Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

E lá vamos nós para mais um rumor a cerca do mítico dispositivo Andrômeda, ou, como nós preferimos, sobre o Surface Phone da Microsoft. O rumor de hoje é que ele será equipado com o novíssimo Snapdragon 1000, da Qualcomm, um chipset que sequer foi anunciado oficialmente pela empresa, mas que tem um enorme potencial para os dispositivos sempre conectados e 2 em 1.

Foi o pessoal do WinFuture (um site alemão) que relatou a existência de um chipset da Qualcomm chamado Snapdragon 1000, e seguiu com a revelação de uma potência de design térmico impressionante de 12 watts, em vez dos tradicionais 6,5 watts. Isso o colocaria num patamar superior ao chipsets Atom da Intel e até mesmo da série Y, e o levaria até a extremidade inferior da série U. Enfim, seria muito potente.

Uma pequena montagem que fizeram com o @ZacBowden e um conceito do Surface Phone

Os rumores sobre esse novo processador ainda fala que haverá uma variante soquete do processador Snapdragon, o que significa que ele não precisaria ser colocado diretamente na placa-mãe. Isso seria algo inédito na linha Snapdragon. Isso tem implicações no tamanho e no tratamento térmico do chip – o SDM1000 mediria 20 mm x 15 mm, o que é grande em comparação com o Snapdragon 835, que tem o tamanho de 12,4 mm x 12,4 mm. No entanto, seria menor que os 45 mm x 24 mm de um processador Intel, mas ainda seria um pouco maior do que a maioria dos chipsets atuais da Qualcomm.

As configurações máximas de memória testadas com o Snapdragon 1000, ainda em desenvolvimento, incluem 16 GB de RAM LPDDR4X e dois discos de 128 GB UFS 2.1. Espera-se que o SDM1000 compartilhe o modem celular compatível com 5G que aparecerá no Snapdragon 855.

Agora vem a parte mais interessante… um funcionário da Qualcomm adicionou uma descrição de seu trabalho no LinkedIn, afirmando que ele gerencia o teste do “chipset de nível premium SDM845 e SDM1000 da Qualcomm para desktops, Andromeda e Hololens”.

Job description posted on LinkedIn by a Qualcomm employee

Descrição de seu trabalho postado no LinkedIn por um funcionário da Qualcomm que preferimos não revelar o nome

Eu ouvi Andrômeda? Sim! ele colocou essa informação lá e de fato temos uma menção oficial a tal dispositivo ligado a esse chipset. Claro que o tal Surface Phone ou Dispositivo Andrômeda, se preferir, pode ter outras variantes com chips mais comuns, como o Snapdragon 845 ou ainda o Snapdragon 850, este último que foi desenvolvido exclusivamente para dispositivos com Windows 10.

O silêncio da Microsoft sobre esse dispositivo é ensurdecedor. Em outras palavras, quanto mais silenciosos eles ficam, mais parece que algo grande está no horizonte, tal como aconteceu com o Surface Studio e o Surface Hub 2. Tem coisa grande vindo por ai… não é possível….

Fontes: winfuture e phonearena