Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Pelo visto os planos da Microsoft para 2016 realmente não devem contemplar novos Lumias. Na verdade, a linha Lumia corre um sério risco de desaparecer, como já havíamos dito antes sobre o fato do Lumia 650 ser o último Lumia.

Mas, aqui vem a notícia boa… o fim dos Lumias nada mais é do que o start para o início de uma nova linhagem de smartphones da Microsoft sob o codinome “Surface Phone“. A ideia é criar tudo do zero, tal como foi feito com o Tablet Surface.

Conceito do Surface Phone junto a o tablet Surface que serviu de inspiração.

Conceito do Surface Phone junto a o tablet Surface que serviu de inspiração.

A nova linha de telefones contaria com recursos exclusivos com foco na integração de todo o “ecossistema” em torno do Windows 10, e sua linha poderia ser dividida em três grandes categorias. Cada uma delas teria uma versão específica, e daí vem a questão do Surface Phone vir em três versões. Seriam elas:

  • Para consumidores comuns
  • Para consumidores/mercado Corporativo
  • Para fãs e entusiastas

Isso nos remete a uma declaração feita pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, ainda em 2015, quando ele disse que a ideia era justamente construir telefone para apenas três categorias de consumidores e assim ele o fará.

Os novos smartphones da linha Surface colocarão em prática tudo o que Nadella vem falando desde sempre sobre o futuro dos smartphones da Microsoft, como:

  • Todos as 3 versões deverão oferecer suporte ao Modo Continuum for Phoens, que transformará qualquer um deles em um PC completo
  • Ao menos um deles deverá contar com suporte a uma Surface Pen. Essa grande tendência foi amplamente divulgada na build/2016 com o lançamento do Windows Ink
  • Os telefone deverão ditar tendências, inclusive a de transformar um smartphone em um PC de bolso completo
  • Não haverá um telefone low-end, de entrada, de baixo custo, essa parte deverá ficar a cargo das demais OEMs do Windows 10. No máximo teremos um mid-end com um custo acessível.
  • Esses telefone deverão provocar algum alvoroço no mercado
Conceito de Surface Phone e uma Surface Pen

Conceito de Surface Phone e uma Surface Pen

Porque 2017 e não agora em 2016?

Como muitos devem saber, o Windows 10 Mobile por mais belo e robusto que seja, o software ainda precisa de mais polimento. Infelizmente é duro admitir que o iOS e o Android continuam oferecendo uma experiência mais consistente, mesmo sendo menos integrada. Esse intervalo de tempo dará a Microsoft a oportunidade de fazer todos os ajustes necessários em seu software unificado ao ponto de entregar algo que beire a perfeição.

intel Kaby Lake processor

Além do mais, especula-se que a Microsoft deseja usar os novos processador da Intel da serie “Kaby Lake“, e eles só estarão disponíveis no mercado no final deste ano, logo, não seria possível usá-los nos Surface Phone este ano.

Mais uma coisa sobre isso – quem sabe eles poderiam usar um processador como o Snapdragon 820 da Qualcomm, contudo, cairiam no mesmo erro que foi cometido com o Lumia 950 XL, lançado com o Snapdragon 810 apenas 3 meses antes da chegada do Snapdragon 820 no mercado, o que deixou o telefone ligeiramente defasado com relação a seus competidores de 2016, tão somente pela pressão do mercado pelo lançamento de algum Lumia novo em 2015.

Por fim, agora retomando a questão do fim da linha Lumia, retomamos um raciocínio já comentado aqui antes, de que a Microsoft quer dar um fôlego para as OEMs do Windows 10 Mobile, já que os Lumias respondem por 97% de todo o mercado de WP do mundo, o que intimida qualquer fabricante. O surgimento de uma nova marca, já consagrada por sinal, daria a Microsoft a oportunidade de recomeçar, nem que seja do zero (market share e na área de desenvolvimento).  Os primeiros sinais de que esse pode ser o caminho são os mais recentes lançamentos de dispositivos com Windows 10 Mobile, vide: o VAIO Phone Biz, o Coship Moly X, o Alcatel Fierce XL, o Funker W5.5 Pro, o NuAns Neo, o Acer Jade Primo e o premiado HP Elite X3. Então, nós brasileiros por enquanto estamos sem opção, mas o mercado ai fora tem várias.

Enfim… 

Não espere por grandes novidade de hardware em 2016, mas em 2017, que está a 8 meses de distância, Satya Nadella vai mostrar do que a Microsoft é capaz quando o assunto são smartphones e softwares de última geração. Enquanto isso, aproveite todas as novidades que o Windows 10 Mobile trouxe para seu antigo Lumia. Daqui para o fim deste semestre outros novos modelos de Lumia devem chegar por aqui e eles terão suporte garantido por um tempo ainda. Não é a chegada do Surface Phone no mercado que colocará um fim no suporte a esses telefones.

Fontes: Windows Central

P.S. Tudo começa a fazer algum sentido agora…