Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Dizer que a série ‘Mario Party’ teve uma história turbulenta seria um eufemismo. Assim, o que começou como o rei de todos os jogos de festa perdeu grande parte de sua reputação nos últimos anos devido a uma série de decisões de design nada inteligentes. ‘Super Mario Party’ apresenta-se como um retorno aos bons velhos tempos de ação de festa adequada e competitiva. Dessa forma, ele deixa de lado aquela fraca viagem “pseudo coop” onde você nem mesmo joga muitos mini jogos. No entanto, será que o game realmente volta aos grandes momentos de toda a franquia? É isso que vamos descobrir.

Jogue Mario 2 e veja curiosidades sobre o clássico!

De imediato, você pode dizer que há algo diferente neste jogo. Ao inicializá-lo, o game pergunta sobre quantos sistemas e jogadores irão juntar-se, com um máximo de quatro jogadores em dois consoles. Claro, você ainda pode ter quatro jogadores em um console também, ou isso seria uma besteira total. Em vez da draga tão familiar através dos menus vistos nas saídas recentes, você é empurrado para um pequeno, mas charmoso mundo central cheio de personagens da série Mario, a maioria dos quais você pode conversar se quiser. Não há necessidade real de que este mundo central faça parte do jogo, mas é apenas um item em uma lista decente de opções que tornam este passeio uma experiência mais substancial e bem adorável.

Modos do jogo

Super Mario Party: confira o review completo do game! - Foto: AM MAS
Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: AM MAS

No hub, você vê quanta variedade existe aqui em termos de modos de jogo. Você tem “Partner Party”, “River Survival”, “Sound Stage”, “Challenge Road”, “Mini Jogos”, “Toad’s Rec Room”, “Online Mariothon”. Além disso, existe o clássico modo “Mario Party”.

“Partner Party” é uma evolução do estilo de jogo popularizado pelas entradas do 3DS. Assim, em vez de estar em um tabuleiro unidirecional, você está em uma grade movendo-se de forma livre, tentando obter estrelas e enganando seus inimigos. Desta vez, entretanto, como o nome sugere, você o fará com um companheiro de equipe. Portanto, isso resulta em um estilo de jogo 2 vs 2. Embora não seja nada extraordinário, a jogabilidade que se baseia em equipe adiciona um toque bem legal à fórmula. Assim, ela definitivamente funciona melhor com esses tabuleiros que se baseiam em grade do que com o clássico ‘Mario Party’.

“River Survival” é outro aceno irônico a uma ideia anterior de ‘Mario Party’ que dividiu a base de fãs: o carro. Se você não sabe, vários jogos ‘Mario Party’ posteriores colocaram todos os jogadores em um único veículo. Assim, forçaram eles a se mover como uma única unidade. No entanto, a sobrevivência do rio muda as coisas. Em vez de se moverem juntos em um tabuleiro, vocês estão todos se movendo livremente por um corpo de água violento (às vezes conhecido como um rio), com cada um de vocês controlando-o com um dos quatro remos.

 Super Mario Party: veja o review completo do game! - Foto: YT MAS
Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: YT MAS

Para chegar ao fim antes que o tempo limite expire, você precisará trabalhar em conjunto e coordenar seus movimentos de maneira adequada, bater nos balões do mini jogo para ganhar tempo extra e evitar inúmeros obstáculos. Isso é sem dúvida melhor com pessoas reais, pois você pode realmente falar com elas. Além disso, se você escolher jogar com três CPUs, você pode querer se preparar para algumas instâncias em que eles não fazem nada.

Para algo que cheira a um elemento que tantos fãs odiavam, “River Survival” é na verdade bem divertido e é uma implementação muito aprimorada da mesma ideia. Além disso, os mini jogos também são únicos, não oferecendo elementos competitivos. Em vez disso, dependem inteiramente do trabalho em equipe, o que é uma jogada inteligente, mas que no final das contas resulta em apenas um punhado de jogos disponíveis. Durante uma sessão, você provavelmente vai repetir pelo menos um mini jogo, o que é bem ruim. No entanto, os jogos que isso não ocorre são bem divertidos.

 Super Mario Party: veja o review completo do game! - Foto: YT MAS
Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: YT MAS

“Sound Stage” é outra forma totalmente nova de jogar. Este modo é um pouco mais do que um desafio de mini jogo, mas se parece com o “River Survival”. Dessa forma, ele apresenta jogos que se separam totalmente dos modos de jogo de tabuleiro principais. Como o nome sugere, todos eles se baseiam em torno do ritmo e do tempo de suas ações com a batida e os “biscoitos doces” que são um bom momento. 

É pura alegria fazer parte da batida forte e bem satisfatório sincronizar os seus movimentos de controle da forma correta. Isso é tão verdadeiro que é de se admirar que os seus excelentes mini jogos de ritmo não apareçam nos principais jogos de tabuleiro, já que sem dúvida ofereceria uma maravilhosa mudança de ritmo ao tocar algumas músicas clássicas remixadas de Mario. Parece que os desenvolvedores estão testando as águas com esse tipo de mini jogo. No entanto, é uma pena que eles não tenham sido mais ousados ??e o tornaram uma parte mais integrada do jogo.

Super Mario Party: veja o review completo do game! - Foto: YT MAS
Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: YT MAS

“Challenge Road” é o modo para um jogador potencialmente exagerado e, infelizmente, é exatamente isso:  exagerado. Você não pode nem jogar neste modo até que tenha desbloqueado todos os mini jogos jogando multiplayer com CPU ou humanos. Isso parece uma escolha incompreensivelmente ruim. Existem muito poucos mini jogos que precisam ser desbloqueados de qualquer maneira. Assim, isso acontece depois de dois ou três jogos de qualquer maneira, então por que bloquear esse modo para aqueles que querem uma brincadeira solo?

Bem, mesmo que você esteja com ânsia por isso, na verdade não está perdendo muito, para ser honesto. “Challenge Road” é simplesmente uma passagem um após o outro por todos os mini jogos do jogo com um desafio arbitrário na fronteira para dar mais valor. 90 por cento desses desafios variam de ‘ganhar o mini jogo’ a ‘conseguir tantos pontos no mini jogo’. Isso significa que é praticamente a mesma experiência de jogá-los no modo livre. Muito ocasionalmente, há um pouco de inovação, como exigir que você ganhe um jogo de rolar barril sem tocar na água facilmente tocável.  Isso não significa problemas ao jogar o jogo normalmente, mas é uma grande vergonha que a maior parte do passeio seja malfadada. Além disso, também é curto, podendo ser completamente conquistado em apenas algumas horas, no máximo. E dificilmente você terá alguma razão para voltar depois de terminar.

Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: NI MAS

“Mini jogos” é um nome um tanto enganador, pois na verdade esconde outros dois modos de jogo que se concentram quase inteiramente em mini jogos. “Mariothon” é simplesmente uma rodada de cinco mini jogos com uma pessoa sendo coroada a vencedora no final, mas “Square Off” é uma fera mais interessante. Muito parecido com um programa de jogo ruim de 1998, se você ganhar um mini jogo, você pode selecionar um quadrado em um painel de dezesseis e depois, colocar quadrados adicionais adjacentes a quaisquer outros que você tenha. Não é nada extraordinário, mas é outra instância deste jogo que oferece muito mais opções do que qualquer entrada anterior. Portanto, é bem-vindo.

O “Online Mariothon” é presumivelmente apenas isso, uma versão online do torneio de cinco mini jogos. Dizemos provavelmente porque, no momento da redação deste artigo, o serviço não está disponível no momento. Portanto, não fomos capazes de atestar sua praticidade ou se é bom ou não. É a primeira vez que a série inclui recursos de internet como este, mas é uma pena que não inclua também os modos de jogo principais. A outra opção é o “Free Play”, que consiste apenas em jogar mini jogos sem apostas.

Super Mario Party: veja o review completo do game! - Foto: YT MAS
Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: YT MAS

“Toad’s Rec Room” é outra série de modos de jogo de ‘bônus’ que ocorrem fora dos modos de jogo principais. Esta é uma coleção aparentemente desorganizada de mini jogos que são muito específicos ou prolixos para serem algo que acontece no turno 9 em Mario Party. Alguns usam dois sistemas para funcionar, exigindo que você tenha desencaixado e voltado para cima para jogar da forma correta. Isso é algo com que se preocupar por alguns minutos, o que significa mais opções para começar sua Mario Party sem ter que reservar algumas horas e se preparar mentalmente para perder até três amigos de uma vez. 

Eles são certamente inovadores e enigmáticos, e um bom truque de festa para o Switch exibir, mas não muito mais do que isso. É a maneira certa de fazer isso, pois ter algo dependendo fortemente de um truque e exigir dois consoles como parte do jogo principal não seria uma boa ideia.

A franquia volta aos seus tempos de ouro

Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: PL MAS

Por fim, chegamos ao “big daddy”, a carne, toda a razão pela qual realmente estamos aqui: “Mario Party”. Sim, certamente é “Mario Party”. O game está de volta aos seus dias de glória que causam discussões, frustração e destroem relacionamentos, e é absolutamente fantástico. Os ‘movimentos de pau’ dos jogos mais antigos foram atenuados um pouco, então você não vai trocar estrelas com um oponente nos últimos três turnos. Isso honestamente é uma coisa boa. Mas isso não significa que não haja muitas instâncias totalmente aleatórias que podem virar a maré de um jogo inteiro em cerca de trinta segundos.

Blocos ocultos com estrelas, tubos de urdidura dourados que o levam diretamente a uma estrela, Lakitu oferecendo-se para cometer o roubo da estrela de outro jogador para você. Assim, há muito espaço para enganar seus amigos e roubar a vitória deles. É totalmente imprevisível, extremamente irritante às vezes, e é isso que o torna tão bom.

Os mini jogos se destacam

Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: NI MAS

Os mini jogos que você encontrará variam de ‘bons’ a completamente maravilhosos. Não há nenhum ruim entre eles na nossa opinião. Praticamente todos eles parecem naturais e fáceis de jogar também, mesmo que não sejam fáceis de dominar, e usam uma variedade de controles tradicionais e de movimento para uma grande variedade. O Joy-Con realmente provou ser a ferramenta perfeita para o trabalho; alternar entre segurá-los horizontalmente ou verticalmente é algo completamente sem esforço, e sua capacidade de resposta evita que qualquer um dos mini jogos pareça desajeitado, a menos que tenham sido projetados para ser.

Mesmo que todos, exceto a “Toad’s Rec Room” e a “Challenge Road”, estejam desbloqueados desde o início, ainda há uma boa quantidade para você revirar e desbloquear, o que certamente aumenta a ‘rejogabilidade’ do jogo. Cada modo de jogo principal hospeda uma das cinco joias, que, uma vez obtidas, permitem o acesso a uma série de pequenos extras interessantes, como um teste de som e outras sutilezas visuais. Todos eles são comprados com pontos que você ganha ao completar jogos, que juntamente com cada joia associada a um modo de jogo, o encoraja a experimentar tudo ao invés de ficar apenas em uma área.

Os personagens possuem seu próprio charme

Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: YT MAS

A apresentação é completamente adorável também. Assim, cada personagem tem um monte de charme e pequenas nuances aqui e ali realmente trazem à luz quanto pensamento e cuidado foram colocados em tornar este o melhor jogo de “Mario Party” que poderia ser. Alguns de nossos destaques pessoais são cada personagem abrindo um mapa quando você olha para o tabuleiro como um todo, certos personagens têm diálogos únicos com alguns outros personagens, como Bowser referindo-se a Bowser Jr. simplesmente como ‘Junior’.

No entanto, o ápice absoluto da história do jogo tem que ser quando “Monty Mole” vai para um mini jogo de ritmo estilo “whack-a-mole”, onde ele suou muito e tremeu ansiosamente no local enquanto é forçado a se tornar a coisa que ele mais odeia.

Conclusão

Super Mario Party: veja o review completo do game! – Foto: NI MAS

Os jogos recentes de “Mario Party” tinham anteriormente uma sensação um tanto estéril. No entanto, com “Super Mario Party” isso simplesmente não é o caso. Este não é um jogo para pegar dinheiro com o rosto de Mario na frente. Dessa forma, este é um jogo “Mario Party” bem construído e lindamente realizado que leva a série de volta às suas raízes, mas sem ser uma reformulação direta. Existem algumas ideias interessantes que parecem um pouco subdesenvolvidas. No entanto, no geral “Super Mario Party” é um verdadeiro retorno à forma.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!