Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Parece que descobriram a primeira build do Windows 10 voltada para dispositivos com telas flexíveis ou dispositivos dobráveis. A descoberta chega por meio do Buildfeed, que é um site que “pesca” nos servidores da Microsoft as mais recentes compilações do sistema, as vezes muito antes da Microsoft torná-las públicas.

O codinome da compilação em questão é 18313.1004 rs_shell_devices_foldables e deixa claro que o sistema operacional teria sido projetado para uma família de dispositivos em vez de um dispositivo específico.

Essa build também dá suporte a outro rumor de que a Microsoft estaria trabalhado com seus OEMs, como Dell e Lenovo, para desenvolver uma versão do Windows 10 com um shell adaptável, o famoso CShell, concebido para este tipo de portáteis.

A Dell está supostamente trabalhando em portátil com Windows 10 e tela dupla e que seria baseado na arquitetura ARM chamado Januss, enquanto a Lenovo também poderia estar trabalhando na terceira geração do Lenovo Yoga Book, supostamente previsto para chegar ainda este e ele teria uma tela dobrável. Por sua vez, a Microsoft também estaria trabalhando em seu próprio portátil com tela dobrável. Ele faria parte da linha Surface.

Ao contrário do restante das atuais versões do Windows 10, a Microsoft não estaria testando essa nova versão em modo público. Sequer no programa Windows Insider e por isso muitos acreditam que esta seja a compilação que remete a Andrômeda, versão do Windows 10 pela qual supostamente o Composable Shell será implementado.

windows 10

Conceito do Shell adaptável do Windows 10

Voltando a tratar sobre os vazamentos do Buildfeed, infelizmente essa mamata acabou, pois, o responsável pelo site decidiu fechar as portas. Veja a seguir o comunicado emitido por ele:

Quando iniciei o BuildFeed há mais de cinco anos, nunca esperei que ele se tornaria tão grande e amplamente usado como tem sido. Eu não estou envolvido no dia a dia do BuildFeed há mais de dois anos. Deixei isso nas mãos de alguns amigos de confiança, e eu e os usuários do site temos uma dívida de gratidão com esses homens. Sem eles este dia teria sido antecipado.

Você provavelmente já notou algumas funky build strings surgindo no BuildFeed ultimamente. Isso porque um funcionário da Microsoft os publicou no BuildFeed. Para as partes interessadas, não se preocupe em vir até mim. Não tenho registros de IP, não tenho uma visão “interna” do que o nosso amigo em comum está fazendo. Você poderia descobrir quem é? Claro, basta olhar no Twitter e ver quem estava postando tags de builds antes do BuildFeed. Ele não tem sido discreto e distribuiu as cordas para muitos outros antes que a BuildFeed os aceitasse.

O futuro a longo prazo do BuildFeed está em dúvida há algum tempo, mas os eventos dos últimos dias resolveram as coisas em minha mente. Devido às extensas pressões internas e pressões externas (e sim, a Microsoft é uma daquelas pressões externas implacáveis ??e sempre presentes), eu me vi incapaz de me comprometer a manter o BuildFeed no ar nos princípios em que foi fundamentado. Em vista disso, tomei a decisão de encerrar o BuildFeed com efeito imediato. A verdade é que se não fosse pelas minhas falhas, este dia não teria chegado; e se não fosse pelas atividades persistentes de terceiros para nos forçarem para o mundo offline, este dia também não teria chegado.

Thomas Hounsell

Enfim, agora, vai ficar mais difícil coletar informações sobre novas compilações do sistema. Uma pena.

Será que veremos algo oficial no Microsoft Build 2019?

Fonte > MSPoweruser