Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A guerra Microsoft VS Sony continua… todo dia um novo capítulo é escrito e o futuro do mercado de games continua sendo muito promissor. Só para se ter uma ideia, olhando apenas para o Brasil, a movimentação financeira desse mercado aumentou bastante, já que mesmo com a crise econômica a receita deste passou de US$ 1,3 bilhão para US$ 1,5 bilhão em 2018. Tudo isso coloca o país na liderança da América Latina e em 13º lugar no ranking global na atividade. Fora do Brasil esse mercado também tem crescido muito, tudo isso graças as novas tecnologias que tem chegado, como os novos consoles e jogos ainda mais modernos. A melhora na conexão com a internet também tem impulsionado muito esse mercado.

De olho nesse crescimento o presidente da Sony declarou publicamente que a empresa finalmente enxerga que é preciso lançar um sucessor para o PS4 Pro. Veja a declaração que ele deu ao pessoal do Financial Times:

 “Nesse ponto, o que eu posso dizer é que é necessário ter um hardware de nova geração”, afirmou Yoshida.

Ainda segundo a mesma fonte, o novo aparelho deve manter a mesma arquitetura fundamental do PlayStation 4, o que abre possibilidades para uma continuidade na linha de games disponíveis e sem dúvida isso seria mais do que necessário, aja vista que seu concorrente, o Xbox One X da Microsoft, pode rodar títulos até mesmo do Xbox Original por meio do programa de compatibilidade de jogos do Xbox, quem dirá dos seus companheiros de família, como o Xbox One e One S.

Conceito de um PS5 – ele seria um concorrente direto do Xbox One X

Especula-se que a novidade da Sony seja anunciada no ano que vem, muito provavelmente durante a E3 2018, porém, será lançado no mercado apenas em 2020. Até lá, quem sabe, também veremos o novo participante da família Xbox, que muitos especulam ser um console já preparado e pensado para o Project Xcloud.

O que é o Project Xcloud?

Essa é uma iniciativa da Microsoft que tem como principal proposta rodar títulos AAA e outros mais simples via Streaming, ou seja, pela internet. Isso faria com que não fosse mais necessário um hardware super parrudo para rodar títulos AAA. Na verdade você teria uma maior escolha sobre onde e quando jogar seus títulos preferidos, inclusive joga-los no celular com Android, Windows ou iOS, tablets, PCs, Notebooks, etc. Ao apresentar seus projeto a Microsoft prometeu que seria possível jogar com qualidade até mesmo usando redes 4G.

Isto é… se a Sony chegar com um console novo nos mesmos moldes do Xbox One X, já chegará atrasada, tendo em vista que a Microsoft já está pensando mais além. A não ser que eles também tenham planos para expandir as funcionalidades da PSN para oferecer algo como no Project Xcloud, no entanto, vale deixar bem claro que a novidade da Microsoft é algo para mais além, ou seja, não é algo que até 2020 estará amplamente disseminada ou em pleno uso pelo gamers em todo o mundo, até porque nem todo mundo vive nos EUA onde a internet banda larga e as redes móveis são de qualidade.

Fonte: Voxel