Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A startup de criptomoeda Anchorage comunicou na quarta (13) que se transformou na primeira companhia de criptomoedas a ganhar uma permissão federal do Gabinete do Controlador da Moeda (OCC), do Departamento de Tesouro dos EUA. Dessa forma, o fundo para investimentos institucionais de criptoativos pode ofertar seus serviços a bancos nacionais e outras instituições financeiras.

Onde upar Ragnarok? Veja os melhores lugares para subir de nível!

“Isso permitirá que todos os tipos de pessoas venham ao mercado em que até agora hesitavam entrar. Isso marca uma grande mudança na oferta de criptoativos”, disse o CEO da Anchorage, Nathan McCauley, em conversa com a Fortune.

Anchorage se transforma em um banco digital

Inicialmente um fundo de criptomoedas e de outros ativos digitais com foco em investidores institucionais, a companhia agora passa a ter o nome de Anchorage Digital Bank. Dessa forma, a startup se transforma no primeiro banco digital de criptativos com regulamentação nos EUA. Além disso, a alteração também torna possível que novos serviços sejam oferecidos.

No entanto, apesar do foco principal da Anchorage permaneça dentro da sua primeira proposta, a companhia agora passa a ofertar também negociação e empréstimos. Além disso, a permissão do OCC coloca a companhia no mesmo nível de regulação que os bancos nacionais. De forma efetiva, o alvará torna possível que seus serviços sejam ofertados às mais diferentes instituições financeiras tradicionais americanas. Ou seja, das quais querem oferecer aos seus utilizadores acesso a ativos digitais.

“O Anchorage Digital Bank é a primeira entidade a ter a tecnologia e a clareza regulatória exigidas para uma participação institucional séria no mercado de criptomoedas”, disse a companhia em comunicado oficial.

Nova regulamentação torna possível a utilização de criptomoedas por bancos

Em carta interpretativa compartilhada no dia 4 de janeiro de 2021, o Gabinete do Controlador da Moeda determinou que novas regulamentações que foram comemoradas no mercado de criptomoedas. “O OCC reconheceu que as atividades permitidas a bancos podem ser conduzidas com tecnologias novas e em evolução”, disse o órgão federal.

De acordo com a nova regra, bancos nacionais e fundos associados passam a ter alvará para fazerem pagamentos com criptoativos e para usarem a tecnologia blockhain. Por fim, essas instituições agora tem a possibilidade de contratar terceiros, como a Anchorage, para negociarem suas criptomoedas.

O que você achou da primeira startup de criptomoeda? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!