Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O suporte oficial oferecido pela Microsoft ao Windows Phone 8.1 encerrará exatamente em 11 de julho de 2017.

O impacto sobre isso é que a Microsoft não se comprometerá mais a resolver problemas dessa versão do sistema, nem lançará novas atualizações de segurança, muito menos alguma que contenha novidades. Isso é bem comum e já era esperado, já que nessa data o Windows Phone 8.1 completará seus 36 meses de lifecycle (ciclo de vida) prometidos pela Microsoft. Dito isso, é bom você ficar de olho em algumas coisa.

Atualize seu aparelho para o Windows 10 Mobile hoje mesmo

Se você tem um dos seguintes modelos listados abaixo, o update é gratuito e está disponível já há algum tempo.

Lumia 1520, 930, 640, 640XL, 730, 735, 830, 532, 535, 540, 635 com 1GB de RAM, 636 com 1GB de RAM, 638 com 1GB de RAM, 430, 435, BLU Win HD w510u, BLU Win HD LTE x150q, MCJ Madosma Q501

Para atualizar para o Windows 10 Mobile é preciso baixar o aplicativo Supervisor de Atualização do Windows 10, disponível gratuitamente na Windows Store por meio deste link aqui ou do QR Code abaixo, para verificar se a atualização está disponível e prepare seu telefone para instalar a atualização. Este update não é identificado nativamente pelo sistema, e por isso a necessidade de baixar o App em questão.

Depois que o App identificar o update, basta seguir as instruções dadas por ele.  Seu aparelho pode ser reiniciado várias vezes durante o processo e recomendasse usar um rede Wi-Fi para proceder o download e que a bateria esteja com mais de 50% de carga.

Compre um aparelho novo

Se você um modelo que não está na lista acima, isso significa que ele NÃO é elegível de forma oficial ao upgrade para o Windows 10, sendo assim, ele continuará eternamente no Windows Phone 8.1. Dessa maneira, pode ser o momento de trocar de aparelho, até porque os modelos não listado são, em sua maioria, bem antigos, alguns com mais de 3 anos de vida.

A dica é importar algum novo modelo com Windows 10 de fábrica, que tem suporte garantido por muito tempo ainda. Veja alguns exemplos abaixo. Clique no nome de um deles para comprá-lo.

Clique aqui e confira algumas dicas de importação com o @AndreHBuss.

Seu aparelho não deixará de funcionar depois de 11 julho deste ano

Se você tem um Lumia ou qualquer outro aparelho não elegível ao upgrade para o Windows 10, não precisa se preocupar tanto assim, porque as coisas não mudarão tanto agora com o fim do suporte oficial ao Windows Phone 8.1, isso porque já tem muito tempo desde o último update para essa versão do sistema, então, nada mudará quanto isso depois de julho de forma que todos percebam de imediato.

Quanto a segurança, aqui sim é preciso ter um pouco mais de cautela. Ainda bem que quase não existem vírus ou vulnerabilidades para serem exploradas no Windows Phone 8.1. Basta tomar cuidados básicos ao usar o aparelho e tudo ficará bem. Então, evite emails suspeitos, links suspeitos, sites suspeitos, aplicativos de torrent, etc.

Os Apps e Jogos continuarão funcionando e disponíveis na loja

Não é porque chegou o fim do suporte a essa ou aquela versão do sistema que tudo o que você tem hoje na Windows Store voltado para o Windows Phone 8.1 deixará de existir, ou muito menos tudo vai parar de funcionar no seu aparelho. Tudo continuará como está hoje, ao menos por enquanto, pois, no futuro, é claro que algumas dessas coisas também serão descontinuadas. Será perfeitamente possível continuar usando seu smartphone com Windows Phone 8.1 por um bom tempo ainda.

Sobre o Windows Device Recovery Tool e o downgrade para o Windows Phone 8.1

Ainda não estamos certos disso, mas muito provavelmente depois de 11 de julho não será mais possível retornar do Windows 10 para o Windows Phone 8.1 para modelos da linha X30 e X40, isto é, não será mais possível fazer tal downgrade. O programa, possivelmente, passará a retornar o sistema para uma versão estável do Windows 10, tal como acontece com os modelos da linha X50 e outros. Esse item precisa ser confirmado*.

Enfim, o Windows Phone 8.1 deu sua contribuição ao mercado de smartphones e no universo Windows, porém, sua hora de partir está chegando. Ele foi parte essencial para a distribuição em caráter global do Windows 10 Mobile e cumpriu seu papel como esperado.

Fonte: Microsoft