de personagens animados, outro elemento comum dos Tales. Os desenvolvedores estão analisando exatamente por que são populares e como podem ser aprimorados.

Uma grande mudança até agora é que ‘Tales of Arise’ não é construído usando o motor interno da Bandai Namco usado para jogos Tales anteriores. Em vez disso, Arise é construído no Unreal Engine 4 e o estúdio está desenvolvendo seus próprios shaders personalizados para dar aos personagens um estilo visual familiar de Tales. 

         Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! - Foto: YT MAS
Tales of Arise: veja tudo o que já sabemos sobre o game! – Foto: YT MAS

Por fim, Tomizawa também vai para uma discussão sobre os contos de Arise no Tales official blogue onde ele explica mais uma “herança e evolução” de elemento. Embora o logotipo da Arise seja bastante reconhecível como uma marca da série Tales (sim, em parte porque inclui literalmente as palavras “Tales of”), ele elimina alguns elementos mais antigos, como gradientes e texto delineado comuns em um logotipo do Tales. As discussões sobre design de logotipos podem ser mais do que a maioria das pessoas pode ler, mas você pode obter a essência disso conferindo a postagem do blog e deixando o Google Translate fazer o trabalho por você.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!