Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Pela primeira vez desde a morte do Windows 10 Mobile, a Microsoft lançará um novo smartphone. Ele é chamado de Surface Duo e apresenta um layout de tela dupla. O celular foi originalmente agendado para lançamento no fim de 2020, mas deve chegar muito mais cedo.

Veja também a história completa dos dispositivos Surface!

Com a funcionalidade única de tela dupla e o sistema operacional Android do Google sob o capô, há muito com que se entusiasmar. Uma postagem no blog da Microsoft recentemente revelou todos os detalhes do novo dispositivo.  Dessa forma, nessa matéria, você verá tudo o que sabemos sobre o Surface Duo. Confira:

Preço e data de lançamento

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! - Foto: Reprodução/Digital Trends
Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Digital Trends

Em seu evento Surface em outubro de 2019 em Nova York, a Microsoft mencionou que o Surface Duo seria lançado no fim de 2020. No entanto, o Duo já está disponível para pré-encomenda na Microsoft Store online. Além disso, ele será lançado oficialmente no dia 10 de setembro.

No que diz respeito aos preços, o Surface Duo chega a partir de US$ 1.400. Isso é consideravelmente mais caro do que o último smartphone top de linha da Microsoft, o Lumia 950XL, que custava US$ 650 quando foi lançado em 2015. No entanto, a julgar pelo preço do Samsung Galaxy Fold, este alto preço não deve ser uma surpresa. Além disso, podemos dizer que duas telas geralmente têm um custo alto.

Design: dobradiça de 360 ??graus

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! - Foto: Reprodução/Digital Trends
Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Digital Trends

Em termos de design, o Surface Duo é diferente de um smartphone dobrável típico. A tela do Surface Duo não dobra como o Galaxy Fold. Em vez disso, ele tem duas telas separadas, conectadas por uma dobradiça de 360 ??graus.

A dobradiça foi projetada para ficar fora do seu caminho, inserida em uma costura de metal polido sob a tela. A Microsoft diz que escolheu este design em vez de um celular dobrável porque queria um vidro forte que não entorte. Há também o fator de suporte da caneta, para que o usuário não precise se preocupar em amassar a tela ao escrever.

Em outro lugar, o dispositivo é equipado com o mesmo material de magnésio do resto da linha do Surface. As telas, por sua vez, são protegidas por Corning Gorilla Glass.

Em termos técnicos, o Surface Duo ostenta duas telas de 5,6 polegadas, configuradas na proporção de 3:4. Juntos, eles podem se desdobrar até um total máximo de 8,1 polegadas de tela, sem contar os engastes grossos. A resolução, entretanto, chega a 1.800 x 1.350 em cada uma das duas telas, e um total de 2.700 x 1.800 quando estendido para fora. Isso soma 401 pixels por polegada.

Telas AMOLED e Suporte a Caneta Surface

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Pocket-Lint

Também deve ser destacado que essas telas são painéis AMOLED, semelhantes aos usados ??pela Samsung. A Microsoft diz que isso significa que as telas são vibrantes, graças a um processo de calibração proprietário e “alinhamento de pixel ativo”. Ambos apresentam uma ampla gama de cores, 100% do espectro sRGB e 100% do espectro DCI-P3.

Como o Galaxy Note, o Surface Duo também oferece suporte a qualquer Caneta Surface. Isso inclui a nova Caneta Surface Slim, a Caneta Surface e a Caneta Surface Hub 2. Essas canetas são para “aplicar tinta” em páginas da web, desenhar no OneNote e fazer outras coisas no Android.

Dispositivo fino e portas

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Digital Trends

Isso tudo vem sem sacrifício, já que o Duo tem apenas 0,19 polegada de espessura. Existem, no entanto, molduras grossas ao redor da parte superior do dispositivo, então não espere que seja como os celulares Samsung Galaxy sem moldura. Em termos de peso, o Duo chega a 250 gramas, o que é menos de meio quilo e semelhante ao iPhone 11 Pro Max.

Finalmente, é necessário endereçar as outras portas do dispositivo. Dessa forma, o Surface Duo possui um leitor de impressão digital na lateral do dispositivo, bem como uma porta USB-C 3.1 que suporta carregamento rápido. Para conectividade de celular, você encontrará um nano-SIM e um eSIM.

Por fim, não há entrada para fone de ouvido e o dispositivo não oferece suporte para carregamento QI ou recursos NFC. No entanto, há um alto-falante mono e um microfone duplo com supressão de ruído. Isso significa que você provavelmente precisará usar fones de ouvido Bluetooth com a conectividade Bluetooth 5.1 do Surface Duo ou investir em um dongle USB-C para 3,5 mm.

Desempenho: Snapdragon 855

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! - Foto: Reprodução/Digital Trends
Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Microsoft

O Surface Duo vem com processador Qualcomm Snapdragon 855 interno. Isso também será combinado com 6 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento básico. Como os iPhones, não há capacidade de expansão ou suporte para cartão SD, portanto, certifique-se de escolher um modelo com armazenamento adequado para você.

A escolha do processador Qualcomm também significa que o Surface Duo não será um telefone compatível com 5G. Dessa forma, você não poderá aproveitar os benefícios das novas e futuras redes 5G se comprar o dispositivo. Em vez disso, você terá que aproveitar o 4G LTE, que suporta download de 1,2 Gbps e velocidades de upload de até 150 Mbps.

Quanto ao desempenho, com base em análises de outros celulares com o Qualcomm Snapdragon 855, o Surface Duo ainda será uma boa aposta para multitarefa e muito mais. Já faz um ano, mas foi encontrado em outros celulares como o OnePlus 7 Pro, o Samsung Galaxy Fold, o LG V50 ThinQ e o Sony Xperia X1. Os desempenhos desses celulares eram realmente bons, portanto, o desempenho não deve ser uma preocupação.

Bateria

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Microsoft

Em termos de duração da bateria, o Duo vem com uma bateria de 3.577 mAh. Dessa forma, é maior do que os 3.110 mAh do iPhone 11 Pro, mas menor do que o dos 3.969 mAh do iPhone 11 Pro Max. Além disso, também é menor do que a bateria de 4.380 mAh do Galaxy Fold.

Você pode esperar que a vida real da bateria varie em tempos semelhantes aos desses celulares, mas tome isso com cuidado. A Microsoft afirma que você pode obter até 15,5 horas de reprodução de vídeo local, até 10 dias em standby e até 27 horas em conversação. Por fim, o carregamento rápido também é suportado, graças ao adaptador de energia de 18 watts incluído na caixa.

A experiência dos aplicativos e software

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! - Foto: Reprodução/Digital Trends
Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Digital Trends

O Duo usa o sistema operacional Android 10 do Google, com um skin personalizado, dock e tela de bloqueio fornecidos pelo aplicativo Microsoft Launcher. É aqui que as duas telas e a dobradiça realmente entram em ação.

A Microsoft afirma que essa funcionalidade tem muitos benefícios na produtividade móvel e na realização do trabalho em trânsito. Dessa forma, você poderá usar gestos no Duo para executar e empilhar aplicativos lado a lado, arrastar aplicativos de uma tela para a próxima e estendê-los pela tela e pela dobradiça. Isso tudo não é possível em celulares de tela única, como o Pixel 4.

Além disso, você também descobrirá que, ao contrário da maioria dos smartphones, na tela inicial do Duo, você pode fixar até seis aplicativos – três em cada uma das duas telas. Você pode então deslizar para cima em qualquer tela para obter um aplicativo, desenhar e explorar o Android, ou até mesmo pegar um aplicativo e jogá-lo entre as telas. Existem até “combinações de aplicativos” que podem ser salvos para abrir automaticamente uma combinação de aplicativos nas telas como Teams e Outlook, ou Spotify e OneNote.

A dobradiça, no entanto, permite que o Duo seja dobrado e posicionado em quatro modos diferentes, como um Windows 2 em 1 moderno. Isso inclui dobrá-lo em um “book”, “compose” e “tent mode”.

Utilize os “vários modos”

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Digital Trends

No software, tudo isso significa que você poderá desfrutar dos aplicativos Android de várias maneiras, não possíveis em telefones de tela única. Isso inclui a “tela estendida”, onde os aplicativos se estendem pela dobradiça. A segunda é “duas páginas”, onde os aplicativos podem ser abertos lado a lado. Há também os modos “duplo” e “painel complementar”, onde você poderá abrir a tela inicial do Android e o painel do aplicativo lado a lado, para escolher seus aplicativos.

Muitos dos principais aplicativos do Office ou do Microsoft 365 são otimizados para esses vários modos. No entanto, a Microsoft confirmou que os aplicativos terão uma visualização de tela única por padrão, mas podem ser estendidos para cobrir ambas as telas quando o dispositivo é colocado em um layout de retrato duplo ou paisagem dupla.

Aplicativos que virão instalados no celular

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! - Foto: Reprodução/Microsoft
Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Microsoft

Quanto aos aplicativos que virão instalados no próprio dispositivo, esses aplicativos incluem o navegador Microsoft Edge, o teclado SwiftKey da Microsoft, OneNote, Outlook, To-Do e OneDrive. Além disso, você também encontrará Teams, OneDrive, News, Authenticator, Bing, LinkedIn, Microsoft Solitare Collection e o aplicativo Surface Audio.

Claro, você encontrará aplicativos do Google também, pois isso é necessário para a certificação Android. Isso inclui Mensagens, Pesquisa, Agenda, Drive, Chrome, Maps, Gmail e o pacote completo de aplicativos Android de estoque.

Mas como esses aplicativos funcionam? Como esperado, o Edge funciona abrangendo páginas da web em ambas as telas. Além disso, você também pode dividir o Edge e abrir duas páginas da web diferentes em cada página. Há até um recurso bacana onde você pode selecionar partes de uma página da web com um dedo no Edge e, em seguida, arrastar e soltar para o aplicativo “To Do” para construir uma lista de compras.

Além disso, as telas duplas também podem ser usadas para notificações. Por exemplo, vimos que você será capaz de “espiar” suas chamadas e notificações ao abrir a tela superior do dispositivo.

Por fim, o Duo será sincronizado com o aplicativo Your Phone no Windows 10, permitindo que você veja fotos e conteúdos do Duo no Windows 10. É compatível com a funcionalidade “Link to Windows” que antes era exclusiva dos Samsung Galaxy Phones.

Câmera: pode competir com outros smartphones?

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Digital Trends

Oficialmente, o Surface Duo ostenta uma única câmera com um sensor de 11 megapixels e uma abertura de 2.0. No papel, ela está sendo chamada de “câmera adaptativa” com um campo de visão diagonal de 85 graus, otimizada com “inteligência artificial para a frente e para trás”.

Isso ainda confirma que não há nenhuma câmera “voltada para o mundo” no Surface Duo. Isso significa que você não encontrará uma câmera na parte externa do Duo como um smartphone típico. O Duo possui apenas uma câmera selfie frontal na tela interna, ao lado de um flash CRI LED.

No software, a câmera do Duo suporta um modo automático com pouca luz e HDR. Além disso, há também captura de fotos com vários quadros e detecção de cena de faixa dinâmica. Em outros lugares, tem zoom de super resolução e “superzoom” de até 7 vezes. E, para selfies, um modo retrato com controle de profundidade ajustável. Todos esses são recursos comuns em um celular moderno.

No que diz respeito à gravação de vídeo, o Duo oferece suporte para gravar vídeos em 4K e 1080p a 60 quadros por segundo com estabilização de imagem eletrônica. Além disso, ele também possui um modo de vídeo HDR e pode gravar vídeos em câmera lenta em 1080p a 120 ou 240 quadros por segundo.  Novamente, todos os recursos são comuns.

Embora esta câmera seja diferente da configuração de câmera tripla e dupla na maioria dos smartphones modernos, isso ainda deve significar uma boa qualidade de imagem.

Como se compara ao Surface Neo?

Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! - Foto: Reprodução/Digital Trends
Surface Duo: tudo o que sabemos até o momento! – Foto: Reprodução/Digital Trends

O Surface Duo não é o único dispositivo de tela dupla da Microsoft. A empresa também planeja lançar o Surface Neo, um PC de tela dupla maior. Era para ser lançado originalmente em 2020 junto com o Duo, mas os esforços de desenvolvimento mudaram, e o dispositivo foi adiado.

Ainda assim, em comparação com o Surface Neo, o Surface Duo é bem diferente. O Neo será muito mais poderoso por alguns motivos.

Primeiramente, o Neo executa uma versão completa do Windows projetada especificamente para dispositivos de tela dupla conhecidos como Windows 10X. Isso permite que você execute uma gama completa de aplicativos do Windows, incluindo Win32, Microsoft Store, Progressive Web Apps e Universal Windows Apps. É uma substituição completa do notebook quando você quiser.  O Neo compartilha um design de chassi semelhante ao Duo, mas tem duas telas de 9 polegadas que se expandem para um total de 13,1 polegadas de espaço de tela.

Além disso, o Neo também usa os processadores Lakefield da Intel sob o capô, que devem ser capazes de superar o Duo um pouco.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!