Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Confirme noticiamos aqui, a Microsoft planeja lançar junto com o Windows 10 um novo navegador denominado Spartan (figura guerreira do jogo Halo). Começando tudo do zero.

spartan IE windows phone

O grande detalhe desta historia é que a dona do Windows finalmente acertou a mão no IE 10 fazendo deste um produto melhor que seus concorrentes em diversos aspectos. O IE possui estáveis 58% de market share e recentemente foi gasto muito dinheiro em propaganda  para impulsionar seu uso (lembram? “o navegador que você amava odiar”).

Então, o que levaria a Microsoft a desenvolver algo para dividir espaço com o famoso internet Explorer? Vou explicar os 3 grandes motivos para isto.

1) O Internet Explorer 6 ainda vive na memória

A Microsoft fez muito bem o dever de casa com o desenvolvimento do IE10. Ele se sai melhor que o Chrome e Firefox em vários pontos, entretanto, ele carrega um peso grande nas costas: A fama do Internet Explorer 6.

O IE6 é motivos de piada na internet até hoje. Fora isto os desenvolvedores criaram um certo trauma do browser da Microsoft. Spartan poderia ser o tiro certo de Redmond para convencer os usuários e desenvolvedores a voltar a confiar em um browser com a estampa da Microsoft.

IE6

2) Mobile First, Cloud First

Possivelmente este seja o maior atrativo para a MS investir no Spartan. Enquanto a empresa reina soberana nos desktops, no mundo mobile a coisa é um pouco diferente. Os tablets com Windows não venderam tanto quanto a MS gostaria e o Windows Phone ainda esta longe de ser o SO mais popular.

A Microsoft até poderia desenvolver uma versão do IE para Android e iOS… mas, convenhamos que dificilmente os usuários iriam migrar para uma versão mobile do browser. Spartan por outro lado pode ser a chance para Staya Nadela entrar pra valer no mundo de navegadores mobile.

3) Cortar o cordão umbilical da compatibilidade

Se tem algo que o IE pode se orgulhar é de compatibilidade. Essa na verdade sempre foi a maior qualidade do IE. Mas, tudo tem seu preço: mais linhas de código para programar, mais suporte, mais testes, mais bugs, mais lentidão para lançar uma nova versão… enfim, um software mais pesado.

Lançar um projeto do zero pode ser finalmente a chance da MS romper esse ciclo vicioso e lançar um produto leve e 100% adaptado a nova realidade da internet.

Creio que a MS dificilmente abandonará o desenvolvimento do Internet Explorer, até por que há muita gente que depende dele (Bancos por exemplo). Mesmo assim, Spartan é a grande chance da empresa dar um próximo salto no mundo da tecnologia.

Até agora tudo não passa de rumores. Só esperando até dia 21, quando a Microsoft fará um evento sobre o Windows 10, para se ter alguma informação oficial.

Eu estou ansioso para ver e vocês?

Fonte: Computerworld