Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Supermercado-do-futuro

O futuro do shopping tornou-se realidade graças a uma parceria inovadora entre a Microsoft, Accenture, Avanade, Intel e a maior cadeia de supermercados da Itália, o grupo Coop.

Imagine-se andando em uma mercearia que combina a atmosfera amigável, aberta de um mercado tradicional, com tecnologias digitais que permitem que os produtos contem sua história. Andando por aí o produto mostra que você pode interagir com outros consumidores, sem prateleiras de estantes ficando no seu caminho. Além disso, telas sofisticadas que estão prontas para lhe dar todas as informações que você quiser sobre os produtos que lhe interessam, bem como sugestões baseadas nas suas preferências alimentares e necessidades dietéticas.

coop-supermercado-do-futuro

Este é o supermercado do futuro. A nova flagship store, localizada na zona universitária de Milão – Bicocca, proporciona um ambiente acolhedor, inovador e informativo de compras. Ele mescla o físico e o digital para recriar a atmosfera dos mercados ao ar livre, combinado com soluções digitais inovadoras que fornecem informações sobre o a utilidade do produto, melhorando a navegação da loja.

Supermercado do Futuro

Este conceito, projetado por Carlo Ratti, atraiu milhares de visitantes que já haviam experimentado durante seis meses, dentro do distrito da comida do futuro, na Expo Milano 2015 – até janeiro de 2016.

Accenture ajudou o Grupo Coop a redesenhar completamente a arquitetura de informação do supermercado. Com a Avanade, uma joint venture entre a Accenture e a Microsoft, ajudou implementar a infra-estrutura de TI e analisar e desenvolver os pontos de contato do ponto de venda. O resultado é uma solução modular e flexível, sustentada por uma plataforma baseada em nuvem da Microsoft Azure, que pode ser facilmente dimensionada para um grande número de lojas.

“Após o grande sucesso e o feedback positivo que recebemos quando nós apresentamos o conceito do supermercado do futuro na Expo Milano 2015, temos trabalhado diretamente para que a nossa visão, se tornar uma realidade”, disse Marco Pedroni, presidente da Coop Italia. “Usando seus conhecimentos digitais, Microsoft, Accenture e Avanade nos ajudaram a redesenhar as experiências de compras através de uma viagem digital que atende a demanda dos clientes por informações, engajamento e funcionalidade de uma forma simples e intuitiva.”

Quer saber quantas calorias contém um pote de manteiga? Escanear o código de barras? A tela responde. Como descartar as embalagens dos bolinhos? Mesma coisa. Cadê a carne? Aponte com a mão, cortes e embalagens, e o computador responde. E se alguém da família é alérgico, o painel de informações permite que você exclui os produtos para não comprar.

Supermercado do Futuro

Na periferia norte de Milão, dentro da vila de Bicocca Mall, o Coop abriu a loja de alta tecnologia que no ano passado tinha criado entre os pavilhões da Expo projetado por Carlo Ratti, professor do MIT e chefe da Associação Carlo Ratti. Com cerca de mil metros quadrados, a maior cadeia de supermercados da Itália avançou nas experiências tecnológicas do dia a dia.

Supermercado do Futuro

O coração da inovação reside em exposições interativas. Seis telas estão suspensos acima das bancas de frutas, carne e peixe. Apenas aponte para a salsicha e o display expande automaticamente as informações do produto.

Supermercado do Futuro

Levante a couve-flor da mesa e a tela responde. Um rótulo expandido, adiciona a informação nutricional, a origem do produto, incluindo instruções sobre como descartar as embalagens no lixo. A tecnologia é feita na Accenture e Xbox Kinect para reconhecer o movimento e simular no computador.

Supermercado do Futuro

As paredes laterais possuiu outros 46 totem de exposição, integrado nas geladeiras e prateleiras.

O consumidor pode rolar para ver os produtos em exposição na tela, selecionando-os por categorias, presença de alérgenos, sem glúten, de origem orgânica, ao invés de compará-los um por um por e tirá-los da prateleira e ler o rótulo. Enquanto isso, o software de supermercado coleta dados de todas as operações, os agregados e projetados na parede e dados interativos de voz em toda a loja.

Supermercado do Futuro

Como o supermercado do futuro tem mil metros quadrados, ele foi projetado com bancos baixos e prateleiras: cerca de 600 metros quadrados destinam-se a distribuição, o restante em bar e self-service. O Grupo Coop investiu aproximadamente 4,5 milhões de euros para a construção da loja e gestores esperam dois mil clientes por dia.

“Optamos por um centro de entretenimento como a aldeia de Bicocca “, explica Alfredo De Bellis, Vice-Presidente da Coop Lombardia. Aqui está o segundo cinema na Itália em quantidade de bilhetes vendidos e  um ginásio com 8.000 membros da Universidade de Bicocca com 30.000 alunos”.

O grupo COOP possui a poucos quilômetros, um segundo supermercado, e espera trazer clientes interessados na experiência e que queiram economizar tempo. Tanto é assim que você também vai querer fazer as suas compras on-line e passar em um caixa do tipo eletrônico e retirar suas compras direto no estacionamento.

O supermercado do futuro funcionará com 13 pessoas enquanto as outras 20 serão usadas no restaurante.

“Experimentamos novas formas de gestão ‘ afirmou Marco Pedroni, presidente da Coop Itália. Esta loja é um híbrido, vamos continuar a inovar. Esta é só a primeira onde conseguimos aplicar tecnologias específicas”.

No futuro, antecipa Alberto Pozzi, diretor de varejo para a Accenture,

“O cliente pode ser perfilado e reconhecido na entrada da loja. Através de um aplicativo, pode ser mimado”, tais como indicando os produtos que você procura ou promoções. Pozzi salienta que: “este perfil não estará sempre empurrando serviços, e funcionará apenas a pedido do cliente.”

O supermercado do futuro inclui:

  • Tabelas interativas: produtos são expostos no supermercado do futuro em tabelas grandes e interativas, onde um simples movimento da mão mostra informações aumentadas sobre o produto em um monitor, incluindo as suas origens, fatos nutricionais, a presença de alérgenos, instruções de eliminação de resíduos, produtos correlatos e promoções. Esta experiência aumentada é possibilitada pelos sensores do Microsoft Kinect que usam a detecção de corpo para interpretar gestos do cliente.
  • Estantes verticais: na nova loja, o layout tradicional na prateleira foi repensado e associado com um aplicativo de toque, que permite ao cliente navegar através das categorias de produto, de filtro e busca de produtos mais adequados, descobrir promoções e exibir informações detalhadas do produto. O resultado é um rótulo aumentado que dá ao cliente uma visão mais profunda do produto que pretendem adquirir.
  • Visualização de dados em tempo real: durante as compras através da loja, o cliente pode dar uma olhada em uma grande tela de visualização de dados em tempo real, mostrando conteúdo incluindo: valores do Grupo Coop, ofertas diárias especiais e sugestões de culinária, informações de mídia social, incluindo posts na conta do Facebook do Grupo Coop, ranking com o top de vendas de produtos e promoções para cada categoria, facilitando um ponto adicional de interação com os clientes.

Supermercado do Futuro

Encontrar o equilíbrio entre uma visão de alta tecnologia e uma experiência mais natural foi um dos maiores desafios da equipe – e a fonte de algumas das maiores inovações do projeto. “O principal desafio foi criar a experiência de compra mais natural que podíamos,” diz Fabio Chiodini, diretor sênior de produtos de consumo e varejo na Avanade.

“Isso foi onde a Avanade foi capaz de expressar sua alma inovadora, prevendo a utilização de um dispositivo de jogos, como o Microsoft Kinect como um sensor para prateleiras interativas. Onde recursos adicionais foram necessários, a equipe Avanade trabalhou na concepção e implementação de um algoritmo específico que capta onde as pessoas estão olhando e o movimento de suas mãos para o produto indicado.”

“Mais de 1,7 milhões de visitantes estiveram no supermercado do futuro do Grupo Coop no período de testes em 2015/2016 e experimentaram como o digital e IoT são mudanças do jogo em realçar a experiência de compras em loja” disse Tracy Issel, gerente geral de indústria de varejo em todo o mundo da Microsoft. “A solução é o exemplo mais recente de que a tecnologia Microsoft – em combinação com a indústria e a expertise de IoT, digital e serviços de nuvem e hardware especializado dos nossos parceiros, Accenture, Avanade e Intel – pode realizar para nossos clientes de varejo e aos seus clientes.”

Fonte: Microsoft