Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Há cerca de 1 ano, a Microsoft anunciou o inovador Surface Hub 2. O aparelho é incrível e introduziu também as primeiras imagens do Windows 10 CoreOS (reveja aqui). E ontem (17), eles anunciaram o Surface Hub 2S, mais fino e o mais importante: atualizável para o Surface Hub 2X.

https://www.youtube.com/watch?v=7DbslbKsQSk

Eles anunciaram a chegada do modelo com uma tela de 50 polegadas e resolução 4K para junho desse ano. Por dentro o Surface Hub 2S vem com um processador Intel Core i5 de 8ª geração, alto-falantes estéreo de três vias, 8 GB de RAM, SSD de 128 GB, Wi-Fi, Bluetooth, uma câmera 4K e entrada Ethernet. Compatível também com a Surface Pen. Tudo isso vem em um pacote que pesa 61,6 Kg e vai custar US $ 8,999 (algo na casa dos R$ 35.000,00).

Se você quiser os acessórios extras, como o suporte da imagem abaixo, vai precisar de mais US $ 1459. Se quiser uma uma expansão de bateria vai precisar gastar mais US $ 1400. Mas, se instalá-lo na parede vai pagar apenas seu valor unitário.

Surface hub 2

O suporte a direita é vendido separadamente

Ele roda uma versão modificada do Windows 10. Na verdade, acredita-se que ele já rode o Windows CoreOS, o famoso Windows com Shell adaptável que há muito tempo é esperado pelos consumidores, mas calma lá, pois, esse modelo ainda não faz o que muita gente sonha, que é justamente usufruir por completo desse CSHELL. Tanto que esse modelo ainda não permite rotacionar a tela do sistema, como mostrado no vídeo abaixo. Melhor… a tela física até gira, mas não com o sistema se auto-adaptando como queremos. Isso só será possível com o Surface Hub 2X.

É engraçado e ao mesmo tempo decepcionante ver o lançamento da segunda versão do Hub 2 e recursos como esse ainda estarem inativos. Tudo bem que o upgrade para a versão 2X estará disponível, porém, como será necessário adquirir um tipo de “cartucho” de upgrade do hardware, seus compradores terão um custo extra para pode usar o real potencial do aparelho. Não vejo muita lógica nisso, mas…

Falando inclusive sobre esse “upgrade”, já falamos aqui como até nisso o Surface Hub está inovando, pois, ele introduziu um conceito de computador modular capaz de ter o hardware atualizado facilmente de maneira oficial. Ou seja, a própria Microsoft é quem irá incentivar seus compradores a fazer o upgrade de sua máquina.

Este é o módulo/cartucho de hardware que pode ser substituído de forma oficial. É trocando ele que o usuário poderá migrar do Hub 2S para o 2X. Crédito de imagem: Devindra Hardawar / Engadget

Surface Hub 2 VS Hub 2S

A maior diferença entre o Hub 2S e o Hub é mesmo nos componentes do hardware, como processador, na espessura e nessa questão da possibilidade de upgrade para o modelo 2X. Não é possível migrar do Hub 2 para o 2X. Apenas do 2S para o 2X. Fora isso, é praticamente tudo igual.

Qual o principal objetivo do Surface Hub 2?

A principal ideia por trás do Surface Hub 2 é substituir as tradicionais TVs usadas para teleconferência e os projetores multimídia tanto usados em empresa, escolas, faculdades e hospitais.

Microsoft demonstrando uma teleconferência via Skype no Surface Hub 2S – Crédito de imagem: Devindra Hardawar / Engadget

Hoje, essas TVs e projetores multimídia são estáticos e não são nenhum pouco colaborativos. Já o dispositivo da Microsoft se apresenta como um enorme “tablet” colaborativo capaz ainda de executar aplicativos como o pacote Microsoft Office, pode ser o canal direto para uma teleconferência, tendo em vista que é possível instalar o Skype nele. Tem ainda aplicativos colaborativos diversos a disposição, onde palestrantes e ouvintes podem rabiscar e construir tudo juntos num só lugar. Enfim, ele seria uma central colaborativa.

O modelo com uma tela de 85 polegadas e resolução 4K só chegará em 2020, então, acreditamos que ele já virá no modelo 2X.

Fonte > engadget